Dossiê - Ciência, política e direitos humanos: diálogos sobre dignidade humana em tempo de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5016/ridh.v8i2.5Resumo
A pandemia da Covid 19 nos impõe pensar o individual e o universal de forma entrelaçada. A luta pela vida pessoal passa a depender do cuidado do outro com sua própria vida e depender ainda de cientistas e políticos, que decidem pela sobrevivência da humanidade.
Pensar a ciência e a política como instrumento de defesa, não apenas da vida humana, mas da vida humana digna para todos foi o propósito desse dossiê que esta edição da RIDH oferece a seus leitores.
Mas afinal, o que vem ser a dignidade humana? Seria aquele o valor incomparável que cada ser humano possui pela própria condição intrínseca e a priori de pertencer à espécie humana; ou seja, por ser dotado da capacidade de consciência? Ou, a ideia de dignidade humana seria uma construção moral e histórica, diversa no tempo e no espaço, como é também a própria cultura de respeito à vida humana? Diante da primeira possibilidade – visão metafísica – nos resta, nesse tempo de pandemia, tentar resgatar o valor da vida humana, muitas vezes esquecido, e praticar a solidariedade emergencial para com aqueles que estão excluídos de uma vida digna. Entretanto, se tomarmos o outro caminho, a visão histórico-cultural, o momento exige uma reflexão crítica e uma posicionamento diante do processo histórico, que estamos realizando enquanto humanidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Clodoaldo Meneguello Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.