Memória
O projeto “Cultivando os Direitos Humanos na Educação Básica” foi elaborado pelo OEDH, instalado na Unesp em dezembro de 2007, e fundamentado nas orientações e documentos de Educação em Direitos Humanos produzidos pela SEDH do governo federal e pelos núcleos universitários de EDH a ela alinhados.
O projeto: Cultivando os Direitos Humanos na Educação Básica teve o início, na Rede Municipal de Ensino de Bauru, em agosto de 2008, com um curso sobre Educação em Direitos Humanos para 20 diretoras de EMEIS e do Ensino Fundamental, realizado no NAPEM – Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional da Educação Municipal da SME-Bauru. Coordenação: Clodoaldo Meneguello Cardoso e Vera Lúcia Messias F. Capellini (professores da Unesp).
Em 2009, foram realizados vários encontros de estudos de Educação em Direitos Humanos com a participação de 14 escolas da Rede Municipal de Ensino
– EMEI Arlindo Bolmer Guedes de Azevedo
– EMEI Carlos Gomes Peixoto de Mello
– EMEI Francisco Gabriele Neto
– EMEI Gasparzinho
– EMEI Gilda dos Santos Improta
– EMEI Isaac Portal Roldan
– EMEI Lourdes de Oliveira Colnagli
– EMEI Maria da C. C. Gelosnese
– EMEI Márcia Bighetti
– EMEI Nidoval Reis
– EMEI Roberval Barros
– EMEI Valéria de Oliveira Asenjo
– EMEI Venâncio R. G. de Azevedo
– EMEF Santa Maria
Em 14 de maio de 2010, foi criado, na Secretaria Municipal de Educação de Bauru, o NEDH – Núcleo de Educação em Direitos Humanos pelo Decreto nº 11.244 do então prefeito municipal Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça.
1ª COMPOSIÇÃO DO NEDH
I – Docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP:
Clodoaldo Meneguello Cardoso (coordenador)
II – Representantes da Secretaria Municipal da Educação:
Titular: Fernanda Carneiro Bechara Fantin
Suplente: Solange da Silva Castro
III – Representantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental:
Titular: Aleksandra Jabur Lot Rodrigues
Suplente: Denise de Aquino Lopes Contrera
IV – Representantes das Escolas de Educação Infantil:
Titular: Marcia Barravieira
Suplente: Tereza Cristina Alonso Lima
Titular: Renata Maria Landi
Suplente: Ivana Carla Marcelino Mendes
OUTROS DOCENTES QUE FORAM MEMBROS DO NEDH
Adriana Yara D. Canal Minozzi
Gilberto de Oliveira
Luciana Chiti Pinheiro
Maria Aparecida Vianna Rossetto
Ainda em 2010, o NEDH constituiu 3 escolas como polos experimentais de aplicação da Educação em Direitos Humanos:
– EMEI Márcia Bighetti
– EMEI Venâncio R. G. de Azevedo
– EMEF Sta. Maria
Com atividade ininterrupta desde 2008, a aplicação do projeto Cultivando os Direitos Humanos na Educação Básica, adotou uma metodologia bastante diversificada para atender cada etapa de seu desenvolvimento e a demanda de cada momento histórico.
Com a criação do NEDH e das escolas-polo, em 2010, houve um avanço qualitativo no desenvolvimento do projeto. Neste momento, estabeleceu-se como prioridade a formação de monitores do projeto, membros do NEDH, por meio de encontros quinzenais de estudos de fundamentação teórico/metodológica e para elaboração de cursos, propostas de atividades didáticas em EDH.
Outra atividade permanente do projeto é o oferecimento de cursos anuais ou semestrais de EDH, no programa de formação continuada da SME. Alguns temas de cursos e encontros: “Educação em Direito Humanos” (Introdução), “Convivência solidária”; “Desigualdade social”; “Direitos Humanos na escola: na busca de nossos direitos”; “Educação em Direitos Humanos: respeitar é preciso – da teoria à prática”; “Introdução à Educação em Direitos Humanos: fundamentos e experiências”
A partir de 2013, o projeto de EDH agregou nova metodologia de ação: passou atuar como tema transversal em outros projetos da SME como: “Conselho de Escola”; “Grêmio Estudantil”, “Projeto Político Pedagógico”.
Desde de 2019, com a pandemia do Covid 19, as atividades foram direcionadas a cursos on-line, priorizando a metodologia da “roda de conversa”, para estimular a participação dos docentes e diretores. Os destaques ficam para as campanhas educativas: “Democracia sim!” (2019), “Isto é direito humano!” (2020) e os cursos: “Lições de EDH na pandemia” (2 edições) (2020/2021) a serem desenvolvidas pelos educandos, na família; “Educação em Direitos Humanos e a Gestão Escolar” (2021); e roda de diálogo: “Educação em Direitos Humanos e o direito à alimentação” (2021).