Produção acadêmica stricto sensu no Brasil em direitos humanos e educação em direitos humanos

Autores

  • Ana Paula Krumel
  • Michele Schmitt

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v9i2.101

Palavras-chave:

Rede Brasileira de Educação em Direitos humanos, Educação em direitos humanos, Direitos humanos

Resumo

Resumo: Na década de 1990, a articulação da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, a criação dos Programas nacionais de direitos humanos e, na década de 2000, a elaboração dos Planos nacionais de educação em direitos humanos e, posteriormente em 2012, a produção das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos evidenciam o recente interesse pela educação em direitos humanos no Brasil. Nesse contexto, no presente artigo, temos como objetivo entender a relação desses acontecimentos com a produção acadêmica stricto sensu no Brasil na temática “direitos humanos” em geral e, especificamente, “educação em direitos humanos”. Para tanto, nossa metodologia de pesquisa consistiu na realização de uma análise quantitativa e qualitativa dessas produções acadêmicas, a partir da busca pelo quantitativo dessas pesquisas na plataforma Sucupira. A análise desses dados sugere principalmente um gradativo crescimento nas pesquisas em educação em direitos humanos e indica um possível aumento no futuro próximo de pesquisas nessa temática em nível de doutorado.

 

Producción académica stricto sensu en Brasil en derechos humanos y educación en derechos humanos

Resumen: En la década de 1990, la articulación de la Red Brasileña de Educaciónen Derechos Humanos, la creación de Programas nacionales de derechos humanos y, enla década de 2000, la preparación de Planes nacionales de educación en derechos humanos y, posteriormente, en 2012, la elaboración de Directrices nacionales de educación en derechos humanos destacan el reciente interés en la educación en derechos humanos en Brasil. En este contexto, en este artículo, buscamos comprender la relación de estos eventos con la producción académica stricto sensu en Brasil en el tema derechos humanos y educación en derechos humanos. Por tanto, nuestra metodología de investigación consistió en realizar un análisis cuantitativo y cualitativo de estas producciones académicas, basado en la búsqueda de lo cuantitativo de estas investigaciones en la plataforma Sucupira. El análisis de estos datos sugiere principalmente un crecimiento gradual en la investigación sobre educación en derechos humanos e indica un posible aumento en el futuro cercano de la investigación sobre este tema a nivel de doctorado.

Palabras clave: Red Brasileña de Educación en Derechos Humanos. Derechos humanos. Educación en derechos humanos.

 

Strict sensu academic production in Brazil in human rights and human rights education

Abstract: In the 1990s, the articulation of the Brazilian Human Rights Education Network, the creation of national human rights Programs and, in the 2000s, the preparation of national human rights education Plansand, later in 2012, the production of national human rights education Guidelines highlight there centinterest in human rights education in Brazil. In this context, in this article, we aim to understand the relationship of these events with stricto sensu academic production in Brazil in the theme human rights and education in human rights. Therefore, our research methodology consisted of conducting a quantitative and qualitative analysis of these academic productions, based on these arch for the quantitative of these researches on the Sucupira platform. The analysis of these data mainly suggests a gradual growth in research on human rights education and indicates a possible increase in the near future of research on this topic at the doctoral level.

Keywords: Brazilian Human Rights. Education Network. Human rights. Human rights education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Krumel

Doutora em Ciências Sociais. Professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Michele Schmitt

Doutora em Linguística. Professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Referências

ALVES, J. A. L. Direitos humanos: o significado político da conferência de Viena. Lua Nova: revista de cultura e política, São Paulo, n. 32, p. 170-180, abr., 1994.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file Acesso em: 3 nov. 2021.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: diretrizes nacionais. Brasília: Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32131-educacao-dh-diretrizesnacionais-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 3 nov. 2021.

BRASIL. Presidência. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH - 1). Brasília: Presidência da República, Secretaria de Comunicação Social, Ministério da Justiça, 1996. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais/catalogo/fhc/programa-nacional-de-direitos-humanos-1996.pdf. Acesso em: 3 nov. 2021.

BRASIL. Secretaria de Estado dos Direitos Humanos. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-2). Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Ministério da Justiça, 2002. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/pp/edh/pndh_2_integral.pdf. Acesso em: 3 nov. 2021.

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) / Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília: SEDH/PR, 2009. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/pp/a_pdf/pndh3_programa_nacional_direitos_humanos_3.pdf. Acesso em: 3 nov. 2021.

CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE OS DIREITOS HUMANOS. Viena, 14-25 de Junho de 1993. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/viena/viena.html. Acesso em: 3 nov. 2021.

GENEVOIS, M. Prefácio. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. (org.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 9-12.

HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções. 45. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

OLIVEIRA, F. Privatização do público, destituição da fala e anulação política. O totalitarismo neoliberal. In: OLIVEIRA, F.; PAOLI, M. C. (org.). Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e hegemonia global. 2 ed. Petrópolis: Vozes, Fapesp, 2000. p. 55-82.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 3 nov. 2021.

TOSI, G.; ZENAIDE, M. N. T. Os direitos humanos na educação superior no Brasil: tendências e desafios. In: TOSI, G.; ZENAIDE, M. N. T. (org.). A formação em direitos humanos na formação superior no Brasil: trajetórias, desafios e perspectivas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014. p. 27-69.

VIOLA, S. E. A. Direitos humanos e democracia no Brasil. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2008.

Downloads

Publicado

12.12.2021

Como Citar

KRUMEL, A. P.; SCHMITT, M. Produção acadêmica stricto sensu no Brasil em direitos humanos e educação em direitos humanos. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 9, n. 2, p. 89–105, 2021. DOI: 10.5016/ridh.v9i2.101. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/101. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.