O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

 

Os trabalhos, recebidos exclusivamente por meio de nosso sistema eletrônico, serão submetidos à apreciação e seleção do Conselho Consultivo e avaliação por pares desde que se enquadrem no Foco e Escopo da revista e respeitem os seguintes critérios e normas para submissões:
 
1. Os trabalhos devem ser originais, e inéditos em livros e revistas acadêmicas, e abordar pesquisas sobre comunicação midiática. Não serão aceitos trabalhos de caráter meramente opinativo/reflexivo que não apresentem resultados e discussões oriundos de pesquisa teórica ou empírica. Da mesma forma, serão rejeitados textos de revisão bibliográfica que não apresentem grau de análise/reflexão teórica que constitua efetivamente uma contribuição original à área da Comunicação.
 
2. Os artigos podem ser produzidos por doutores ou por doutores em co-autoria com doutorandos (desde que o primeiro autor seja doutor) com o máximo de três autores; as resenhas podem ser produzidas por alunos de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico ou profissionalizante e doutorado), mestres e doutores.
 
3. Os artigos e resenhas podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, sendo publicadas suas versões originais.
 
4. O trabalho deve ser enviado exclusivamente por meio do sistema, mediante cadastro prévio do autor.
 
5. Para assegurar a avaliação cega dos trabalhos, solicitamos que toda identificação autoral (nomes no corpo do texto e marcas de autoria nas propriedades do documento) seja retirada do arquivo. O autor deve informar nome completo, titulação, instituição de origem e resumo da biografia de até três linhas em seu perfil cadastral.
 
6. Os textos devem ser entregues em formato Word (preferencialmente .docx), com até 2 MB (caso o tamanho do arquivo extrapole esse limite, aconselhamos anexar imagens como documentos suplementares), margens superior e inferior de 2,5 cm e margens esquerda e direita de 3 cm, na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5.
 
7. Os artigos devem ter o mínimo de 30 mil e o máximo de 45 mil caracteres (com espaços), incluindo títulos, resumos e referências; as resenhas devem ter no mínimo duas e no máximo três páginas. A extensão das referências não deve ser superior a duas páginas. Abriremos exceções para utilização de mais de duas páginas para os casos em que jornais e revistas sejam utilizados como corpus de análise e estes constem na lista de referências.
 
8. Fontes em caixa alta deverão se restringir ao uso de siglas e às referências bibliográficas; destaques em negrito podem ser utilizados apenas no título e intertítulos do trabalho; notas de rodapé devem estar em corpo 9 e se restringir a comentários estritamente necessários ao desenvolvimento da exposição, e não para citações bibliográficas.
 
9. As imagens utilizadas devem conter o crédito completo (autor e fonte) e os autores devem se responsabilizar pela permissão para reprodução das imagens, respeitando os direitos autorais nacionais e internacionais (Lei 9.610 e Convenção de Berna da Organização Mundial da Propriedade Intelectual). Abaixo de cada imagem, no corpo do trabalho, deve constar sua respectiva legenda e crédito, precedidos pela palavra “Figura”, a numeração seriada e dois pontos. Ex.: Figura 3: Natureza Morta, 1960, Giorgio Morandi (Museo Morandi, Bolonha). A utilização de tabelas deve seguir a mesma formatação (NBR 6021).
 
