Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A RIDH publica artigo de pesquisadores com titulação acadêmica de doutor(a). Mestre e/ou aluno(a) regular de programa de pós-graduação stricto sensu também podem submeter artigos desde que tenham um(a) doutor(a) como coautor(a).
    O artigo pode ter, no máximo, 3 autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação cega por pares.
  • Ao submeter um artigo, colocar obrigatoriamente em "Contribuidores": 1) Nome completo; 2) e-mail de contato; e 3) Resumo da bibiografia.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL

1. Foco e escopo:

RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos é uma publicação semestral do OEDH – Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp. Seu objetivo principal é abrir espaços interdisciplinares para publicação de artigos acadêmicos das diversas áreas do conhecimento com interconexão intencional como os direitos humanos. As publicações abordarão aspectos epistemológicos, filosóficos, metodológicos, como também relatos e práticas de atuação em direitos humanos, e serão produzidas por pesquisadores e estudiosos brasileiros e de outros países, de natureza acadêmica e científica. Dessa maneira, a RIDH estará contribuindo para informar, divulgar, aprofundar, debater, analisar e fomentar de forma ampla o tema dos direitos humanos.

2. Políticas de seção:

A RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos possui atualmente 6 seções: 1) Papers de conferências, 2) Dossiês, 3) Artigos acadêmicos 4) Resenha de publicações recentes, 5) Entrevistas e 6) Documentos. 

 

SUBMISSÕES

1. Política de acesso livre:

A RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos aceita submissões via plataforma online.

2. Diretrizes para autores:

RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos aceita submissões de textos inéditos nos idiomas português, e espanhol sob forma de artigo acadêmico de qualquer das áreas do conhecimento científico, com intersecção intencional com os direitos humanos.

Os originais dos artigos devem ser submetidos primeiramente em português ou espanhol. Uma vez tendo parecer aprovado, o autor poderá apresentar também a versão do texto em inglês para publicação no mesmo número da revista. 

Pode submeter artigo autor/a com titulação acadêmica de doutor/a. Mestre ou aluno/a regular de programa de pós-graduação stricto sensu (mestrando e doutorando) também podem sumeter artigo desde que tenham um doutor como co-autor.

O artigo submetido não poderá estar em processo de avaliação, no período, por outro periódico ou livro.

Os artigos terão no máximo 3 autores.  

Não será aceita a submissão de mais de um artigo de um mesmo autor ou coautor para uma mesma edição.

Não serão publicados, em duas edições seguidas, artigos de um mesmo autor ou coautor.

Os textos devem ser apresentados pelo sistema de gerenciamento virtual da RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, nos seguintes parâmetros:

 

2.1. Normas gerais:

RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos aceita textos inéditos nos idiomas português e espanhol, sob forma de artigos, ensaios e resenhas de livros que versem sobre o tema geral dos direitos humanos, produzidos interdisciplinarmente em qualquer das áreas do conhecimento científico e acadêmico: as Ciências Humanas, as Ciências da Saúde, as Ciências Biológicas, as Ciências Exatas, Artes e outras.

A publicação dos trabalhos será condicionada a pareceres cegos de profissionais acadêmicos e científicos indicados ad hoc exclusivamente pelos Editores e membros do Comitê Editorial da RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos. Será garantido o anonimato dos pareceristas em todo o processo de avaliação dos textos, inclusive após a publicação. Serão comunicadas aos autores eventuais necessidades de alteração na estrutura, tamanho, título, etc. dos textos, segundo os interesses gerais da RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, cuja aceitação será acordada com os autores.

Os textos devem ser apresentados via e-mail ou pelo sistema de gerenciamento virtual da RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, nos seguintes parâmetros:

2.2. Apresentação dos originais:

Os artigos e ensaios deverão ser apresentados em português ou em espanhol. Uma vez tendo parecer aprovado, o autor poderá, se quiser, apresentar também a versão do texto em inglês para publicação no mesmo número da revista.

"Os artigos deverão ter no mínimo 10 páginas e no máximo 25 páginas (incluídos os 3 resumos e as referências finais) digitadas em formato Word 97-2003 (ou superior); em fonte Times New Roman, tamanho 12 e tamanho 11 para o(s) texto(s) em recuo de 4 cm; com espaço 1,5 entrelinhas, margens de 3 cm, cabeçalho e rodapé de 2,5 cm." 

Os destaques, quando obrigatórios, devem vir em itálico, evitando o uso negrito.

Gráficos e tabelas deverão ser apresentados em arquivos de imagens (JPEG) em boa resolução e estarem acompanhados das respectivas planilhas originais, com a indicação das unidades em que se expressam os valores, assim como a fonte dos dados apresentados.

As notas devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé de página. As notas de rodapé devem ser substantivas, restringindo-se a comentários adicionais e curtos, descartando-se comentários excessivamente extensos ou desnecessários à compreensão geral do texto.

Todos os textos deverão vir acompanhados de resumos em português e espanhol e em inglês, no padrão acadêmico. Os resumos devem ter de 150 a 500 palavras e palavras-chave em número mínimo de três e máximo de cinco.

Os textos devem vir acompanhados dos seguintes dados dos autores: nome, maior titulação acadêmica, vínculo institucional acadêmico ou científico atual, e-mail.

As referências bibliográficas devem estar inseridas no texto, com citações apresentadas no formato autor/data/página, ex: (BOBBIO, 1992, p. 46) ou Segundo Bobbio (1992, p. 46) [...]. No final do artigo, as referências deverão conter apenas as obras citadas no corpo do texto, apresentadas em ordem alfabética e nomalizadas segundo  ABNT: NBR 6023: 2018.

Resenha: Aceita-se também submissão de resenha de obra de direitos humanos, de publicação recente. A resenhas deverá ter no máximo 5 páginas, nos parãmetros formais de artigo. Nela não deve haver notas de rodapé.


2.2. Parâmetros as referências do final do artigo.

Livro:
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

Capítulo de livro:
ARENDT, Hannah. Reflexões sobre Little Rock. In: ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, p. 261-281, 2004.

Artigo em revista com publicação impressa:
ANDREWS, George Reid. Democracia racial brasileira 1900-1990: um contraponto americano. Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 30, p. 95-115, 1997.

Artigo em revista com publicação em meio eletrônico: 
FERNANDES, Florestan. A Revolução burguesa. Trans/Form/Ação [online]. 1975, v. 2, p. 202-205. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31731975000100012&lng=pt&nrm=. Acesso em: 8 out. 2011.

Documento eletrônico: 
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em: http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm. Acesso em: 8 mar. 1999.

Trabalho apresentado em evento:
PRADO, R. A educação no futuro. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1, 1997, Curitiba. Anais [...] Brasília: INEP, 1997. p. 103-106.

Documento jurídico:
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. São Paulo: Saraiva, 1990.

Obs. Referências devem estar alinhadas à esquerda.

2.3. Declaração

Junto com o texto ou por e-mail, o(s) autor(es) deve(m) enviar a RIDH uma Declaração, afirmando sua autoria do artigo e que este não se encontra publicado e nem em processo de avaliação por outro periódico ou livro.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.