Educação popular, democracia e Estado: os desafios da educação em direitos humanos

Autores

  • Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v9i2.100

Palavras-chave:

educação popular, democracia, estado, educação em direitos humanos

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre Educação popular, democracia, Estado e os desafios da educação em direitos humanos. Problematizará a relação do Estado, democracia e educação em direitos humanos, no contexto da fragilidade das instituições democráticas no Brasil. Abordará a educação popular de Paulo Freire, como práxis da educação em direitos humanos, na disputa com a concepção da educação bancária, mercantil, domesticadora das classes subalternas e, por fim, apresentam os desafios da democracia e educação em direitos humanos na contraditória sociedade capitalista, e a exigência das lutas sociais para novos enfrentamentos, que contribuam com a educação em direitos humanos como projeto de educação emancipadora, para que possamos construir novos enfrentamentos, por meio das lutas sociais, e contribuir para que este projeto de Educação permeie as múltiplas dimensões que envolvem as relações sociais: educação, a mídia, o sistema de justiça e segurança pública e a sociedade em geral. 

 

Educación popular, democracia y Estado: los retos de la educación en derechos humanos

Resumen: Este artículo pretende reflexionar sobre la educación popular, la democracia, el Estado y los retos de la educación en derechos humanos. Se discutirá la relación entre el Estado, la democracia y la educación en derechos humanos, en el contexto de la fragilidad de las instituciones democráticas en Brasil. Abordará la educación popular de Paulo Freire, como una praxis de la educación en derechos humanos, en la disputa con la concepción de la educación bancaria, mercantil, domesticadora de las clases subalternas y, finalmente, presentará los desafíos de la democracia y la educación en derechos humanos en la contradictoria sociedad capitalista, y la demanda de las luchas sociales por nuevas confrontaciones, que contribuyan a la educación en derechos humanos como proyecto educativo emancipador, para que podamos construir nuevas confrontaciones, a través de las luchas sociales, y contribuir para que este proyecto de Educación permee las múltiples dimensiones que involucran las relaciones sociales: la educación, los medios de comunicación, el sistema de justicia y seguridad pública y la sociedad en general. 

Palabras clave: Educación popular. La democracia. Estado. Educación en derechos humanos.

 

Popular education, democracy, and the state: the challenges of human rights education

Abstract: This article aims to reflect on popular education, democracy, the State and the challenges of human rights education. It will problematize the relationship between the State, democracy and human rights education, in the context of the fragility of democratic institutions in Brazil. It will approach Paulo Freire’s popular education, as a praxis of education in human rights, in the dispute with the conception of banking education, mercantile, domesticating the subordinate classes and, finally, it will present the challenges of democracy and education in human rights in the contradictory capitalist society, and the requirement of social struggles for new confrontations, which contribute to the education in human rights as an emancipating education project, so that we can build new confrontations, through social struggles, and contribute so that this Education project permeates the multiple dimensions that involve social relations: education, the media, the justice and public security system, and society in general. 

Keywords: Popular education. Democracy. State. Education in human rights.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

Doutorado em Serviço Social pela PUC de São Paulo (2006). É docente do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Públicas da Unifesp. Integrante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Famílias (GCAF/Unifesp) e do Conselho Editorial da Revista Uni Freire/IPF.

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BRANDÃO. Carlos Rodrigues. Quando a educação tornou-se educação popular. São Paulo, 2019.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

CHAUI, Marilena. Considerações sobre a democracia e os obstáculos à sua concretização. In: TEIXEIRA, Ana Cláudia Chaves (org.). Os sentidos da democracia e da participação. São Paulo: Instituto Pólis, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de janeiro: Paz e Terra, 27. ed., 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Rio de Janeiro: Paz e Terra, 17. ed., 1987.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 31. ed., 2008.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 3-11, 2000.

GADOTTI, Moacir. A escola cidadã frente ao “Escola Sem Partido”. In: Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação (org.). A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016. p. 149-160. Disponível em: https://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2017/05/escolasempartido_miolo.pdf. Acesso em 24 nov. 2021.

GRAMSCI. Antonio. Caderno do Cárcere. [Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce.] v. 1. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GUERRA, Alexandre et al. Brasil 2016: recessão e golpe. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2017. Disponível em: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2012/12/Alexandre-Guerra-et-al.-Brasil-2016.-Recess%C3%A3o-e-golpe-2017.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021

HOOKS, BELL. Ensinando a transgredir. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

PINI, F. R. O.; SILVA, M. L. O. Educação em direitos humanos, participação e o Estatuto da Criança e do Adolescente. In: FÁVERO, E. T.; PINI, F. R. O.; SILVA, M. L. O. (org.). ECA e a Proteção Integral de Crianças e Adolescentes. São Paulo: Cortez, 2020. p.163–180.

PINI, Francisca Rodrigues de Oliveira e MORAES, Célio Vanderlei (org.). Educação, participação política e direitos humanos. São Paulo: Editora Instituto Paulo Freire, 2011.

PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 1986.

Downloads

Publicado

12.12.2021

Como Citar

RODRIGUES DE OLIVEIRA PINI, F. Educação popular, democracia e Estado: os desafios da educação em direitos humanos. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 9, n. 2, p. 75–88, 2021. DOI: 10.5016/ridh.v9i2.100. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/100. Acesso em: 6 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê