Direitos humanos e literatura: porque os livros mudam as pessoas e as pessoas mudam o mundo

Autores

  • Andréia Inês Hanel Cerezoli
  • Francisca Monteiro da Silva Perez
  • José Antonio Ribeiro de Moura
  • Orleane Oliveira Jambeiro

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v9i1.35

Palavras-chave:

Direitos humanos, Literatura, Contação de histórias

Resumo

Este artigo trata da educação em Direitos Humanos entendida como uma pedagogia comprometida com a promoção da dignidade de todo e qualquer ser humano. O objetivo da pesquisa é demonstrar, por meio de atividades, como a literatura infantil pode constituir material inestimável para a educação em Direitos Humanos. A metodologia empreendida na pesquisa tem caráter bibliográfico. A revisão bibliográfica, em nenhum momento, visa esgotar algum tópico apresentado, mas construir um cenário capaz de ilustrar os pressupostos teóricos que alicerçam as sugestões apresentadas e discutidas. Os resultados demonstram a importância da definição dos conceitos teóricos que orientam as discussões, visto as limitações, deturpações e inovações que os conceitos aqui abordados concentram. Concluímos que a contação de histórias, com o cuidado de não tornar a leitura mecânica, é uma atividade em que o contador e o ouvinte têm um encontro no espaço da fantasia, o que pode, efetivamente, modificar as pessoas. Já a metodologia adotada para a escrita deste artigo consiste em apresentar os conceitos teóricos como um passeio pela literatura, afinal Gabriel García Márquez, que dispensa qualificações afirma A vida não é o que a gente viveu e sim o que a gente recorda e como recorda, para contá-la.

 

Derechos humanos y literatura: por qué los libros cambian a las personas y las personas cambian el mundo

Este artículo trata sobre la educación en derechos humanos entendida como una pedagogía comprometida con la promoción de la dignidad de todos y cada uno de los seres humanos. El objetivo de la investigación es demostrar, a través de actividades, cómo la literatura infantil puede ser un material invaluable para la educación en derechos humanos. La metodología utilizada en la investigación tiene carácter bibliográfico. La revisión bibliográfica, en ningún momento, pretende agotar cualquier tema presentado, sino construir un escenario capaz de ilustrar los supuestos teóricos que sustentan las sugerencias presentadas y discutidas. Los resultados demuestran la importancia de definir los conceptos teóricos que guían las discusiones, dadas las limitaciones, tergiversaciones e innovaciones en las que se concentran los conceptos aquí discutidos. Concluimos que contar historias, cuidando que la lectura no sea mecánica, es una actividad en la que el narrador y el oyente tienen un encuentro en el espacio de la fantasía, que efectivamente puede cambiar a las personas. La metodología adoptada para la redacción de este artículo consiste en presentar los conceptos teóricos como un paseo por la literatura, al fin y al cabo Gabriel García Márquez, que no necesita titulación, afirma “La vida no es lo que vivimos, sino lo que recordamos, y cómo se recuerda. para contarlo.

Palabras clave: Derechos humanos. Literatura. Cuentacuentos.

 

Human rights and literature: why books change people and people change the world

This article deals with human rights education understood as a pedagogy committed to promoting the dignity of each and every human being. The objective of the research is to demonstrate, through activities, how children’s literature can be invaluable material for human rights education. The methodology used in the research has a bibliographic character. The bibliographic review, at no time, aims to exhaust any topic presented, but to build a scenario capable of illustrating the theoretical assumptions that underpin the suggestions presented and discussed. The results demonstrate the importance of defining the theoretical concepts that guide the discussions, given the limitations, misrepresentations and innovations that the concepts discussed here concentrate on. We conclude that storytelling, taking care not to make reading mechanical, is an activity in which the storyteller and the listener have an encounter in the space of fantasy, which can effectively change people. The methodology adopted for the writing of this article consists of presenting the theoretical concepts as a walk through literature, after all Gabriel García Márquez, who needs no qualifications, affirms “Life is not what we lived, but what we remember, and how it remembers to tell it.

Keywords: Human rights. Literature. Storytelling.

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Biografia do Autor

Andréia Inês Hanel Cerezoli

Doutora em Letras, Professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Francisca Monteiro da Silva Perez

Mestre em Educação pela UFRN, psicopedagoga do Núcleo de Educação a Distância da  Universidade Federal Rural do Semi-Árido (NEaD/UFERSA).

José Antonio Ribeiro de Moura

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo, Docente Ensino Superior na Universidade Feevale/RS.

Orleane Oliveira Jambeiro

Graduada em Letras, Especialista em Gestão de Organizações Educacionais pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É professora da educação básica.

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Publicado

25.06.2021

Como Citar

CEREZOLI, A. I. H.; PEREZ, F. M. da S. .; MOURA, J. A. R. de; JAMBEIRO, O. O. Direitos humanos e literatura: porque os livros mudam as pessoas e as pessoas mudam o mundo. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 9, n. 1, p. 13–29, 2021. DOI: 10.5016/ridh.v9i1.35. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/35. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê