EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS & PAULO FREIRE

INTERLOCUÇÕES TEÓRICAS E ANÁLISE DO APLICATIVO “ACADEMIA DE DIREITOS HUMANOS DA ANISTIA INTERNACIONAL”

Autores

  • Israel Campos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maria Cecilia de Silva Paula UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v12i01.257

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Anistia Internacional, Paulo Freire, Aplicativo, Educação à Distância

Resumo

Este artigo tem por objetivo contribuir com o avanço no diálogo teórico acerca da Educação em Direitos Humanos (EDH), a partir das reflexões sobre o panorama  e construção do conceito, sua interlocução com o pensamento de Paulo Freire e análise do aplicativo “Academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional”. Consoante a esse objetivo, esse artigo se estrutura a partir das discussões na seguinte sequência: Educação; Direitos Humanos; A relação da Educação em Direitos Humanos com Paulo Freire e a análise do aplicativo “Academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional". Conforme a essa arquitetura, como metodologia, essa pesquisa recorre a uma abordagem qualitativa com análise dos dados obtidos  a partir da pesquisa bibliográfica e da observação direta do aplicativo referido. As produções acadêmicas selecionadas contam com clássicos da Educação em Direitos Humanos e publicações atuais, de diversos países, através de repositórios acadêmicos em na literatura internacional e bases indexadas como a plataforma SCIELO. Esta técnica da revisão bibliográfica foi utilizada através dos marcadores de “educação em/para Direitos Humanos “ associados a “Paulo Freire”,  ”Anistia Internacional” sendo seguida da análise de dados obtidos. Como resultados alcançados, de forma geral, a pesquisa colabora para o progresso da análise na correlação da notória presença de Paulo Freire nas produções e aplicações na EDH na modalidade de educação à distância do tipo e-learning/m-learning. Especificamente, se destacam a grande influência do pensamento freiriano para uma epistemologia da Educação em Direitos Humanos; o caráter pragmático e inclusivo do aplicativo “Academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional” da organização transnacional analisada e os desafios de ampliar a disseminação desse tipo de educação nos diversos âmbitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Campos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação - Universidade Federal da Bahia. Mestre no Programa Interdisciplinar e Profissional de Desenvolvimento e Gestão Social-Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão e Estratégias em Indústrias e Culturas Criativas- Universidade de Lisboa. Formação complementar em Direitos Humanos pela Network of Strategic and International Studies (NSIS) e Amnistia Internacional Portugal. Bacharel Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia. Aprovado em seleção pública como docente substituto do componente "Laboratório de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos", função que ocupa atualmente. Integrante da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, do grupo de pesquisa HCEL - História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade/UFBA/CNPQ e do grupo interinstitucional LTI Digital - Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital/UFBA/CNPQ. Atuou e atua nas áreas de ensino, pesquisa, consultoria, assessoria e gestão de projetos nas seguintes: temáticas: educação, direitos humanos, corpo, inclusão sociodigital, pedagogia de Exú, pedagogia de Paulo Freire, Epistemologias do Sul, juventude, desenvolvimento social e economia criativa. Para mais informações: https://www.israelcamposedh.com/ (Texto informado pelo autor)

Maria Cecilia de Silva Paula, UFBA

Professora titular da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora da Université de Strasbourg, França, Laboratoire Dynamiques Européennes. Pós-doutora em Sociologia e Antropologia pela Université de Strasbourg, Fr. 2016 (bolsa CAPES). Pós-Doutora em Sociologia e Educação, Cooperação Internacional CAPES/COFECUB, Université de Strasbourg, Fr, 2012 (bolsa CAPES). Missão de Pesquisa na Université de Strasbourg e Universidade de Coimbra, 2019 (pesquisadora CAPES Print UFBA). Missão de Pesquisa na Université de Satrasbourg, Fr, 2022. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA (mestrado e doutorado) de 2017 a 2021 e vice-coordenadora de 2009 a 2011. Editora Associada da Rev. Entreideias: educação, cultura e sociedade (2005-2010 e 2017-2022). (HCEL/UFBA/CNPq). Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa História da cultura corporal, educação, esporte, lazer, meio-ambiente e sociedade (HCEL/UFBA/CNPq). Associada à ANPEd, ABPN, CBCE e CORPS Internacional e Laboratoire Dynamiques Européennes (Dynames). Áreas de Humanidades, tecnologias e inovação, Ciências da Saúde com os temas Sociologia e antropologia do corpo, política ambiental, arte, lazer, processo civilizatório, direitos humanos, educação decolonial e intercultural. Atua no ensino, pesquisa, extensão e gestão. Membro Comitê de Ética (FACED/UFBA). Doutora (CNPq) e Mestre (CAPES) pela Univ. Gama Filho, RJ. produção histórica brasileira. Iniciou os estudos de graduação em História e Comunicação (UFJF-MG) e Educação Física (UFV-MG), lugar em que se especializou.

Referências

ANDRÉ, Marli. E.D.A. Estudo de caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. Série Pesquisa, Brasília, 2008.

AMARAL, A., NATAL, G., & VIANA, L. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Cadernos da Escola de Comunicação, 1(6), 1-12, 2008.

