OEDH-NEDH

Cultivando os Direitos Humanos na Educação Básica

OEDH-NEDH

Lição 3 – Igualdade de direitos

Texto de introdução: Desigualdade social

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Fundamental II e Ensino Médio

ASSUNTO:  Igualdade de direitos

INICIANDO A CONVERSA

Vivemos num país com profundas desigualdades sociais. A população empobrecida sofre com o desemprego com a dificuldade de acesso à alimentação, à moradia digna, aos serviços médicos, à educação pública e de qualidade, à cultura e lazer. 

As desigualdades sociais no Brasil têm causas históricas: a colonização voltada para exploração das riquezas extrativista; o trabalho escravo do negro e do indígena; a concentração de terras nas mãos de poucos; baixos salários do trabalhador, instituições políticas dominadas pelas elites econômicas, entre outras.

É preciso construir uma sociedade com igualdade de direitos e, portanto, sem privilégios. Isso somente é possível se houver uma política de Estado e movimentos sociais visando superar as desigualdades sociais. 

As desigualdades sociais surgem quando o trabalhador não recebe um salário justo para ter uma vida digna para si e para os que dele dependem. Todos têm direitos de uma moradia com conforto, terra para plantar, alimentação saudável, saúde e educação públicas e de qualidade e tempo de descanso e lazer. Uma sociedade que não proporciona isso a todos é uma sociedade de privilégios e de constantes violências e violações de diretos humanos

As atividades desta lição têm objetivo de estimular a criança e o adolescente a terem uma visão crítica da realidade social e perceberem que todas as pessoas devem ter os mesmos direitos na sociedade. Devemos aprender desde a infância a defender a igualdade de direitos para todos (crianças, homens, mulheres e pessoas idosas) e denunciar qualquer situação de privilégios, que favorece apenas alguns e não todos igualmente. 

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

1) Assistir ao vídeo: Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (2:35)   > clique aqui < .  Fazer uma redação sobre os direitos da criança, destacando o direito que você acha mais importante.

2) Trabalho em grupos:
1. a) Ver as 2 fotografias: 1) > clique aqui e 2) > clique aqui >  e conversar sobre: O que chama sua atenção nas fotos? Que impressões e sentimentos as fotografias causaram? Para você, por que existe, no Brasil, tanta pobreza e, por outro lado, gente muita rica? Na cidade, onde você mora, existe muita pobreza?  
   b) Cada representante de grupo relata para classe as principais ideias debatidas no grupo. Debater as possíveis soluções para a pobreza no Brasil.

2. (Tarefa para casa) a partir do o vídeo “O valor do trabalho” (0:51) > clique aqui <  fazer uma redação sobre “Desigualdade social e o trabalho humano”;   apresentar em classe algumas ideias de sua redação.

3) (Tarefa para casa) – Pesquisar o que são as Leis Trabalhistas e desde quando elas existem no Brasil.  – Conhecer algumas leis trabalhista da Constituição de 1988. – Ver também que a partir de 2017, com uma reforma trabalhista feita sem consulta dos trabalhadores, muitos direitos trabalhistas foram retirados. – Montar uma tabela, colocando de um lado 3 direitos trabalhistas da Constituição de 1988 e do outro como eles foram retirados do trabalhador com a reforma trabalhista de 2017. – Redigir um parágrafo: Por que os direitos trabalhistas estão sendo retirados no Brasil? 

4) (Tarefa para casa) Assim com há o Estatuto da Criança e do Adolescente, há também Estatuto do Idoso.  – Pesquisar o Estatuto do Idoso, destacar 3 direitos que deveriam ser mais respeitados.  – Redigir um comentário para debater m classe.

5) (Tarefa para casa) Pesquisar na internet sobre algum pintor brasileiro que retratou a pobreza existente no Brasil. – Baixar e imprimir uma de suas pinturas. – Montar uma exposição na escola: “Desigualdades sociais”  

MATERIAL COMPLEMENTAR

– Vídeo: Painel de fotos: desigualdades sociais – moradias  > clique aqui <
– Vídeo-clipe: Rap da desigualdade social (2.02) > clique aqui < 
– Vídeo: Vídeo-clipe – Relampiano – Lenine (4:40) clique aqui <

>>> Voltar