EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: primeiras lições
Lição 4 – Empatia e solidariedade
INICIANDO A CONVERSA
A solidariedade e empatia são valores importantes e fundamentais e que se constroem na prática da vida escolar. No processo de conhecimento destes conceitos na primeira e segunda infâncias, se faz necessário compreender que o sentido de empatia e solidariedade devem ser vivenciados e não entendidos teoricamente.
Na educação básica, do infantil ao ensino médio, temos o espaço favorável e privilegiado para conhecer, reconhecer e construir esses conceitos de solidariedade empatia concretamente. Do brincar a outras diferentes atividades executadas nas práticas pedagógicas, pode-se construir as relações de empatia e solidariedade.
Então, o que é empatia? É a capacidade humana de se colocar no lugar da outra pessoa que está enfrentando dificuldades e ser capaz de perceber os sentimentos envolvidos nas situações difíceis em que o outro se encontra. E ter a empatia nos leva agir; isto é, a fazer o bem para o outro de maneira direta ou indireta, levando a outra pessoa ou grupos de pessoas a receber o apoio frente a dificuldade enfrentada.
A empatia pode nos levar a um relacionamento solidário. Solidariedade é um sentimento e um comportamento que promove um sentido de comunidade e apoio mútuo. Envolve compaixão, empatia e a disposição de ajudar e apoiar os outros, especialmente em momentos de dificuldade.
O sentido de solidariedade, muitas vezes, remete a mobilizações intensas de ajuda humanitária em momentos de catástrofes de grandes proporções como a enchente extrema ocorrida em maio do ano de 2024 no Rio Grande do Sul. Muitos participaram de campanhas de solidariedade com doações de alimentos, remédios e roupas. > Clique aqui <
Essa solidariedade “emergencial”, que atende o momento é de grande valor, porém passa. Entretanto, a solidariedade duradoura e realmente transformadora é “[…] uma virtude que faz com que a pessoa se sinta comprometida com a vida e tenha interesses e responsabilidades com o grupo, com a nação ou mesmo com toda a humanidade”. [É estar engajado] “[…] na luta contra a injustiça e ter consciência política para o exercício da cidadania, tal como: a luta contra a miséria, a fome, pela educação, pela defesa dos direitos humanos, etc., para que possa se criar à solidariedade de estrutura democrática que opere não somente dentro, mas também fora do país”. (Texto completo – Solidariedade: um compromisso social) > clique aqui <
A solidariedade não se simplifica em reconhecer uma situação difícil de uma pessoa, grupo, cidade ou até mesmo de nosso mundo; mas vai além, ela nos leva a nos mobilizarmos e posicionarmos sempre, visando transformar mundo em um lugar mais justo e feliz para toda a humanidade.
Esses dois conceitos empatia e solidariedade estão intrinsecamente conectados. Solidariedade é a concretude da empatia.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Qual é a função social da educação formal na apropriação dos conceitos de empatia e solidariedade?
A educação é um processo que construímos juntos na relação diária com os nossos alunos. Este processo se faz na totalidade e integralidade do educando, no cognitivo, no afetivo, social, cultural e nos valores; portanto, trabalhar pedagogicamente a empatia e a solidariedade é fundamental na formação para a cidadania crítica, porém humanizada.
Como desenvolver nos nossos alunos a empatia e a solidariedade da infância ao final da educação básica? Como já foi dito, esses conceitos não podem apenas serem apresentados oralmente. Precisam ser vivenciados em momentos, em que a criança perceba de maneira lúdica que empatia é colocar-se no lugar do outro, em seus sentimentos. E que ser solidário é auxiliar o outro e agir em colaboração em tarefa comum. A criança deve ter vivências de que juntos podemos resolver melhor os problemas.
Precisamos vivenciá-los em diversos momentos em que os alunos percebam de maneira lúdica (infantil e fundamental I), tendo sempre uma abordagem pedagógica executando as atividades da classe coletivamente.
Educação infantil e Fundamental I
(Estas sugestões também podem ser adaptadas para o Fundamental II).
– Contação de histórias e dramatização jogos Cooperativos (Estes jogos deverão ter a participação da classe no coletivo para vencer os desafios do jogo).
– Construir mural temático com o coletivo da sala de aula.
– Elaborar regras para a sala de aula ou para a própria escola coletivamente.
– Fazer o caderno de relatórios coletivos da sala de aula de atividades extra curriculares, como exemplo um passeio.
– Elaborar uma história a respeito do tema empatia e solidariedade com o coletivo da sala.
Fundamental II e Ensino Médio
O objetivo das atividades que seguem é proporcionar reflexões, debates e vivências sobre a empatia e a solidariedade duradoura nas crianças e nos adolescentes para uma cidadania crítica e coletiva que contribua para mudanças estruturais na escola.
1) Conversar sobre vídeo: “Dia da Solidariedade: problemas globais exigem soluções coletivas” (2.24) > clique aqui <
2) Conversar com a criança ou adolescente sobre a importância da solidariedade, dando exemplos de que agindo juntos é mais fácil de resolver problemas. Exemplo: Ações coletivas proporcionadas pelo Grêmio estudantil
3) – Pesquisar na internet uma dessas pessoas históricas que destacaram na vida por ações solidárias: Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Zumbi dos Palmares, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Nelson Mandela, Herbert José de Sousa (Betinho), Chico Mendes, Sebastião Salgado.
– Narrar por escrito uma das ações de solidariedade da pessoa pesquisada.
– Ler seu texto na sala de aula e conversar em grupos sobre a pesquisa.
4) – Pesquisar na internet 1 notícia ou vídeos sobre ações solidárias realizadas por um dos movimentos sociais ou OnGs: Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Central Única das Favelas, Instituto da Terra ou Médicos sem Fronteiras.
– Expor e conversar na classe sobre a pesquisa.
5) Apresentação de uma cena teatral, música ou poesia com o tema empatia e solidariedade.
6) Debate: ações de solidariedade
MATERIAL COMPLEMENTAR
– Vídeo: Solidariedade (2:08) > clique aqui <
– Vídeo A importância do Grêmio estudantil (3:32) > clique aqui <
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