10. Os trabalhos devem ser apresentados de acordo com a seguinte estrutura, conforme a norma ABNT (NBR 6022):
- Título, em caixa alta e baixa, seguido das versões do título em espanhol e em inglês.
- Resumo de 5 a 10 linhas, contendo de 3 a 5 palavras-chaves, seguido das versões em espanhol e inglês do resumo e palavras-chave.
- Resenhas não devem conter resumo e palavras-chave. Após o título da resenha (também traduzido para espanhol e inglês), que deve ser diferente do título da obra resenhada, deverá constar referência completa da obra (Título. Nome e sobrenome do autor. Cidade: Editora, ano. Número de páginas. ISBN).
- Corpo do texto: justificado, com recuo de parágrafos (1ª linha) de 1,25 cm. Intertítulos (não-numerados) devem ser precedidos por uma linha em branco. Citações de até três linhas devem ser incorporadas no interior do texto, entre aspas e seguidas da referência (sobrenome do autor, ano e páginas) entre parênteses, seguindo a NBR 10520 (ABNT). Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4 cm, e separadas por linhas em branco, antes e depois da citação, com espaçamento simples, sem aspas, seguidas pela referência da obra no padrão acima indicado. Referências completas deverão ser apresentadas apenas no final do trabalho, em “Referências”, conforme norma da ABNT em vigor (NBR 6023), com espaçamento simples e em ordem alfabética.
 
 
Normas para Autores/as (Trabajos en Español)
 
Los artículos, recibidos sólamente por medio de nuestro sistema electrónico, serán enviados al Consejo Consultivo y a la evaluación por pares desde que se encajen en la descripción de la revista y que cumplan con los siguientes criterios y normas de presentación:
 
1. Los trabajos deben ser originales e inéditos, en libros y revistas académicas, y deben abordar investigaciones sobre la comunicación mediática. No serán aceptados textos de caráter meramente opinativo/reflexivo que no presenten resultados y discussiones originados por investigación teórica o empírica. Del mismo modo, serán recusados textos de revisión bibliográfica que no presenten grado de análisis/reflexión teórica que constituya efectivamente una contribución original a la área de la Comunicación.
 
2. Se pueden enviar artículos por doctores o doctores en co-autoría con estudiantes de doctorado (desde que el primer autor sea doctor) hasta el máximo de tres autores, y revisiones por alumnos de posgrados, másters y doctores.
 
3. Se aceptan artículos y revisiones escritos en portugués, español o inglés, que serán publicados en sus versiones originales.
 
4. El trabajo debe ser enviado exclusivamente por el sistema, después del registro previo del autor.
 
5. Para garantizar una evaluación ciega de la obra, es necesario que todas las identificaciones del autor (nombres en el texto y las etiquetas autorales en las propiedades del
documento) sean quitadas del archivo. El autor debe informar su nombre completo, título, institución de origen y una breve biografía de hasta tres líneas en el perfil del registro.
 
6. Los textos deberán presentarse en formato Word (.docx), hasta 2 MB (si extrapola este límite, consejamos anejar las imágenes como documientos suplementares), márgenes superior e inferior de 2,5 cm y márgenes derecha e izquierda de 3 cm, fuente Times New Roman, tamaño 12, interlineado 1,5.
 
7. Los artículos deben tener un mínimo de 30 mil y un máximo de 45 mil caracteres, incluyendo títulos, resúmenes y referencias; las revisiones deben ter por lo menos dos y hasta tres páginas. La extensión de las referencias no debe ser superior a dos páginas. Abriremos excepciones para utilización de más de dos páginas para los casos en que jornales y revistas sean utilizados como corpus de análisis y estean incluidos en la lista de referencias.
 
8. Fuentes en caja alta se limitan al uso de siglas y a las referencias; destaques en negrito sólo se utilizan en el título y en los intertítulos; las notas al pie deben tener la fuente en tamaño 9 y se restringen a los comentarios estrictamente necesarios para el desarrollo de la presentación, y no para las citas.
 
9. Las imágenes utilizadas deben contener el crédito completo (autor y fuente) y los autores asumen la responsabilidad por tener la autorización para reproducirlas, respetando los derechos autorales nacionales e internacionales (Ley 9610 y la Convención de Berna de la Organización Mundial de la Propiedad Intelectual). Bajo cada imagen, en el cuerpo de trabajo, se incluirá su respectiva leyenda y crédito, precedidos por la palabra "Figura", el número seriado y los dos puntos. Ejemplo: Figura 3: Naturaleza muerta, 1960, Giorgio Morandi (Museo Morandi, Boloña). El uso de las tablas se sigue en el mismo formato.
 
