OEDH-NEDH

Cultivando os Direitos Humanos na Educação Básica

OEDH-NEDH

Lição 5 – Responsabilidade socioambiental

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Fundamental II e Ensino Médio

ASSUNTO:  Consciência e vivência ambiental

INICIANDO A CONVERSA

No tempo de pandemia do coronavírus percebemos claramente que o cuidado com a higiene e saúde pessoal é também o cuidado com a limpeza da casa, do quintal, da rua em que moramos, enfim do meio ambiente. A humanidade é uma parte da natureza. Essa é nossa casa comum como a concha de um caramujo.

Todavia, fomos educados tradicionalmente que natureza existe para servir do ser humano e que somos os donos da natureza. No Brasil, esse pensar está agredindo e destruindo a natureza para acumular riquezas com a extração irracional das riquezas naturais, como a madeira e metais preciosos, ou com a criação de gado e agricultura voltadas apenas para  exportação. Para isso, destroem-se as florestas, exterminam os animais e até provocam um verdadeiro genocídio em povos indígenas pela fome e por doenças. 

A destruição do meio ambiente está intimamente relacionada com a exploração entre os seres humanos, que gera a desigualdade social, a pobreza, a miséria e a fome. Na modernidade, a dominação da natureza e a dominação do outro é o mesmo projeto de “civilização”.  

Muitos pesquisadores e povos tradicionais já anunciaram o que agora caminha para ser um consenso mundial: o ser humano pode provocar um colapso ambiental.

É preciso repensar o curso civilizatório e nele, o projeto da ciência moderna fundada no princípio da dominação da natureza e, por consequência, na dominação do outro. Como aprender a viver, não mais na arrogância de senhor da natureza, mas na sabedoria de um transformador cuidadoso que preserva a vida planetária plena para a humanidade presente e futura?

As atividades a seguir têm objetivo de propor vivências e reflexões para a formação de valores de respeito e cuidado com o espaço comum de convivência social, com meio ambiente próximo e com a vida planetária.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

1) Ver texto o vídeo: a Natureza está nos mandando uma mensagem clara (1:19) e conversar sobre ele.  > clique aqui <   

2) Pesquisar e responder: O que foram e onde ocorreram esses grandes desastres ambientais provocadas pelo ser humano?: – poluição na baía de Minamata (1954); – vazamento de gás em Bhopal (1984); – vazamento na usina atômica de Chernobyl (1986); – vazamento de óleo na plataforma petrolífera Deepwater Horizon (2010); – vazamento na usina atômica de Fukushima (2011).

3) Pesquisar, em grupos, um desses grandes desastres ambientais recentes no Brasil (onde? quando? quais as causas? quais as consequências?): – queimadas na Amazônia; – queimadas no Pantanal; – rompimento da barragem da Samarco; – rompimento da barragem da Companhia Vale do Rio Doce, em Brumadinho (2019); – vazamento de óleo no litoral do Nordeste(2020); – vazamento de óleo na Baía de Guanabara (2000).

4) Pesquisar sobre essas 2 organizações em defesa ao meio ambiente: Instituto da Terra (Brasil) e Greempeace (internacional): 

5) a) Escrever uma redação sobre o principal problema ambiental da cidade em que você mora, mostrando como a prefeitura e a população podem enfrentar coletivamente o problema. b) Ler e debater as readações em classe. c) organizar as redações em um documento e enviá-lo para o/a prefeito/a municipal, vereadores/as e outras autoridades.

6) – Organizar exposição na escola sobre o meio ambiente: a) Planeta Terra; b) Brasil: Minha cidade: _______.  

MATERIAL COMPLEMENTAR

– Vídeo: 5 mulheres indígenas … direito ambiental (3:38)  > clique aqui  < 
– Vídeo: Catástrofe ambiental e a lógica capitalista (10:44) > clique aqui  < 
– Vídeo clipe: Relação entre a pobreza e a degradação do meio ambiente (1:26) > clique aqui
– Vídeo: O futuro pode ser outro (3:31) > clique aqui

>>> Voltar