5 Lições de educação em direitos humanos – Certo

ABERTURA

Vídeo:  Educação em Direitos Humanos (8:17) >>

 Homenagem: Paulo Freire – um educador do povo (1921-2021) >>

Curso para a Educação Básica

(Edição 2023)

Introdução

Estamos vivendo tempos de muito sofrimento com guerras, populações famintas, massacres em escolas, devastação de florestas, crise climática… No Brasil, a situação agrava-se ainda mais pela profunda desigualdade social, principalmente nas populações empobrecidas, pelas condições precárias de moradia, pela péssima alimentação, pela falta de acesso aos serviços de saúde, além da violência contra a mulher o negro e a população LGBTQIA+… São verdadeiras violações dos direitos humanos.

Os direitos humanos são um conjunto  de valores éticos e políticos construídos inicialmente na cultura moderna ocidental — ampliados e ressignificados ao longo do tempo —  para proteger a dignidade da vida humana em todas as pessoas sem nenhuma distinção de raça, nacionalidade, religião, gênero, idade e condição física, social ou cultural. Hoje, a dignidade da pessoa humana significa ter uma vida respeitada, com liberdade, igualdade de direitos aos bens sociais, com respeito às diferenças, solidária, democrática e com justiça socioambiental. Mais sobre direitos humanos 
clique aqui

Trabalhar os valores dos direitos humanos nas atividades escolares — excepcionalmente por ensino remoto neste tempo de pandemia — torna-se de extrema importância para garantir o compromisso com o direito à educação; e mais, com uma educação para uma cidadania crítica e criativa capaz de se engajar em movimentos por transformações sociais que superem a exploração do trabalho, as desigualdades, o racismo, machismo, o individualismo e a destruição do meio ambiente.

Neste sentido, a Educação em Direitos Humanos — na escola e no grupo familiar — proporciona, desde a infância, a vivência de determinados valores para que a criança cresça como sujeito ciente dos direitos, ativo, crítico e com autonomia de pensar. E também capaz respeitar as diferenças e conviver solidariamente com as pessoas, que também são sujeitos de direitos.

* * *

 

Orientações para a Educação em Direitos Humanos

1. Educação em Direitos Humanos é uma postura pedagógica que busca desenvolver nossa dimensão de sujeito com valores ético-políticos de proteção e de defesa da dignidade humana para todos sem exceção. 

2. A Educação em Direitos Humanos tem como objetivo de construir uma cidadania autônoma, crítica e criativa capaz de participar de ações coletivas em vista de uma sociedade socialmente justa, plural, democrática, e solidária com as pessoas e responsabilidade socioambiental.

3 .O desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos na educação não se faz por meio de discurso moral de bom comportamento. A Educação em Direitos Humanos se realiza, por meio de vivências individuais e coletivas dos/as educandos/as, pelo diálogo crítico sobre a realidade e pelo conhecimento histórico das lutas e dos direitos humanos conquistados pelos movimentos sociais.

4. Nas atividades de Educação em Direitos Humanos, o/a educando/a deve ter sempre uma participação ativa em todo o processo: fazendo escolhas, decidindo e agindo coletivamente, dialogando, expressando sua opinião em todas as etapas e avaliando a atividade concluída.

5. Sempre que possível: – realizar a atividade coletivamente; – em constante diálogo entre os participantes; – utilizando métodos agradáveis como: jogos, narrativas, vídeos, artes, músicas, dramatizações etc. 

6. As atividades propostas nas lições, que seguem abaixo, são sugestões que podem ser alteradas de acordo com a circunstância, a idade e os interesses da criança e do adolescente. O importante é manter bem claro objetivo da atividade e utilizar a metodologia e didática próprias da Educação em Direitos Humanos. 

* * *

* Sobre educação em direitos humanos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental ver  Coleção Respeitar é Preciso, Caderno: EDH para todas as idades > clique aqui

* Conhecer mais sobre Educação em Direitos Humanos ver Plano Municipal de Educação de Bauru, Educação e Direitos Humanos, p. 178-185. > clique aqui <

* CONVITE: Envie sua avaliação sobre atividades propostas nas 5 lições e participe também enviando outras atividades. E-mail: oedh@unesp.br 

Realização:

 OEDH – Observatório de Educação em Direitos Humanos / FAAC – Unesp, Bauru

NEDH – Núcleo de Educação em Direitos Humanos / Secretaria Mun. de Educação – Bauru

 

Equipe do NEDH:  Clodoaldo Cardoso, Vanessa Pescarolo, Amarildo Pereira,

                                                                                                                                                                 

 Renata Landi, Jesuína Lucon, Griselda Purini e Geralda Viana.

                                                                                                                                                                 

                                                                                            Web designer: Lucas Richardson 

DIREITO À VIDA DIGNA

Atividades de educação em direitos humanos

               Infantil e Fundamental I   >>
               Fundamental II e Ensino Médio >>

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Atividades de educação em direitos humanos

                                            Infantil e Fundamental I  >>
                                            Fundamental II e Ensino Médio  >>

DESIGUALDADES SOCIAIS E IGUALDADE DE DIREITOS

Atividades de educação em direitos humanos

              Infantil e Fundamental I  >>
              Fundamental II e Ensino Médio >> 

EMPATIA E SOLIDARIEDADE

Atividades de educação em direitos humanos

                                                   Infantil e Fundamental I  >>
                                                   Fundamental II e Ensino Médio  >>

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Atividades de educação em direitos humanos

           Infantil e Fundamental I  >>
           Fundamental II e Ensino Médio  >>

Texto final:

Educação em Direitos Humanos para todas as Idade

Clique aqui <