ABERTURA
Vídeo: Educação em Direitos Humanos (8:17) >>
Homenagem: Paulo Freire – um educador do povo (1921-2021) >>
Curso para a Educação Básica
(Edição 2023)
Introdução
Estamos vivendo tempos de muito sofrimento com guerras, populações famintas, massacres em escolas, devastação de florestas, crise climática… No Brasil, a situação agrava-se ainda mais pela profunda desigualdade social, principalmente nas populações empobrecidas, pelas condições precárias de moradia, pela péssima alimentação, pela falta de acesso aos serviços de saúde, além da violência contra a mulher o negro e a população LGBTQIA+… São verdadeiras violações dos direitos humanos.
Os direitos humanos são um conjunto de valores éticos e políticos construídos inicialmente na cultura moderna ocidental — ampliados e ressignificados ao longo do tempo — para proteger a dignidade da vida humana em todas as pessoas sem nenhuma distinção de raça, nacionalidade, religião, gênero, idade e condição física, social ou cultural. Hoje, a dignidade da pessoa humana significa ter uma vida respeitada, com liberdade, igualdade de direitos aos bens sociais, com respeito às diferenças, solidária, democrática e com justiça socioambiental. Mais sobre direitos humanos
> clique aqui <
Trabalhar os valores dos direitos humanos nas atividades escolares — excepcionalmente por ensino remoto neste tempo de pandemia — torna-se de extrema importância para garantir o compromisso com o direito à educação; e mais, com uma educação para uma cidadania crítica e criativa capaz de se engajar em movimentos por transformações sociais que superem a exploração do trabalho, as desigualdades, o racismo, machismo, o individualismo e a destruição do meio ambiente.
Neste sentido, a Educação em Direitos Humanos — na escola e no grupo familiar — proporciona, desde a infância, a vivência de determinados valores para que a criança cresça como sujeito ciente dos direitos, ativo, crítico e com autonomia de pensar. E também capaz respeitar as diferenças e conviver solidariamente com as pessoas, que também são sujeitos de direitos.
* * *
Orientações para a Educação em Direitos Humanos
1. Educação em Direitos Humanos é uma postura pedagógica que busca desenvolver nossa dimensão de sujeito com valores ético-políticos de proteção e de defesa da dignidade humana para todos sem exceção.
2. A Educação em Direitos Humanos tem como objetivo de construir uma cidadania autônoma, crítica e criativa capaz de participar de ações coletivas em vista de uma sociedade socialmente justa, plural, democrática, e solidária com as pessoas e responsabilidade socioambiental.
3 .O desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos na educação não se faz por meio de discurso moral de bom comportamento. A Educação em Direitos Humanos se realiza, por meio de vivências individuais e coletivas dos/as educandos/as, pelo diálogo crítico sobre a realidade e pelo conhecimento histórico das lutas e dos direitos humanos conquistados pelos movimentos sociais.
4. Nas atividades de Educação em Direitos Humanos, o/a educando/a deve ter sempre uma participação ativa em todo o processo: fazendo escolhas, decidindo e agindo coletivamente, dialogando, expressando sua opinião em todas as etapas e avaliando a atividade concluída.
5. Sempre que possível: – realizar a atividade coletivamente; – em constante diálogo entre os participantes; – utilizando métodos agradáveis como: jogos, narrativas, vídeos, artes, músicas, dramatizações etc.
6. As atividades propostas nas lições, que seguem abaixo, são sugestões que podem ser alteradas de acordo com a circunstância, a idade e os interesses da criança e do adolescente. O importante é manter bem claro objetivo da atividade e utilizar a metodologia e didática próprias da Educação em Direitos Humanos.
* * *
* Sobre educação em direitos humanos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental ver Coleção Respeitar é Preciso, Caderno: EDH para todas as idades > clique aqui <
* Conhecer mais sobre Educação em Direitos Humanos ver Plano Municipal de Educação de Bauru, Educação e Direitos Humanos, p. 178-185. > clique aqui <
* CONVITE: Envie sua avaliação sobre atividades propostas nas 5 lições e participe também enviando outras atividades. E-mail: oedh@unesp.br
Realização:
OEDH – Observatório de Educação em Direitos Humanos / FAAC – Unesp, Bauru
NEDH – Núcleo de Educação em Direitos Humanos / Secretaria Mun. de Educação – Bauru
Equipe do NEDH: Clodoaldo Cardoso, Vanessa Pescarolo, Amarildo Pereira,
Renata Landi, Jesuína Lucon, Griselda Purini e Geralda Viana.
Web designer: Lucas Richardson