OEDH-NEDH

Cultivando os Direitos Humanos na Educação Básica

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Lição 2 – Direito à vida digna

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Fundamental II e Ensino Médio

ASSUNTO: Respeito às diferenças

INICIANDO A CONVERSA

A humanidade é extremamente diversa; há pessoas e grupos de diferentes modos de vida e povos de diversas culturas. Apesar de sermos diferentes, temos a mesma identidade humana. Respeitar às diferenças e reconhecer nossa identidade comum como humanidade é a primeira condição para evitar a formação de preconceitos: racial, social, de gênero, de orientação sexual, de religião etc.

É bom que as pessoas sejam diferentes. A diversidade é o que garante o equilíbrio e beleza da vida na natureza. Isso vale também para a sociedade, quando suas leis permitem a pluralidade de ideias e a convivência democrática. Respeitar às diferenças é tolerância, porém essa tolerância tem um limite. Não se pode aceitar tudo que é intolerável: o autoritarismo, o preconceito, o machismo a exploração do outro que gera a pobreza, a violência e as péssimas condições de vida.

Respeitar as diferenças, portanto, significa combater qualquer tipo de discriminação, preconceito e opressão e violência que provocam desigualdades entre indivíduos, grupos e povos.    

As sugestões de atividades desta lição têm objetivo de realizar estudos e conversas para conhecer melhor as diferenças entre as pessoas, grupos, povos e suas culturas. E também o objetivo de desenvolver atitudes críticas para denunciar e combater todas as formas de discriminação e preconceito.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

1. Introdução: Vídeo-música – Música: Diversidade – Lenine (5.02)  >clique aqui < e  letra

2. Cada aluno da classe escolhe na internet uma foto de uma pessoa com roupas e ornamentos de uma cultura bem diferente. Mostrar na classe e conversar sobre painel.

3. Pesquisar, em grupos, sobre as diversas formas de preconceito. O que é: racismo, machismo, homofobia, preconceito religioso? Expor na classe as pesquisas e debate os temas.

4. Debater na classe sobre a relação entre diversidadedesigualdade, mostrando como há certas diferenças que surgem com as diversas formas de opressão e preconceitos.

5. Fazer um comentário escrito sobre a frase:

“Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza”. (Boaventura de Souza Santos) 

MATERIAL COMPLEMENTAR

– Vídeo: O que é racismo estrutural? (5:06) > clique aqui <
– Vídeo: Intolerância religiosa (2:12) > clique aqui <
– Vídeo: O preconceito LGBT+ – na visão da Criança. (2:30) > clique aqui <
– Vídeo-clipe sobre o racismo, Carlinhos Brown / Guilherme Menezes. (3.51) > clique aqui <
– Cartilha: “Para uma educação antirracista” > clique aqui <

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