Sobre a Revista

Os direitos humanos são conquistas históricas e por isso estão em contínuo processo de ressignificação cultural no tempo e no espaço. Para que eles se ampliem e se efetivem, como referência ética de hoje e das futuras gerações, há necessidade de os direitos humanos serem objeto de constante reflexão histórico-crítica, divulgados, protegidos e vivenciados a cada dia. 

RIDH - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos é uma publicação acadêmica semestral do Observatório de Educação em Direitos Humanos, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, campus de Bauru-SP.

RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos publica textos inéditos nos idiomas português, espanhol e inglês, sob forma de artigo acadêmico de qualquer das áreas do conhecimento científico, com intersecção intencional com os direitos humanos.

Qualis Capes: B1
Áreas: - Interdisciplinar; - Antropologia; Sociologia; - Ciência Política; - Comunicação e Informação; - Educação e Ensino; - Filosofia,  - Psicologia; - Direito;  - Relações Internacionais; - Geografia; -  Arqueologia; - Quimica; - Saúde Coletiva; - Serviço Social; - Planejamento Urbano e Regional; - Demografia; - Turismo; - Administração Pública e de Empresas; - Ciências Contábeis.

       

Edição Atual

v. 11 n. 2 (2023): jul./dez. (21)
					Visualizar v. 11 n. 2 (2023): jul./dez. (21)

O editorial da edição 21: Arcaicos tempos modernos e os direitos humanos traz uma reflexão sobre a possibilidade de a humanidade estar vivendo período histórico marcado por uma crise paradigmática, de tal magnitude com a que ocorreu na transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. Cientistas e filósofos já anunciaram isso ao longo do século XX. Os fundamentos da civilização moderna ocidental: antropocentrismo, racionalismo instrumental, dicotomia homem e natureza, cultura uniformizada, verdade objetiva e dogmas absolutos, acumulação de riquezas...  não mais oferecem caminhos de solução para os grandes problemas naturais e sociais que criamos, pois eles têm origem a própria estrutura cultural moderna. Neste contexto, os direitos humanos assumem-se como construção histórica, estando em processo contínuo de ampliação (com momentos de retrocesso) e ressignificação. Hoje, pensar os direitos humanos no século XXI é vinculá-los necessariamente aos direitos da natureza e a superação das desigualdades sociais passa pelo respeito pelas todas as formas de diversidades. Num mundo em que problemas globais ameaçam o futuro da espécie humana, como vimos, a inclusão aponta uma direção ética: ou a dignidade humana é para toda a humanidade ou não será mais humanidade. A inclusão de todos sem exceção é o que nos caracteriza como humanos humanizados.

E a Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos (RIDH), em seu 10º ano,  renova, como diretriz editorial, o engajamento nessa luta, com a divulgação de pesquisas e estudos que possam contribuir para a construção de um outro mundo possível.

A edição 21 da RIDH apresenta, na sessão de artigos diversos, estudos de direitos humanos a partir das áreas de: educação, saúde pública, direito e sociologia. Na sessão de resenhas, apresenta-se o libro de Florita Cuhanga António Telo. Angola. A trajectória das lutas pela cidadania e a educação em Direitos Humanos.

 

Publicado: 04.12.2023

Edição completa

Editorial

Artigos

Ver Todas as Edições