OEDH-NEDH

Cultivando os Direitos Humanos na Educação Básica

OEDH-NEDH

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: primeiras lições

Lição 2 – Convivência na diversidade

INICIANDO A CONVERSA

A humanidade é extremamente diversa; há pessoas e grupos de diferentes modos de vida e povos de diversas culturas. Apesar de sermos diferentes, temos a mesma identidade humana. Respeitar às diferenças e reconhecer nossa identidade comum como humanidade é a primeira condição para evitar a formação de preconceitos: racial, social, de gênero, de orientação sexual, de religião etc.

É bom que as pessoas sejam diferentes. A diversidade é o que garante o equilíbrio e beleza da vida na natureza. Isso vale também para a sociedade, quando suas leis permitem a pluralidade de ideias e a convivência democrática. Respeitar às diferenças é tolerância, porém essa tolerância tem um limite. Não se pode aceitar tudo que é intolerável: o autoritarismo, o preconceito, o machismo a exploração do outro que gera a pobreza, a violência e as péssimas condições de vida.

Respeitar as diferenças, portanto, significa combater qualquer tipo de discriminação, preconceito e opressão e violência que provocam desigualdades entre indivíduos, grupos e povos.    

As sugestões de atividades desta lição têm objetivo de realizar estudos e conversas para conhecer melhor as diferenças entre as pessoas, grupos, povos e suas culturas. E também o objetivo de desenvolver atitudes críticas para denunciar e combater todas as formas de discriminação e preconceito.Todos os grupos humanos são marcados e caracterizados pela diversidade. As diferenças de caráter cultural, físico, social, intelectual, de gênero, faixa etária, entre tantas, estão presentes em todas as formas de agrupamento humano e, quando respeita­das, abrem caminho para a inclusão, o respeito e a vida democrática. Entretanto, quando as diferenças são utilizadas para justificar disparidades entre pessoas e agrupamentos sociais, que resultam em desequilíbrio no acesso e na garantia de direitos, o que se tem é o estabelecimento da desigualdade, produzindo discriminação, exclusão, segregação e separação de indivíduos, pessoas e grupos considerados inferiores.

Uma sociedade justa é aquela que reconhece as diferenças como carac­terísticas constituintes de qualquer grupo e se enriquece com elas, promovendo igualdade de direitos e justiça. Isso, porém, não deve se confundir com a ideia de que todos devem ser tratados do mesmo jeito. É preciso considerar as singulari­dades no desenvolvimento de políticas que atendam às necessidades e garantam os direitos de todos os grupos sociais. Trata-se de garantir vida digna para todos, independentemente das condições que possam apresentar, quaisquer que sejam.

No ambiente escolar, o desrespeito às diferenças pode ganhar contornos sérios e trazer conse­quências desastrosas para o desenvolvimento dos estudantes, assim como prejudicar a manutenção de um ambiente permeado de respeito e justiça. Assim, faz-se necessária, além da garantia do acesso e da permanência de todos em situação de igualdade, a pre­sença de uma cultura inclusiva, o que implica mudanças substanciais no cotidiano es­colar, para que se possa cumprir o papel imprescindível que a escola tem na sociedade.

Conviver com a diversidade significa reconhecer e respeitar as diferenças entre as pessoas, seja em termos de cultura, raça, gênero orientação sexual, religião ou qualquer outra característica. Isso envolve: compreender que todos merecem ser tratados com dignidade e igualdade, independentemente de suas diferenças; estar disposto a ouvir e aprender com outros, mesmo que suas opiniões e experiências sejam diferentes das suas; buscar compreender as perspectivas e os sentimentos dos outros, mesmo que você não concorde com eles; criar espaços e oportunidades para que todos se sintam bem-vindos e valorizados, independentemente de suas características. 

PROPOSTA DE ATIVIDADES

Educação Infantil e Fundamental I  
A) Elaboração de Painel
Juntamente com os alunos, elaborar um painel com recortes de rostos de pessoas de várias etnias. Apresentar o painel e solicitar que observem as semelhanças de diferenças entre as pessoas. A seguir, orientá-los a  compartilharem suas observações.

B) Dinâmica em duplas
1. Orientar o(a)s aluno(a)s para que sentem em dupla um de frente para o outro como se fosse reflexo de um espelho.
2) Iniciar a brincadeira: “siga o mestre”, em que um fará movimentos para o outro seguir. Depois troquem as funções.
3) Observar o rosto do(a) colega: contorno do nariz, boca, testa normal e quando franzida, suas orelhas e mãos.
4) Observar as diferenças entre seu rosto e o do/a sua colega.
5) Conversar com a turma sobre as semelhanças e diferenças que notaram.


MATERIAL COMPLEMENTAR
– Vídeo-livro: “Menina bonita do laço de fita” (5:34) > Clique aqui <  
– Livro: “Chutando pedrinhas” > Clique aqui < 
– Vídeo: O preconceito LGBT+ – na visão da Criança. (2:30) > Clique aqui <
– Vídeo: A intolerância religiosa – para criança (2:22) > Clique aqui <


Fundamental II e Ensino Médio

A) Fotografando os diferentes olhares e perspectivas

1) Fotografar os olhos de todos o(a)s aluno(a)s da sala.
2) Montar uma arte de painel ou banner de 1.00 x 0,90 cm.
3) Expor o material na sala para análises e discussões
4) Instigar análises sobre das semelhanças e diferenças dos olhos e formas de ver a realidade das pessoas, das diferentes etnias.
5) Avaliar coletivamente que aprendizagens foram possíveis adquirir.
6) Escrever frases que expressem as aprendizagens e expor no pátio da escola, juntamente com o painel.

B) Pesquisa

Pesquisar, em grupos, sobre as diversas formas de preconceito. O que é: racismo, machismo, homofobia, preconceito religioso? Expor na classe as pesquisas e debate os temas.  

MATERIAL COMPLEMENTAR

– Vídeo: O que é racismo estrutural? (5:06) > Clique aqui <  
– Vídeo (4:08): 5 atitudes simples para respeitar as diversidades no trabalho.  > Clique aqui < 
– Texto: Fundamentos para uma Educação na Diversidade (Clodoaldo Meneguello Cardoso) > Clique aqui <
– Texto: Educação em direitos humanos: Diversidade, políticas e desafios (Erasto Fortes Mendonça) > Clique aqui <
– Texto: Trilhos da Alfabetização: por uma educação antirracista (Maranhão) / FGV DPGE. – RJ: FGV Editora, 2021. > Clique aqui <
– Texto: Diversidade e Discriminação – (Maria da Paz Castro) –  > Clique aqui <
– Cartilha: “Para uma educação antirracista” > Clique aqui <

>>> Voltar