EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS & PAULO FREIRE
INTERLOCUÇÕES TEÓRICAS E ANÁLISE DO APLICATIVO “ACADEMIA DE DIREITOS HUMANOS DA ANISTIA INTERNACIONAL”
DOI:
https://doi.org/10.5016/ridh.v12i01.257Palavras-chave:
Educação em Direitos Humanos, Anistia Internacional, Paulo Freire, Aplicativo, Educação à DistânciaResumo
Este artigo tem por objetivo contribuir com o avanço no diálogo teórico acerca da Educação em Direitos Humanos (EDH), a partir das reflexões sobre o panorama e construção do conceito, sua interlocução com o pensamento de Paulo Freire e análise do aplicativo “Academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional”. Consoante a esse objetivo, esse artigo se estrutura a partir das discussões na seguinte sequência: Educação; Direitos Humanos; A relação da Educação em Direitos Humanos com Paulo Freire e a análise do aplicativo “Academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional". Conforme a essa arquitetura, como metodologia, essa pesquisa recorre a uma abordagem qualitativa com análise dos dados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica e da observação direta do aplicativo referido. As produções acadêmicas selecionadas contam com clássicos da Educação em Direitos Humanos e publicações atuais, de diversos países, através de repositórios acadêmicos em na literatura internacional e bases indexadas como a plataforma SCIELO. Esta técnica da revisão bibliográfica foi utilizada através dos marcadores de “educação em/para Direitos Humanos “ associados a “Paulo Freire”, ”Anistia Internacional” sendo seguida da análise de dados obtidos. Como resultados alcançados, de forma geral, a pesquisa colabora para o progresso da análise na correlação da notória presença de Paulo Freire nas produções e aplicações na EDH na modalidade de educação à distância do tipo e-learning/m-learning. Especificamente, se destacam a grande influência do pensamento freiriano para uma epistemologia da Educação em Direitos Humanos; o caráter pragmático e inclusivo do aplicativo “Academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional” da organização transnacional analisada e os desafios de ampliar a disseminação desse tipo de educação nos diversos âmbitos.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. E.D.A. Estudo de caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. Série Pesquisa, Brasília, 2008.
AMARAL, A., NATAL, G., & VIANA, L. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Cadernos da Escola de Comunicação, 1(6), 1-12, 2008.
ACNUDH. Década das Nações Unidas para a Educação em Matéria de Direitos Humanos – Lições para a Vida (1995-2004), Série Década das Nações Unidas para a Educação em matéria de Direitos Humanos 1995|2004, vol. I, 1994, versão portuguesa disponível em: http://www.gddc.pt/direitoshumanos/serie_decada_1_b.pdf
BAXI, Upendra. Educação em Direitos Humanos: Promessa do Terceiro Milênio? In: CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. (org.). Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p. 227-246.
CAMPOS, Israel. Direitos Humanos Em Ação! Centro Interdisciplinar em Gestão Social, Faculdade de Administração, Universidade Federal da Bahia, 2018. Disponível em: Apostila_EDH_ Direitos Humanos em Acao.pdf - Google Drive . Acesso em 30/11/2022.
CARBONARI, P. C. Porque educação em direitos humanos. Bases para a ação político-pedagógica. In: Ana Maria Rodino, Giuseppe Tosi, Mónica Beatriz Fernandez, Maria de Nazaré T. Zenaide. (Org.). Cultura e educação em direitos humanos na América Latina//Cultura y educación en derechos humanos en América Latina. 1ed.João Pessoa, PB: UFPB, 2014, v. 1, p. 165-180.
CARVALHO, J. S. F. Uma idéia de formação continuada em educação e direitos humanos. In: Silveira, Rosa; Dias, Adelaide; Ferreira, Lúcia; Feitosa, Maria e Zenaide, Maria.(Org.). Educação em Direitos Humanos:Fundamentos Teórico-metodológicos. 1a.ed.Joâo Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2007, p. 469-486.
CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. (Orgs.). Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p.1-865.
CLAUDE, Richard P. Educação Global em Direitos Humanos: Os Desafios para as Organizações Não-Governamentais. CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. Organizadores. Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p.565-590.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia da Esperança.São Paulo: Paz e Terra, 1997.
________.Educação como prática da liberdade. 26 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
______. Pedagogia da Indignação: ser e estar no mundo. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra,
GIERYCZ, Dorota. A Educação em Direitos Humanos das Mulheres Como Veículo de Mudança. In: CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. Organizadores. Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p.165-194.
HICKS, Donna. Resolução de Conflitos e Educação em Direitos Humanos: Ampliação da Agenda. In: CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. Organizadores. Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p.141-164.
KOENIG, Shulamith. Introdução. In: CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. Organizadores. Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p.15-22.
MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa implicada: pertencimento, criação de saberes e afirmação. 1. ed. Brasília: Liber Livro, 2012. v. 500. 160p.
MEINTJES, Garth. Educação em Direitos Humanos para o Pleno Exercício da Cidadania: Repercussões na Pedagogia. In: CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. Organizadores. Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p.119-140.
MELO NETO, José Francisco de. Educação Popular em Direitos Humanos. In: Rosa Maria Godoy Silveira;Adelaide Alves Dias;Lúcia de Fátima Guerra Ferreira;Maria Luíza Pereira de Alencar Mayer Feitosa;Maria de Nazaré Tavares Zenaide. (Org.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. 1ed.João Pessoa-PB: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2007, v.1 , p. 429-440.
O’BRIEN, EDWARD L. Como Educar a Comunidade para a Lei, a Democracia e os Direitos Humanos. In: CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. (Orgs). Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007. p. 591-618.
OLIVEIRA, M. B. Considerações sobre a neutralidade da ciência. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 26, n.1, p. 161-172, 2003.
PERRATON, H. Alternative Routes to Formal Education. Distance Teaching for School Equivalency. Baltimore: Johns Hopkins Univer, 1985.
ROWNTREE, D. Teaching through self-instruction: A practical handbook for course developers. Kogan Page, London. 1986.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SILVA, Maria Cecilia de Paula ; SCHROEDER, A. ; VIEIRA, J. R. B. L. Corpo, Cultura e Paulo Freire: a capoeira como possibilidade de uma educação na perspectiva da emancipação humana. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), v. 42, p. 538-555, 2017.
SILVA, Maria Cecilia de Paula. Diálogos Freirianos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. Educação, corpo, cultura: caminhos possíveis para a humanização. 1ed.Recife / Coimbra: Editora UFPE e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018, v. 1, p. 249-274.
VAGARINHO, J. P. O que devemos ter em conta para definir corretamente os termos distance learning, e-learning e m-learning? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 269-287, mar./abr. 2018
ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. A linha do tempo da educação em direitos humanos. In: RODINO, Ana Maria: TOSI, Giuseppe; FERNANDEZ, Mónica Beatriz; ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. (Org.). Cultura e Educação em Direitos Humanos na América Latina. 1ed.JOÃO PESSOA: Editora da UFPB, 2014, v. 1, p. 29-60.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Israel Campos, Maria Cecilia de Silva Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.