10. Los trabajos deben ser presentados en conformidad con la siguiente estructura:
- Título en caja alta y baja, seguido por las versiones del título en portugués e inglés.
- Resumen de 5 a 10 líneas, conteniendo de 3 a 5 palabras clave, seguido por las versiones en portugués e Inglés.
- Las revisiones no deben contener resumen y palabras clave. Después del título de la revisión (también traducido para portugués y inglés), que sea diferente del título de la obra reseñada, se incluye la referencia completa de la obra (Título. Nombre y apellido del autor. Ciudad: Editoria, año de publicación. Número de páginas. ISBN).
- El cuerpo del texto: justificado, con 1,25 cm de sangrías de párrafo (primera línea). Intertítulos (no numerados) se preceden por una línea en blanco. Las citas de hasta tres líneas deben ser incorporadas en el texto, entre comillas y seguidas de la referencia entre paréntesis (apellido del autor, año y páginas).  Las citas de más de tres líneas deben ser en párrafo separado, con sangrías de 4 cm, seguido y precedido por líneas en blanco, a un espacio, sin comillas, seguido de la referencia ejemplificada anteriormente. Las referencias completas se presentan sólo al final del trabajo, en "Referencias", a un espacio, alfabeticamente.
 
 
Author Guidelines (Papers in English)
 
The papers, received only by our electronic system, will be submitted for examination and selection of the Advisory Council and peer review, since they fit in the journal description and comply with the guidelines bellow:
 
1. Papers must be original and unpublished in books and academic journals, and derive from research on Media Communication. We will not accept works consisted of mere opinion/reflexion, which do not present results and discussions originated by theoretical or empirical research. There will be also rejected bibliographical reviewswhich do not present a level of discussion or analysis that indeed constitute an original contribution to Communication Studies.
 
2. The papers may be authored by PhDs or by PhDs in co-authorship with PhD candidates (as long as the first author has a PhD degree), with a maximum of three authors per paper; book reviews can be authored by students in graduate programs, masters and PhDs.
 
3. Papers and book reviews may be written in Portuguese, Spanish or English, and are published in their original versions.
 
4. The paper must be sent solely through the electronic system, after author registration.
 
5. To ensure blind review of the paper, all author identification (names in the text and tags in the document properties) must be removed from the file. The author must provide full name, title, institution of origin and a brief biography of up to three lines in registration profile.
 
6. The texts must be submitted in Word format (.docx), up to 2 MB (if the file exceeds this limit, we recommend to attach images as supplementary files), top and bottom margins of 2.5 cm, left and right margins of 3 cm, Times New Roman font, size 12, spacing 1,5.
 
7. Articles must have minimum 35 thousand and maximum 45 thousand characters, including titles, abstracts, and; reviews should be at least two and up to three pages long. The references list shall not be longer than two pages. We will open exceptions in case the author analyzes newspaper or magazine pieces and these are listed with the references.
 
8. Fonts in capital letters are restricted to acronyms and references; bold highlights are only used in title and intertitles; footnotes must be in font body 9 and restricted to comments that are strictly necessary to the exposure development, not for quotations.
 
9. The images must contain full credit (author and source) and the authors are responsible for the permission to reproduce the images, while respecting national and international copyright (9610 Law and the Berne Convention of the World Intellectual Property Organization). Below each image, in the body of the text, its respective subtitle and credit must be included, preceded by the word "Figure", the serial number and colon. Example: Figure 3: Still Life, 1960, Giorgio Morandi (Museo Morandi, Bologna). The use of tables must follow the same format.
 
10. Entries must be submitted in accordance with the following structure:
- Title, in upper and lower case, followed by its versions in Portuguese and Spanish (which the journal shall provide if the author is not fluent in these languages).
- Abstract from 5 to 10 lines, containing from 3 to 5 keywords, followed by its versions in Portuguese and Spanish.
- Reviews must not contain abstract and keywords. After the title of the review (also translated to Portuguese and Spanish), which must be different from the title of the reviewed work, the work full reference must be included (Title. Author’s first and surname. City: Publisher, year. Number of pages. ISBN).
- Body text: justified, paragraph indents of 1.25 cm (1st line). Intertitles (not numbered) must be preceded by a blank line. Citations up to three lines must be incorporated within the text, quoted and followed by the reference in parentheses (author, year and pages). Citations of more than three lines must be separated in a paragraph with a 4 cm indent, separated by blank lines before and after, single spaced, without quotation marks, followed by the reference exemplified above. Full references must be put in the end of the paper, as "References", single spaced, in alphabetical order.
 

 

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original não expressa apenas opinião/reflexão ou revisão bibliográfica e inédita em livros e revistas acadêmicas, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor", durante o processo de submissão.
    ....................

    La contribución es original, no expresa solamente la opinión/reflexión de su autor o recensión bibliográfica y está inédita en libros y revistas académicas, y no está siendo evaluada para su publicación en otra revista; lo contrario debe ser justificado en "Comentários ao Editor", durante el proceso de envío.

    ....................

    The contribution is original, does not just express the opinion/thoughts of its writer or bibliographical review, has not been published in books or academic journals, and it is not being reviewed for publication elsewhere; otherwise, it must be explained in "Comentários ao Editor", during the submission process.

  2. O primeiro autor do artigo possui o título de doutor (para a seção de Artigos).
    ....................

    El primer autor del artículo tiene el título de doctor (para la seccion de Artículos).
    ....................

    The article first author has a doctor degree (for the section Articles).

  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
    ....................

    URLs de las referencias se han proporcionado cuando necesario.
    ....................

    References with URLs have been provided when necessary.

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
    ....................

    El texto cumple con los requisitos bibliográficos y de estilo indicados en las Normas para Autores/as.
    ....................

    The text complies with the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista para avaliação por pares. Todos os autores devem ser informados nos metadados de submissão.
    ....................

    La identificación de la autoría de la obra fue retirada del archivo y de la opción Propiedades en Word, lo que garantiza el criterio de la confidencialidad de la evaluación por pares. Las informaciones de todos los autores fueron proporcionadas en el registro de metadatos del envío.
    ....................

    The authorship identification of the paper was removed from the text and from the Properties option in Word, thus ensuring the confidentiality criteria for the peer review. Data of all authors were informed in metadata submission.

 

Declaração de Direito Autoral

 

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
 
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
 
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
 
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.

....................

Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los seguientes términos:
 
1. Autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primer publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License, la cual permite compartir el artículo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
 
2. Autores están autorizados para señalar contratos adicionales en separado, para distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ex.: publicar en repositório institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
 
3. Autores están permitidon y son estimulados a publicar y distribuyer su trabajo online (ex.: en repositórios institucionales o en su página personal) en cualquier punto después del proceso editorial.

....................

Authors who publish in this journal agree with the following terms:
 
1. Authors keep intellectual property of their articles and grant the journal the first publication rights, in which the work has a Creative Commons Attribution License which allows for sharing the paper as long as authorship and first publication in this journal are acknowledged.
 
2. Authors are allowed for signing additional contracts separately, for a non-exclusive distribution of the version of the article which was published by this journal (e.g.: publishing at an institutional repository or as a book chapter), as long as authorship and first publication in this journal are acknowledged.
 
3. Authors have permission and incentive to publish and share their works online (e.g.: publishing at an institutional repository or at their personal websites) at any moment after editorial process.
 

 

 

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

....................

Los nombres y direcciones informados en esta revista son usados exclusivamente para los servicios prestados por esta publicación, no sendo disponibilizados para otras finalidades o a terceros.

.....................

The names and addresses displayed in this journal will be used solely for our services, not being available for other uses or third-party persons or organizations.

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.