EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: primeiras lições
Lição 2 – Convivência na diversidade
INICIANDO A CONVERSA
A humanidade é extremamente diversa; há pessoas e grupos de diferentes modos de vida e povos de diversas culturas. Apesar de sermos diferentes, temos a mesma identidade humana. Respeitar às diferenças e reconhecer nossa identidade comum como humanidade é a primeira condição para evitar a formação de preconceitos: racial, social, de gênero, de orientação sexual, de religião etc.
É bom que as pessoas sejam diferentes. A diversidade é o que garante o equilíbrio e beleza da vida na natureza. Isso vale também para a sociedade, quando suas leis permitem a pluralidade de ideias e a convivência democrática. Respeitar às diferenças é tolerância, porém essa tolerância tem um limite. Não se pode aceitar tudo que é intolerável: o autoritarismo, o preconceito, o machismo a exploração do outro que gera a pobreza, a violência e as péssimas condições de vida.
Respeitar as diferenças, portanto, significa combater qualquer tipo de discriminação, preconceito e opressão e violência que provocam desigualdades entre indivíduos, grupos e povos.
As sugestões de atividades desta lição têm objetivo de realizar estudos e conversas para conhecer melhor as diferenças entre as pessoas, grupos, povos e suas culturas. E também o objetivo de desenvolver atitudes críticas para denunciar e combater todas as formas de discriminação e preconceito.Todos os grupos humanos são marcados e caracterizados pela diversidade. As diferenças de caráter cultural, físico, social, intelectual, de gênero, faixa etária, entre tantas, estão presentes em todas as formas de agrupamento humano e, quando respeitadas, abrem caminho para a inclusão, o respeito e a vida democrática. Entretanto, quando as diferenças são utilizadas para justificar disparidades entre pessoas e agrupamentos sociais, que resultam em desequilíbrio no acesso e na garantia de direitos, o que se tem é o estabelecimento da desigualdade, produzindo discriminação, exclusão, segregação e separação de indivíduos, pessoas e grupos considerados inferiores.
Uma sociedade justa é aquela que reconhece as diferenças como características constituintes de qualquer grupo e se enriquece com elas, promovendo igualdade de direitos e justiça. Isso, porém, não deve se confundir com a ideia de que todos devem ser tratados do mesmo jeito. É preciso considerar as singularidades no desenvolvimento de políticas que atendam às necessidades e garantam os direitos de todos os grupos sociais. Trata-se de garantir vida digna para todos, independentemente das condições que possam apresentar, quaisquer que sejam.
No ambiente escolar, o desrespeito às diferenças pode ganhar contornos sérios e trazer consequências desastrosas para o desenvolvimento dos estudantes, assim como prejudicar a manutenção de um ambiente permeado de respeito e justiça. Assim, faz-se necessária, além da garantia do acesso e da permanência de todos em situação de igualdade, a presença de uma cultura inclusiva, o que implica mudanças substanciais no cotidiano escolar, para que se possa cumprir o papel imprescindível que a escola tem na sociedade.
Conviver com a diversidade significa reconhecer e respeitar as diferenças entre as pessoas, seja em termos de cultura, raça, gênero orientação sexual, religião ou qualquer outra característica. Isso envolve: compreender que todos merecem ser tratados com dignidade e igualdade, independentemente de suas diferenças; estar disposto a ouvir e aprender com outros, mesmo que suas opiniões e experiências sejam diferentes das suas; buscar compreender as perspectivas e os sentimentos dos outros, mesmo que você não concorde com eles; criar espaços e oportunidades para que todos se sintam bem-vindos e valorizados, independentemente de suas características.
PROPOSTA DE ATIVIDADES
Educação Infantil e Fundamental I
A) Elaboração de Painel
Juntamente com os alunos, elaborar um painel com recortes de rostos de pessoas de várias etnias. Apresentar o painel e solicitar que observem as semelhanças de diferenças entre as pessoas. A seguir, orientá-los a compartilharem suas observações.
B) Dinâmica em duplas
1. Orientar o(a)s aluno(a)s para que sentem em dupla um de frente para o outro como se fosse reflexo de um espelho.
2) Iniciar a brincadeira: “siga o mestre”, em que um fará movimentos para o outro seguir. Depois troquem as funções.
3) Observar o rosto do(a) colega: contorno do nariz, boca, testa normal e quando franzida, suas orelhas e mãos.
4) Observar as diferenças entre seu rosto e o do/a sua colega.
5) Conversar com a turma sobre as semelhanças e diferenças que notaram.
MATERIAL COMPLEMENTAR
– Vídeo-livro: “Menina bonita do laço de fita” (5:34) > Clique aqui <
– Livro: “Chutando pedrinhas” > Clique aqui <
– Vídeo: O preconceito LGBT+ – na visão da Criança. (2:30) > Clique aqui <
– Vídeo: A intolerância religiosa – para criança (2:22) > Clique aqui <
Fundamental II e Ensino Médio
A) Fotografando os diferentes olhares e perspectivas
1) Fotografar os olhos de todos o(a)s aluno(a)s da sala.
2) Montar uma arte de painel ou banner de 1.00 x 0,90 cm.
3) Expor o material na sala para análises e discussões
4) Instigar análises sobre das semelhanças e diferenças dos olhos e formas de ver a realidade das pessoas, das diferentes etnias.
5) Avaliar coletivamente que aprendizagens foram possíveis adquirir.
6) Escrever frases que expressem as aprendizagens e expor no pátio da escola, juntamente com o painel.
B) Pesquisa
Pesquisar, em grupos, sobre as diversas formas de preconceito. O que é: racismo, machismo, homofobia, preconceito religioso? Expor na classe as pesquisas e debate os temas.
MATERIAL COMPLEMENTAR
– Vídeo: O que é racismo estrutural? (5:06) > Clique aqui <
– Vídeo (4:08): 5 atitudes simples para respeitar as diversidades no trabalho. > Clique aqui <
– Texto: Fundamentos para uma Educação na Diversidade (Clodoaldo Meneguello Cardoso) > Clique aqui <
– Texto: Educação em direitos humanos: Diversidade, políticas e desafios (Erasto Fortes Mendonça) > Clique aqui <
– Texto: Trilhos da Alfabetização: por uma educação antirracista (Maranhão) / FGV DPGE. – RJ: FGV Editora, 2021. > Clique aqui <
– Texto: Diversidade e Discriminação – (Maria da Paz Castro) – > Clique aqui <
– Cartilha: “Para uma educação antirracista” > Clique aqui <
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