ACNUDH. Década das Nações Unidas para a Educação em Matéria de Direitos Humanos – Lições para a Vida (1995-2004), Série Década das Nações Unidas para a Educação em matéria de Direitos Humanos 1995|2004, vol. I, 1994, versão portuguesa disponível em: http://www.gddc.pt/direitoshumanos/serie_decada_1_b.pdf

BAXI, Upendra. Educação em Direitos Humanos: Promessa do Terceiro Milênio? In: CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. (org.). Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p. 227-246.

CAMPOS, Israel. Direitos Humanos Em Ação! Centro Interdisciplinar em Gestão Social, Faculdade de Administração, Universidade Federal da Bahia, 2018. Disponível em: Apostila_EDH_ Direitos Humanos em Acao.pdf - Google Drive . Acesso em 30/11/2022.

CARBONARI, P. C. Porque educação em direitos humanos. Bases para a ação político-pedagógica. In: Ana Maria Rodino, Giuseppe Tosi, Mónica Beatriz Fernandez, Maria de Nazaré T. Zenaide. (Org.). Cultura e educação em direitos humanos na América Latina//Cultura y educación en derechos humanos en América Latina. 1ed.João Pessoa, PB: UFPB, 2014, v. 1, p. 165-180.

CARVALHO, J. S. F. Uma idéia de formação continuada em educação e direitos humanos. In: Silveira, Rosa; Dias, Adelaide; Ferreira, Lúcia; Feitosa, Maria e Zenaide, Maria.(Org.). Educação em Direitos Humanos:Fundamentos Teórico-metodológicos. 1a.ed.Joâo Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2007, p. 469-486.

CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. (Orgs.). Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p.1-865.

CLAUDE, Richard P. Educação Global em Direitos Humanos: Os Desafios para as Organizações Não-Governamentais. CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. Organizadores. Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p.565-590.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia da Esperança.São Paulo: Paz e Terra, 1997.

________.Educação como prática da liberdade. 26 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

______. Pedagogia da Indignação: ser e estar no mundo. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra,

GIERYCZ, Dorota. A Educação em Direitos Humanos das Mulheres Como Veículo de Mudança. In: CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. Organizadores. Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p.165-194.

HICKS, Donna. Resolução de Conflitos e Educação em Direitos Humanos: Ampliação da Agenda. In: CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. Organizadores. Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p.141-164.

KOENIG, Shulamith. Introdução. In: CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. Organizadores. Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p.15-22.

MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa implicada: pertencimento, criação de saberes e afirmação. 1. ed. Brasília: Liber Livro, 2012. v. 500. 160p.

MEINTJES, Garth. Educação em Direitos Humanos para o Pleno Exercício da Cidadania: Repercussões na Pedagogia. In: CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. Organizadores. Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p.119-140.

MELO NETO, José Francisco de. Educação Popular em Direitos Humanos. In: Rosa Maria Godoy Silveira;Adelaide Alves Dias;Lúcia de Fátima Guerra Ferreira;Maria Luíza Pereira de Alencar Mayer Feitosa;Maria de Nazaré Tavares Zenaide. (Org.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. 1ed.João Pessoa-PB: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2007, v.1 , p. 429-440.

O’BRIEN, EDWARD L. Como Educar a Comunidade para a Lei, a Democracia e os Direitos Humanos. In: CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. (Orgs). Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007. p. 591-618.

OLIVEIRA, M. B. Considerações sobre a neutralidade da ciência. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 26, n.1, p. 161-172, 2003.

PERRATON, H. Alternative Routes to Formal Education. Distance Teaching for School Equivalency. Baltimore: Johns Hopkins Univer, 1985.

ROWNTREE, D. Teaching through self-instruction: A practical handbook for course developers. Kogan Page, London. 1986.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SILVA, Maria Cecilia de Paula ; SCHROEDER, A. ; VIEIRA, J. R. B. L. Corpo, Cultura e Paulo Freire: a capoeira como possibilidade de uma educação na perspectiva da emancipação humana. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), v. 42, p. 538-555, 2017.

SILVA, Maria Cecilia de Paula. Diálogos Freirianos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. Educação, corpo, cultura: caminhos possíveis para a humanização. 1ed.Recife / Coimbra: Editora UFPE e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018, v. 1, p. 249-274.

VAGARINHO, J. P. O que devemos ter em conta para definir corretamente os termos distance learning, e-learning e m-learning? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 269-287, mar./abr. 2018

ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. A linha do tempo da educação em direitos humanos. In: RODINO, Ana Maria: TOSI, Giuseppe; FERNANDEZ, Mónica Beatriz; ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. (Org.). Cultura e Educação em Direitos Humanos na América Latina. 1ed.JOÃO PESSOA: Editora da UFPB, 2014, v. 1, p. 29-60.

Downloads

Publicado

01.07.2024

Como Citar

CAMPOS, I.; DE SILVA PAULA, M. C. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS & PAULO FREIRE: INTERLOCUÇÕES TEÓRICAS E ANÁLISE DO APLICATIVO “ACADEMIA DE DIREITOS HUMANOS DA ANISTIA INTERNACIONAL”. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 12, n. 01, p. 27–44, 2024. DOI: 10.5016/ridh.v12i01.257. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/257. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos