A educação diante das mídias digitais

um breve olhar sobre o desenvolvimento intelectual durante o processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/6m47p915

Palavras-chave:

Educação, Midiatização, Mídias digitais, Desenvolvimento intelectual, Ensino-aprendizagem

Resumo

As mídias digitais vêm impactando a sociedade em diversas esferas, bem como econômicas, de saúde, segurança e não diferentemente das demais, a educacional. Com a popularização dos serviços de internet móvel em alta velocidade, os smartphones seguiram tendência e representaram a inclusão de milhares de pessoas à rede mundial de computadores. Dado essa realidade, essas ferramentas trouxeram consigo, a explosão do uso desses dispositivos pelas crianças e jovens. Portanto, esse artigo busca compreender o paradigma do desenvolvimento intelectual desse grupo a partir do processo de ensino-aprendizagem influenciado por essas mídias através de breve revisão bibliográfica e análise de dados disponibilizados por instituições sobre o tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Francisco Ananias Junior, Universidade Estadual Paulista - Unesp

    Doutorando e Mestre em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Membro do Grupo de Pesquisa Ciências da Mídia e, Comunicação promovido pela Unesp. Possui graduação em Tecnologia de Gestão em Marketing pelo Instituto de Ensino Superior de Bauru - IESB/PREVE e em Pedagogia (2024) pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP.

  • Osvando José de Morais, Universidade Estadual Paulista - Unesp

    Pesquisador Livre-Docente em Hermenêutica Midiática e Humanismo (2024) pela Unesp. Pós-doutor em Teorias da Comunicação e Hermenêutica pela FAAC - UNESP, Campus de Bauru. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA - USP. Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP - Universidade de São Paulo. Bacharel em Letras Português e Russo pela FFLCH - USP.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Pesquisadores alertam para riscos de crianças expostas a telas. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-05/pesquisadores-alertam-para-riscos-de-criancas-expostas-telas. Acesso em: 25 abr. 2024.

BBC. 'Geração digital': por que, pela 1ª vez, filhos têm QI inferior ao dos pais. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-54736513. Acesso em: 30 abr. 2024.

BEUTLER, Dário; TEIXEIRA, Adriano. As complexidades da cibercultura em Pierre Lévy e seus desdobramentos sobre a educação. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 514-523.

CETIC.BR. TIC Kids Online Brasil 2023: Crianças estão se conectando à Internet mais cedo no país. Disponível em: https://cetic.br/pt/noticia/tic-kids-online-brasil-2023-criancas-estao-se-conectando-a-internet-mais-cedo-no-pais/. Acesso em: 15 abr. 2024.

CETIC.BR. TIC Educação – 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/educacao/2022/alunos/. Acesso em: 15 abr. 2024.

DE OLIVEIRA MENESES, Marilyse; ANDRADE, Elaine Maria Leite Rangel. Relação entre depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone em estudantes de enfermagem na COVID-19. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 32, p. e4057-e4057, 2024.

DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais: Por que, pela 1a vez, filhos têm QI inferior ao dos pais. Vestígio Editora, v. 3, 2021.

IBGE. Panorama Censo 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/. Acesso em: 30 abr. 2024.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MARTINS, Onilza Borges; MOSER, Alvino. Conceito de mediação em Vygotsky, Leontiev e Wertsch. Revista Intersaberes, v. 7, n. 13, p. 8-28, 2012.

NOBRE, Juliana Nogueira Pontes et al. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & saúde coletiva, v. 26, p. 1127-1136, 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. SBP atualiza recomendações sobre saúde de crianças e adolescentes na era digital. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/sbp-atualiza-recomendacoes-sobre-saude-de-criancas-e-adolescentes-na-era-digital/. Acesso em: 10 jan. 2024.

STEINBERG, S. R., & KINCHELOE, J. L. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância (J. E. J. Bricio, Trad.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

UNESCO. Relatório de monitoramento global da educação, resumo, 2023: a tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem?. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por. Acesso em: 15 abr. 2024

VYGOTSKY, Lev. Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins, 1998.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Edição

Seção

Dossiê: Lusofonia em Debate

Como Citar

ANANIAS JUNIOR, Luiz Francisco; MORAIS, Osvando José de. A educação diante das mídias digitais: um breve olhar sobre o desenvolvimento intelectual durante o processo de ensino-aprendizagem. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 19, n. 2, p. 189–202, 2024. DOI: 10.5016/6m47p915. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/637.. Acesso em: 28 dez. 2024.