Dossiê - Ciência, política e direitos humanos: diálogos sobre dignidade humana em tempo de pandemia

Autores

  • Clodoaldo Meneguello Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v8i2.5

Resumo

A pandemia da Covid 19 nos impõe pensar o individual e o universal de forma entrelaçada. A luta pela vida pessoal passa a depender do cuidado do outro com sua própria vida e depender ainda de cientistas e políticos, que decidem pela sobrevivência da humanidade. 

Pensar a ciência e a política como instrumento de defesa, não apenas da vida humana, mas da vida humana digna para todos foi o propósito desse dossiê que esta edição da RIDH oferece a seus leitores. 

Mas afinal, o que vem ser a dignidade humana? Seria aquele o valor incomparável que cada ser humano possui pela própria condição intrínseca e a priori de pertencer à espécie humana; ou seja, por ser dotado da capacidade de consciência? Ou, a ideia de dignidade humana seria uma construção moral e histórica, diversa no tempo e no espaço, como é também a própria cultura de respeito à vida humana? Diante da primeira possibilidade – visão metafísica – nos resta, nesse tempo de pandemia, tentar resgatar o valor da vida humana, muitas vezes esquecido, e praticar a solidariedade emergencial para com aqueles que estão excluídos de uma vida digna. Entretanto, se tomarmos o outro caminho, a visão histórico-cultural, o momento exige uma reflexão crítica e uma posicionamento diante do processo histórico, que estamos realizando enquanto humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26.11.2020

Como Citar

CARDOSO, C. M. Dossiê - Ciência, política e direitos humanos: diálogos sobre dignidade humana em tempo de pandemia. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 8, n. 2, p. 7–10, 2020. DOI: 10.5016/ridh.v8i2.5. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/5. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Editorial