Sobre a Revista
Os direitos humanos são conquistas históricas e por isso estão em contínuo processo de ressignificação cultural no tempo e no espaço. Para que eles se ampliem e se efetivem, como referência ética de hoje e das futuras gerações, há necessidade de os direitos humanos serem objeto de constante reflexão histórico-crítica, divulgados, protegidos e vivenciados a cada dia.
A RIDH - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos é uma publicação acadêmica semestral do Departamento de Ciências Humanas, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, campus de Bauru-SP.
RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos publica textos inéditos nos idiomas português, espanhol e inglês, sob forma de artigo acadêmico de qualquer das áreas do conhecimento científico, com intersecção intencional com os direitos humanos.
Qualis Capes: B1
Áreas: - Interdisciplinar; - Antropologia; Sociologia; - Ciência Política; - Comunicação e Informação; - Educação e Ensino; - Filosofia, - Psicologia; - Direito; - Relações Internacionais; - Geografia; - Arqueologia; - Quimica; - Saúde Coletiva; - Serviço Social; - Planejamento Urbano e Regional; - Demografia; - Turismo; - Administração Pública e de Empresas; - Ciências Contábeis.
Edição Atual
A Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos é um espaço importante de reflexão, posicionamento e de defesa da sociedade democrática de direito. Na edição de número 22, volume 12 e número 1, contamos com a publicação de artigos que dialogam acerca da interdisciplinaridade necessária no diálogo sobre Direitos Humanos. Contamos também com um Dossiê Temático, que retrata a historicidade da ditadura militar brasileira de 1964, a partir de diferentes óticas de um mesmo prisma: a importância em assegurar uma sociedade justa para todos.
A atual gestão da Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos/RIDH agradece todo empenho,dedicação e estruturação da revista feita pelos colaboradores, pareceristas, conselhos, editores e, em especial, ao editor fundador Prof. Dr. Clodoaldo Meneguello Cardoso: muito obrigado por sua valiosa contribuição com os Direitos Humanos.
Agradecemos também ao Departamento de Ciências Humanas e Direção da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação e Design (FAAC), que viabilizaram a publicação.