JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS

REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA E O SUPERFICIAL EM NOTICIÁRIOS TELEVISIVOS ESPANHÓIS

Autores

  • Guilherme Curi INCT-DSI
  • Fábio Cruz Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Jornalismo, Direitos Humanos, Ética jornalística, Superficialidade, Cultura da Mídia, Fait Divers, Hegemonia

Resumo

A partir de uma perspectiva crítica, objetivamos analisar questões pertinentes aos Direitos Humanos (DH) na contemporaneidade (Sánchez Rúbio 2011, 2017; Gallardo 2006, 2008) e a centralidade do jornalismo neste debate. O artigo aborda questões sobre a cultura da mídia (Kellner, 2001), hegemonia (Gramsci, 2011) ética jornalística (Suárez Villegas; 2013) e os fait divers (Barthes,1971;1997), este último basilar para os procedimentos metodológicos e análises realizadas. Ao longo deste trabalho, propomos a intersecção entre o objeto de estudo, o atual cenário midiático e questões éticas nas práticas jornalísticas. Na parte final, a partir das abordagens teóricas e críticas até então propostas, analisamos quatro notícias de telejornais espanhóis de mídia hegemônica vinculadas em 2023. Nas notícias analisadas, constatamos coberturas midiáticas superficiais e sensacionalistas, características elementares dos fait divers, na contramão de um criterioso e responsável trabalho jornalístico sobre temas relacionados aos Direitos Humanos na sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Curi, INCT-DSI

Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-Pós/UFRJ) e mestre em Sociologia pela University College Dublin (UCD), Irlanda. Foi pesquisador do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional e realizou estágio pós-doutoral, com bolsa de pesquisa Capes/ Print, no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM), onde também foi professor colaborador. Foi professor substituto dos cursos de Jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI).

Fábio Cruz, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutor em Direitos Humanos, Mídia e Movimentos Sociais (Universidade de Sevilha, 2010/2011), Pós-doutor em Mídia, Sensacionalismo e Direitos Humanos (Universidade de Sevilha, 2023/2024). Doutor em Cultura Midiática e Tecnologias do Imaginário pla Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é coordenador do grupo de pesquisa em Estudos da Cultura da Mídia e Direitos Humanos. Suas linhas de investigação compreendem os meios de comunicação, os direitos humanos, a ética jornalística, o sensacionalismo e os movimentos sociais; os meios de comunicação, o rock, o sensacionalismo e interculturalidades.

Referências

BARTHES, Roland. Ensaios críticos. São Paulo: Edições 70, 1971.

BARTHES, Roland. Sistema da Moda. São Paulo: Nacional/USP, 1979.

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1997.

CURI, Guilherme; BRIGNOL, Liliane. A representação midiática de migrantes venezuelanos e da recepção pelos gaúchos no processo de interiorização através portal GaúchaZH. In: REDIN, Giuliana. (Org.). Migrações Internacionais: Desafios para a Proteção e Promoção de Direitos Humanos no Brasil. 1ed.Santa Maria: UFSM, 2020.

CURI, Guilherme; BRIGNOL, Liliane. Repensar a noção de “crise migratória”: Por uma cobertura jornalística ética e humanitária sobre as dinâmicas de mobilidade humana. Estudios sobre el Mensaje Periodístico , v. 27, p. 1-10, 2021. CRUZ, Fábio. A cultura da mídia no Rio Grande do Sul: o caso MST e Jornal do Almoço. Educat, 2006.

CRUZ, Fábio. Os movimentos sociais e a cultura da mídia em tempos de globalização: um estudo das abordagens de jornais brasileiros e espanhóis sobre o MST e os Direitos Humanos. Ennegrini, M.; Fiegenbaum, R. (Orgs.). Olhares sobre o jornalismo: concepções, processos e inserção social. Insular, 2015.

GALLARDO, Helio. Derechos humanos como movimiento social. Bogotá: Ed. Desde Abajo, 2006.

GALLARDO, Helio. Teoría crítica: matriz y posibilidad de derechos humanos, Murcia: David Sánchez Rubio Editor, 2008.

HERRERA FLORES, Joaquín. Los derechos humanos como productos culturales. Crítica del humanismo abstracto. IPES, 2015.

COUTINHO, Carlos Nelson. O Leitor de Gramsci: escritos escolhidos 1916-1935. Civilização Brasileira, 2007.

KELLNER, Douglas. A cultura da Mídia. Edusc, 2001.

LAGE, Nilson. Controle da opinião pública: um ensaio sobre a verdade conveniente. Vozes,1998.

MARTINS, Helena. Comunicação em Tempos de Crise. São Paulo: Expressão Popular, 2020.

RAMOS, R. Anotações de sala de aula. PUCRS, 1998.

SÁNCHEZ RÚBIO, David. Repensar derechos humanos. De la anestesia a la sinestesia. Editorial MAD, 2007.

SÁNCHEZ RÚBIO, David. Desafíos contemporáneos del derecho: diversidad, complejidad y derechos humanos. Mimeo, 2011.

SÁNCHEZ RÚBIO, David. Crítica a uma cultura estática e anestesiada de Direitos Humanos: por uma recuperação das dimensões constituintes da luta pelos direitos. Culturas Jurídicas, 4 (7), 26-60, 2017.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

SUÁREZ VILLEGAS, Juan Carlos. La comunicación en defensa de los derechos humanos. Razón y Palabra 1 (80), 1-17, 2012.

SUÁREZ VILLEGAS, Juan Carlos. Ética periodística e identidad profesional. Augusto Guzzo Revista Acadêmica 1 (11), 11-25, 2013. https://doi.org/10.22287/ag.v1i11.148, 2013.

SUÁREZ VILLEGAS, Juan Carlos. La independencia de los periodistas frente a los regalos e interferencias económicas: una perspectiva comparada entre periodistas y ciudadanía. Revista Latina de Comunicación Social.1 (79), 207-222https://doi.org10.4185/RLCS-2020-1499, 2021.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

WILTON DE SOUZA, Mauro. Recepção e comunicação: a busca do sujeito. Brasiliense, 2005.

WILTON DE SOUZA, Mauro. Sujeito, o lado oculto do receptor. Brasiliense, 2012.

Publicado

03.01.2025

Como Citar

CURI, G.; CRUZ, F. JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA E O SUPERFICIAL EM NOTICIÁRIOS TELEVISIVOS ESPANHÓIS. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 12, n. 2, 2025. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/326. Acesso em: 9 jan. 2025.