Literatura e psiquismo cultural: o encontro da arte com os direitos humanos na infância

Autores

  • Clara Cassiolato Junqueira
  • Cláudia Aparecida Valderramas Gomes

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v9i1.36

Palavras-chave:

Literatura, Psiquismo, Direitos humanos, Infância

Resumo

Este ensaio é um recorte teórico de uma pesquisa de mestrado, em curso, que investiga a arte literária como fenômeno estético capaz de desenvolver o psiquismo infantil. Os principais objetivos são: apresentar uma concepção de arte baseada na psicologia histórico-cultural, discorrer sobre a função da literatura para a constituição de um psiquismo cultural e apontar algumas implicações desse processo para a educação em direitos humanos. O aporte teórico utilizado destaca noções e conceitos sobre literatura e, de maneira mais específica, algumas explicações da psicologia de Vigotski sobre os efeitos que decorrem da relação entre arte e psiquismo. Para ilustrar o encontro da arte com os direitos humanos na infância, a literatura é apresentada como um conhecimento artístico a partir da sua principal forma de materialização, os livros. Dependendo de como a escola decide trabalhar com a arte literária, essa psicologia destaca que é possível produzir a vivência estética fomentando reações e emoções a partir da obra ou, tão somente, cumprir a função pedagógica por meio do uso prático do livro. As implicações para uma educação em direitos humanos precisa considerar a escola como lugar destinado a favorecer a presença da arte literária objetivada em livros, que sejam capazes de estimular um pensamento crítico e reflexivo nas crianças e jovens, além de outros contextos que facilitem o encontro desse público com a cultura, educação e arte, tendo em vista o desenvolvimento de um psiquismo cultural.

 

Literatura y psiquismo cultural: el impacto del arte en los derechos humanos en la infância

Este ensayo es un extracto teórico de una investigación de maestría en curso que investiga el arte literario como un fenómeno estético capaz de desarrollar la psique de los niños. Los principales objetivos son: presentar una concepción del arte basada en la psicología histórico-cultural, discutir el papel de la literatura en la constitución de una psique cultural y señalar algunas implicaciones de este proceso para la educación en derechos humanos. El aporte teórico utilizado destaca nociones y conceptos sobre la literatura y, más concretamente, algunas explicaciones de la psicología de Vigotski sobre los efectos que resultan de la relación entre arte y psiquismo. Para ilustrar el encuentro entre arte y derechos humanos en la infancia, la literatura se presenta como un conocimiento artístico a partir de su principal forma de materialización, los libros. Dependiendo de cómo la escuela decida trabajar con el arte literario, esta psicología destaca que es posible producir la experiencia estética fomentando reacciones y emociones desde el trabajo o, simplemente, cumplir la función pedagógica a través del uso práctico del libro. Las implicaciones para la educación en derechos humanos necesitan considerar la escuela, como un lugar destinado a favorecer la presencia del arte literario, dirigido a libros que sean capaces de estimular el pensamiento crítico y reflexivo en niños y jóvenes, además de otros contextos que faciliten el encuentro de este público con la cultura, la educación y el arte, con miras a desarrollar una psique cultural.

Palabras clave: Literatura. Psique. Derechos humanos. Infancia.

 

Literature and psychic cultural development: the impact of art with human rights in childhood

This essay is a theoretical outline from an ongoing master’s research that investigates literary art as an aesthetic phenomenon capable of developing the children’s psyche. The main objectives are: to present a conception of art based on Historical-Cultural Psychology, to discuss the role of literature in the constitution of a cultural psyche, and to point out some implications of this process for human rights education. The theoretical contribution used highlights notions and concepts about literature and, more specifically, some explanations of Vigotski’s psychology about the effects that result from the relationship between art and psychism. To illustrate the impact between art and human rights in childhood, literature is presented as an artistic knowledge based on its main form of materialization, books. Depending on how the school decides to work with literary art, this psychology highlights that it is possible to produce the aesthetic experience by fostering reactions and emotions from the work or, just, fulfilling the pedagogical function through the practical use of the book. The implications for human rights education must consider the school, as a place destined to favor the presence of literary art, aimed at books that are capable of stimulating critical and reflective thinking in children and young people, among other contexts that facilitate the encounter of this public with culture, education, and art, intending to develop a cultural psyche.

Keywords: Literature. Psychism. Human rights. Childhood.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Cassiolato Junqueira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Assis.

Cláudia Aparecida Valderramas Gomes

Doutorado em Educação - Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília. Docente no curso de Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Assis.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

AZEVEDO, Ricardo. Livros didáticos e livros de literatura: chega de confusão! Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 5, n. 25, p. 87-88, jan./fev., 1999.

BARROCO, S. M. S.; SUPERTI, T. Vigotski e o estudo da psicologia da arte: contribuições para o desenvolvimento humano. Psicologia & Sociedade, [S. L.], 26(1), 22-31. 2014.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266. Acesso em: 25 jan. 2021.

CANDIDO, A. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1995.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO A. Vários escritos. Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre azul, 2004.

DUARTE, N. A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica. Pro-Posições, Campinas, v. 30, sep 5, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0035. Acesso em: 25 jan. 2021.

FRANCO, Sandra Ap. Pires; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. A categoria marxista conteúdo e forma na leitura literária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 1972-1983, 1 dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8776. Acesso em: 21 jan. 2021.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias e histórias. São Paulo: Ática, 1987.

LUKÁCS, György. Introdução aos escritos estéticos de Marx e Engels. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

LURIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo. São Paulo: Ícone, 1990.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escola: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MORICONI, R.; BRENMAN, I. Bocejo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012.

ONU. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Assembleia Geral das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html. Acesso em: 21 jan. 2021.

RAMOS, Graça. Anotações para a leitura visual. In: RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. p. 145-162.

SHUARE, M. La psicología soviética tal como yo la veo. Moscú: Editorial Progresso, 1990.

SILVA, Juliana Pereira; URT, Sonia da Cunha. O valor da arte literária na construção do sentido estético da criança. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 225-246, 12 maio 2016. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3692. Acesso em: 21 jan. 2021.

SOUZA, Renata Junqueira de; RAMOS, Flávia Brocchetto; STEVENSON, Jeff. Sem palavras, apenas fotos para contar a história da humanidade: um caso de arte em Bocejo. Ilha do Desterro, Florianópolis (UFSC), v. 71, n. 2, p. 219-131, 5 jun. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n2p219. Acesso em: 21 jan. 2021.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 1995.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, L. S. A educação estética. In: VIGOTSKI, L.S. Psicologia pedagógica. Tradução Paulo Bezerra, São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 323-363.

Downloads

Publicado

25.06.2021

Como Citar

JUNQUEIRA, C. C.; GOMES, C. A. V. Literatura e psiquismo cultural: o encontro da arte com os direitos humanos na infância. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 9, n. 1, p. 31–45, 2021. DOI: 10.5016/ridh.v9i1.36. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/36. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê