O empoderamento das mulheres com deficiência através da educação em direitos humanos

Autores

  • Talita Maria Pereira de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Aida Maria Monteiro Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v11i2.195

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, Feminismo, Mulheres com deficiência, Empoderamento

Resumo

As mulheres com deficiência, no que se refere à efetivação da sua inclusão social, ultrapassam o que é disposto nas leis. Vale ressaltar que o referido segmento sofre dupla discriminação e vulnerabilidade, pois são mulheres e com deficiência. Assim é fundamental levar em consideração as barreiras atitudinais e o não empoderamento. O presente artigo tem como objetivo analisar a Educação em Direitos Humanos como instrumento para empoderar as mulheres com deficiência, e contribuir para combater o preconceito, a discriminação e o machismo sofridos por elas, com vistas à sua inclusão. O estudo visa, também, refletir sobre a invisibilidade das mulheres com deficiência no movimento feminista, compreendendo que a Educação em Direitos Humanos tem como objetivo estimular o exercício da cidadania e a participação das pessoas na defesa da democracia; evidenciar a importância dos direitos fundamentais e orientar as pessoas a conviverem com as diferenças, tornando-as seres humanos preparados para a prática da cidadania. Quando o indivíduo passa a se perceber como sujeito de direitos e deveres, isso contribui para a prática da cidadania. A pergunta central da pesquisa é: a Educação em Direitos Humanos contribui como instrumento para empoderar as mulheres e meninas com deficiência? O processo metodológico foi baseado no método hipotético dedutivo, e a revisão de literatura fundamentada em autores como Mello, Nuernberg, Diniz e Tavarez, que tratam de temas: Educação em Direitos humanos, feminismo, e direitos das mulheres com deficiência. Os resultados apontam que a Educação em Direitos Humanos é essencial para o empoderamento das mulheres com deficiência ao possibilitar que elas se reconheçam sujeitos de direito, político, contribuindo para a emancipação e participação ativa na sociedade.

 

Empoderamiento de las mujeres con discapacidad a través de la educación en derechos humanos

Resumen: Las mujeres con discapacidad, a la hora de lograr su inclusión social, van más allá de lo previsto por la ley. Cabe resaltar que este segmento sufre una doble discriminación y vulnerabilidad, al tratarse de mujeres y personas con discapacidad. Por tanto, es fundamental tener en cuenta las barreras actitudinales y la falta de empoderamiento. Este artículo tiene como objetivo analizar la Educación en Derechos Humanos como instrumento para empoderar a las mujeres con discapacidad, y contribuir a combatir los prejuicios, la discriminación y el sexismo que sufren, con miras a su inclusión. El estudio también pretende reflexionar sobre la invisibilidad de las mujeres con discapacidad en el movimiento feminista, entendiendo que la Educación en Derechos Humanos pretende incentivar el ejercicio de la ciudadanía y la participación de las personas en la defensa de la democracia; resaltar la importancia de los derechos fundamentales y orientar a las personas a vivir con las diferencias, convirtiéndolas en seres humanos preparados para ejercer la ciudadanía. Cuando el individuo comienza a percibirse como sujeto de derechos y deberes, esto contribuye al ejercicio de la ciudadanía. La pregunta central de investigación es: ¿Contribuye la Educación en Derechos Humanos como instrumento para empoderar a mujeres y niñas con discapacidad? El proceso metodológico se basó en el método deductivo hipotético, y la revisión bibliográfica se basó en autores como Mello, Nuernberg, Diniz y Tavarez, quienes abordan temas: Educación en Derechos Humanos, feminismo y derechos de las mujeres con discapacidad. Los resultados indican que la Educación en Derechos Humanos es fundamental para el empoderamiento de las mujeres con discapacidad al permitirles reconocerse como sujetos de derecho político, contribuyendo a la emancipación y la participación activa en la sociedad.

Palabras clave: Educación en Derechos Humanos. Feminismo. Mujeres discapacitadas. Empoderamiento.

 

Empowerment of women with disabilities through human rights education

Abstract: Women with disabilities, when it comes to achieving their social inclusion, go beyond what is provided by law. It is worth highlighting that this segment suffers double discrimination and vulnerability, as they are women and people with disabilities. Therefore, it is essential to take into account attitudinal barriers and lack of empowerment. This article aims to analyze Human Rights Education as an instrument to empower women with disabilities, and contribute to combating prejudice, discrimination and sexism suffered by them, with a view to their inclusion. The study also aims to reflect on the invisibility of women with disabilities in the feminist movement, understanding that Human Rights Education aims to encourage the exercise of citizenship and people’s participation in the defense of democracy; highlight the importance of fundamental rights and guide people to live with differences, making them human beings prepared to practice citizenship. When the individual begins to perceive himself as a subject of rights and duties, this contributes to the practice of citizenship. The central research question is: Does Human Rights Education contribute as an instrument to empower women and girls with disabilities? The methodological process was based on the hypothetical deductive method, and the literature review was based on authors such as Mello, Nuernberg, Diniz and Tavarez, who deal with topics: Education in Human Rights, feminism, and the rights of women with disabilities. The results indicate that Human Rights Education is essential for the empowerment of women with disabilities by enabling them to recognize themselves as subjects of political law, contributing to emancipation and active participation in society.

Keywords: Human Rights Education. Feminism. Disabled women. Empowerment.

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Biografia do Autor

Talita Maria Pereira de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE; Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Joaquim Nabuco, Recife/PE; Graduada em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Recife/PE; Advogada devidamente registrada pela OAB/PE.

Aida Maria Monteiro Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela USP. Pós-doutorado em Educação–Universidade do Porto/Portugal. Especialista em Direitos Humanos-Instituto Interamericano de Derechos Humanos da Costa Rica/San Jose; Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Educação, atuando no Mestrado Interdisciplinar de Direitos Humanos. Coordenadora da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos. 

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Publicado

04.12.2023

Como Citar

PEREIRA DE LIMA, T. M.; MONTEIRO SILVA, A. M. O empoderamento das mulheres com deficiência através da educação em direitos humanos. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 11, n. 2, p. 63–84, 2023. DOI: 10.5016/ridh.v11i2.195. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/195. Acesso em: 5 nov. 2024.

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