TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM E PARA DIREITOS HUMANOS

ALGUMAS CONSDIERAÇÕES

Autores

  • Luis Fernando Lopes CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  • Gislaine CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  • Clarice CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Palavras-chave:

Formação de professores, Direitos Humanos, Tecnologias digitais

Resumo

Este estudo de caráter bibliográfico e documental e cunho qualitativo, objetiva analisar a formação de professores em e para Direitos Humanos, bem como os conceitos de educação e de novas tecnologias e suas implicações no processo educativo formal. Para tanto, contou-se, sobretudo, com os aportes teóricos das contribuições de Candau (1998), Barbosa (2003), Freire (2002). A pesquisa documental considera, especialmente, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2018) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990). Assim, procura-se refletir sobre as relações entre educação e novas tecnologias, principalmente, as tecnologias digitais e sua pertinência para contribuir na formação de professores em e para Direitos Humanos. Os resultados apontam que a formação em e para Direitos Humanos precisa ser incentivada permanentemente em um processo de reflexão sobre saberes que estão sendo recontextualizados e voltados para mudança das práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine, CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Mestra em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER. Atua como professora  na Secretaria Municipal de educação de Paranaguá – PR.

Clarice, CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Mestranda em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER. Atua como professora na Rede Estadual de Ensino do Paraná.  

Referências

ALVES. Luiz Roberto. O diálogo é essencial para a liberdade e autonomia educacional. Revista Fronteiras - estudos midiáticos. Vol. VIII Nº 2 - maio/agosto 2006.

BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. PROCESSO: 23001.000158/2010-55. Parecer e Projeto de Resolução que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília (DF), 2012.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=8069&ano=1990&ato=461cXRq1keFpWT13a. Aceso em: 11 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Aceso em: 11 set. 2023.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Ministérios dos Direitos Humanos. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitoshumanos/DIAGRMAOPNEDH.pdf. Acesso em: 19/05/2022.

BRASIL. Presidência da República Secretaria Geral, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm. Acesso em: 11 set. 2023.

CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos: desafios para a formação de professores. Novamérica, n. 78, p 36-39, 1998.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de (coord.). Uma ideia em formação em direitos humanos. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2007.

GADOTTI, Moacir. Informação, conhecimento e sociedade em rede: que potencialidades? Educação, Sociedade & Culturas, nº 23, 2005, 43-57. Disponível

em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC23/23-Moacir.pdf. Acesso em: 07 ago.

FEENBERG. Andrew. Introdução do livro Transforming technology. A critical Theory revisited. New York: oxford University Press, 2002, pp. 3-35. Tradução Carlos Alberto Jahn. Disponível em: https://www.sfu.ca/~andrewf/books/Portug_Chapter_1_Transforming_Technology.PDF. Acesso em: 07 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 26 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 21 ed. Rio Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, Editora UNESP, 2000.

GORSDORF, Leandro Franklin; OLIVEIRA, Marcia Maria Fernandes de. Editorial: Educação em Direitos Humanos. Revista Intersaberes, vol. 16, n. 38, 2021. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2220/414632. Acesso em 07 ago. 2022.

IMBERNÓN, Francisco. Formação de professores. Tradução: Juliana dos Santos Padilha. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2010.

INSTITUTO Interamericano de Derechos Humanos. Informe Interamericano de la Educación en Derechos Humanos: un estudio en 19 países. Parte I – desarrollo normativo. San José: IIDH, 2002.

MAIA, Luciano Mariz. Educação em direitos humanos e tratados internacionais de direitos humanos. In: ROSA, Maria Godoy Silveira. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.

MOSER, A.; KOLBE, A. JR; LOPES, L. F. Tecnologia e ensino: do homo sapiens ao homo zapiens. In: GUIMARÃES, L. et al (orgs.). Possibilidades de aprendizagem e mediações do ensino com o uso das tecnologias digitais: desafios contemporâneos. Palmas: EDUFT, 2021.

MUJICA, Rosa María. La metodología de la educación en derechos humanos. Revista IIDH/Instituto Interamericano de Derechos Humanos. San José, C. R., n. 36 (Julio-Diciembre, 2002).

NÓVOA, Antonio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena M. C. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (orgs.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2011.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos da Criança (1990). Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca#:~:text=A%20Conven%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20os%20Direitos,Foi%20ratificado%20por%20196%20pa%C3%ADses. Aceso em: 25 ago. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Disponível em: https://www.oas.org/dil/port/1948%20Declara%C3%A7%C3%A3o%20Universal%20dos%20Direitos%20Humanos.pdf. Aceso em: 10 jul. 2024.

SANTAELLA, Lucia. Neo-humano: a sétima revolução cognitiva do Sapiens. São Paulo: Paulus, 2022.

TAVARES, Celma. Barbarie en la Democracia. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2006.

WEINFURTER, Gislaine dos Santos. Formação de professores em Direitos Humanos: tecnologias digitais a serviço da humanização. [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias]. Curitiba, UNINTER, 2022. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/1411. Acesso em: 25 ago. 2023.

Publicado

03.01.2025

Como Citar

LOPES, L. F.; DOS SANTOS WEINFURTER , G.; MOREIRA DIAS, C. TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM E PARA DIREITOS HUMANOS: ALGUMAS CONSDIERAÇÕES. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 12, n. 2, 2025. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/297. Acesso em: 9 jan. 2025.