Sobre a Revista

Os direitos humanos são conquistas históricas e por isso estão em contínuo processo de ressignificação cultural no tempo e no espaço. Para que eles se ampliem e se efetivem, como referência ética de hoje e das futuras gerações, há necessidade de os direitos humanos serem objeto de constante reflexão histórico-crítica, divulgados, protegidos e vivenciados a cada dia. 

RIDH - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos é uma publicação acadêmica semestral do Observatório de Educação em Direitos Humanos, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, campus de Bauru-SP.

Edição Atual

v. 10 n. 1 (2022): jan./jun.(18)
					Visualizar v. 10 n. 1 (2022): jan./jun.(18)

O editorial da edição 18 da RIDH: É um tempo de guerra; é um tempo sem sol refere-se aos tempos sombrios em que vivemos. No plano mundial, um imenso sofrimento físico e moral passa pela guerra, pobreza nas catástrofes climáticas e pela pandemia, ainda persistente. No Brasil, esse  sofrimento acumula-se pela crise socioeconômica, alimentada por uma política retrógrada que mina direitos sociais, culturais e ambientais. Em sua 1ª seção, a RIDH traz um dossiê de sete artigos sobre um dos grandes problemas sociais do Brasil: Pessoas em situação de rua: a luta pelo direito de viver. Na seção Artigos diversos mais sete textos fazem interseção dos direitos humanos com quatro áreas pesquisa: relações internacionais, educação tecnológica, comunicação e saúde pública.

Publicado: 14.06.2022

Edição completa

Editorial

Ver Todas as Edições