A educação diante das mídias digitais
um breve olhar sobre o desenvolvimento intelectual durante o processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5016/6m47p915Palavras-chave:
Educação, Midiatização, Mídias digitais, Desenvolvimento intelectual, Ensino-aprendizagemResumo
As mídias digitais vêm impactando a sociedade em diversas esferas, bem como econômicas, de saúde, segurança e não diferentemente das demais, a educacional. Com a popularização dos serviços de internet móvel em alta velocidade, os smartphones seguiram tendência e representaram a inclusão de milhares de pessoas à rede mundial de computadores. Dado essa realidade, essas ferramentas trouxeram consigo, a explosão do uso desses dispositivos pelas crianças e jovens. Portanto, esse artigo busca compreender o paradigma do desenvolvimento intelectual desse grupo a partir do processo de ensino-aprendizagem influenciado por essas mídias através de breve revisão bibliográfica e análise de dados disponibilizados por instituições sobre o tema.
Downloads
Referências
AGÊNCIA BRASIL. Pesquisadores alertam para riscos de crianças expostas a telas. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-05/pesquisadores-alertam-para-riscos-de-criancas-expostas-telas. Acesso em: 25 abr. 2024.
BBC. 'Geração digital': por que, pela 1ª vez, filhos têm QI inferior ao dos pais. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-54736513. Acesso em: 30 abr. 2024.
BEUTLER, Dário; TEIXEIRA, Adriano. As complexidades da cibercultura em Pierre Lévy e seus desdobramentos sobre a educação. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 514-523.
CETIC.BR. TIC Kids Online Brasil 2023: Crianças estão se conectando à Internet mais cedo no país. Disponível em: https://cetic.br/pt/noticia/tic-kids-online-brasil-2023-criancas-estao-se-conectando-a-internet-mais-cedo-no-pais/. Acesso em: 15 abr. 2024.
CETIC.BR. TIC Educação – 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/educacao/2022/alunos/. Acesso em: 15 abr. 2024.
DE OLIVEIRA MENESES, Marilyse; ANDRADE, Elaine Maria Leite Rangel. Relação entre depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone em estudantes de enfermagem na COVID-19. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 32, p. e4057-e4057, 2024.
DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais: Por que, pela 1a vez, filhos têm QI inferior ao dos pais. Vestígio Editora, v. 3, 2021.
IBGE. Panorama Censo 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/. Acesso em: 30 abr. 2024.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARTINS, Onilza Borges; MOSER, Alvino. Conceito de mediação em Vygotsky, Leontiev e Wertsch. Revista Intersaberes, v. 7, n. 13, p. 8-28, 2012.
NOBRE, Juliana Nogueira Pontes et al. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & saúde coletiva, v. 26, p. 1127-1136, 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. SBP atualiza recomendações sobre saúde de crianças e adolescentes na era digital. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/sbp-atualiza-recomendacoes-sobre-saude-de-criancas-e-adolescentes-na-era-digital/. Acesso em: 10 jan. 2024.
STEINBERG, S. R., & KINCHELOE, J. L. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância (J. E. J. Bricio, Trad.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
UNESCO. Relatório de monitoramento global da educação, resumo, 2023: a tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem?. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por. Acesso em: 15 abr. 2024
VYGOTSKY, Lev. Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Francisco Ananias Junior, Osvando José de Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.