EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS & PAULO FREIRE

INTERLOCUÇÕES TEÓRICAS E ANÁLISE DO APLICATIVO “ACADEMIA DE DIREITOS HUMANOS DA ANISTIA INTERNACIONAL”

Autores

  • Israel Campos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maria Cecilia de Silva Paula UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v12i01.257

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Anistia Internacional, Paulo Freire, Aplicativo, Educação à Distância

Resumo

Este artigo tem por objetivo contribuir com o avanço no diálogo teórico acerca da Educação em Direitos Humanos (EDH), a partir das reflexões sobre o panorama  e construção do conceito, sua interlocução com o pensamento de Paulo Freire e análise do aplicativo “Academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional”. Consoante a esse objetivo, esse artigo se estrutura a partir das discussões na seguinte sequência: Educação; Direitos Humanos; A relação da Educação em Direitos Humanos com Paulo Freire e a análise do aplicativo “Academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional". Conforme a essa arquitetura, como metodologia, essa pesquisa recorre a uma abordagem qualitativa com análise dos dados obtidos  a partir da pesquisa bibliográfica e da observação direta do aplicativo referido. As produções acadêmicas selecionadas contam com clássicos da Educação em Direitos Humanos e publicações atuais, de diversos países, através de repositórios acadêmicos em na literatura internacional e bases indexadas como a plataforma SCIELO. Esta técnica da revisão bibliográfica foi utilizada através dos marcadores de “educação em/para Direitos Humanos “ associados a “Paulo Freire”,  ”Anistia Internacional” sendo seguida da análise de dados obtidos. Como resultados alcançados, de forma geral, a pesquisa colabora para o progresso da análise na correlação da notória presença de Paulo Freire nas produções e aplicações na EDH na modalidade de educação à distância do tipo e-learning/m-learning. Especificamente, se destacam a grande influência do pensamento freiriano para uma epistemologia da Educação em Direitos Humanos; o caráter pragmático e inclusivo do aplicativo “Academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional” da organização transnacional analisada e os desafios de ampliar a disseminação desse tipo de educação nos diversos âmbitos.

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Biografia do Autor

Israel Campos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação - Universidade Federal da Bahia. Mestre no Programa Interdisciplinar e Profissional de Desenvolvimento e Gestão Social-Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão e Estratégias em Indústrias e Culturas Criativas- Universidade de Lisboa. Formação complementar em Direitos Humanos pela Network of Strategic and International Studies (NSIS) e Amnistia Internacional Portugal. Bacharel Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia. Aprovado em seleção pública como docente substituto do componente "Laboratório de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos", função que ocupa atualmente. Integrante da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, do grupo de pesquisa HCEL - História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade/UFBA/CNPQ e do grupo interinstitucional LTI Digital - Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital/UFBA/CNPQ. Atuou e atua nas áreas de ensino, pesquisa, consultoria, assessoria e gestão de projetos nas seguintes: temáticas: educação, direitos humanos, corpo, inclusão sociodigital, pedagogia de Exú, pedagogia de Paulo Freire, Epistemologias do Sul, juventude, desenvolvimento social e economia criativa. Para mais informações: https://www.israelcamposedh.com/ (Texto informado pelo autor)

Maria Cecilia de Silva Paula, UFBA

Professora titular da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora da Université de Strasbourg, França, Laboratoire Dynamiques Européennes. Pós-doutora em Sociologia e Antropologia pela Université de Strasbourg, Fr. 2016 (bolsa CAPES). Pós-Doutora em Sociologia e Educação, Cooperação Internacional CAPES/COFECUB, Université de Strasbourg, Fr, 2012 (bolsa CAPES). Missão de Pesquisa na Université de Strasbourg e Universidade de Coimbra, 2019 (pesquisadora CAPES Print UFBA). Missão de Pesquisa na Université de Satrasbourg, Fr, 2022. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA (mestrado e doutorado) de 2017 a 2021 e vice-coordenadora de 2009 a 2011. Editora Associada da Rev. Entreideias: educação, cultura e sociedade (2005-2010 e 2017-2022). (HCEL/UFBA/CNPq). Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa História da cultura corporal, educação, esporte, lazer, meio-ambiente e sociedade (HCEL/UFBA/CNPq). Associada à ANPEd, ABPN, CBCE e CORPS Internacional e Laboratoire Dynamiques Européennes (Dynames). Áreas de Humanidades, tecnologias e inovação, Ciências da Saúde com os temas Sociologia e antropologia do corpo, política ambiental, arte, lazer, processo civilizatório, direitos humanos, educação decolonial e intercultural. Atua no ensino, pesquisa, extensão e gestão. Membro Comitê de Ética (FACED/UFBA). Doutora (CNPq) e Mestre (CAPES) pela Univ. Gama Filho, RJ. produção histórica brasileira. Iniciou os estudos de graduação em História e Comunicação (UFJF-MG) e Educação Física (UFV-MG), lugar em que se especializou.

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Publicado

01.07.2024

Como Citar

CAMPOS, I.; DE SILVA PAULA, M. C. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS & PAULO FREIRE: INTERLOCUÇÕES TEÓRICAS E ANÁLISE DO APLICATIVO “ACADEMIA DE DIREITOS HUMANOS DA ANISTIA INTERNACIONAL”. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 12, n. 01, p. 27–44, 2024. DOI: 10.5016/ridh.v12i01.257. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/257. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos