Literacia Midiática: desafios para uma cidadania digital inclusiva no contexto da Educação Básica brasileira

Autores

  • Egle Muller Spinelli Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)
  • Tânia Marcia Cezar Hoff Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)
  • Sabrina Cancoro Generali Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)
  • Isabela Afonso Portas Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

DOI:

https://doi.org/10.5016/cm.v18i1.572

Palavras-chave:

Literacia midiática, consumo midiático, cidadania digital, ensino básico

Resumo

A partir de referencial teórico sobre literacia midiática e cidadania digital, bem como dos resultados de pesquisa longitudinal sobre uso e consumo de mídia, que contempla metodologia quantitativa/survey e qualitativa/grupo focal com professores das redes pública e privada do Ensino Básico de São Paulo, este artigo busca identificar desafios e oportunidades, apontados pelos educadores no período de 2019 a 2022, e refletir sobre aspectos relevantes para a promoção da cidadania digital na sociedade brasileira. Quanto aos resultados, observa-se a relevância da escola como agência promotora de competência crítica midiática, aspecto fundante do exercício de uma cidadania inclusiva em sociedades digitalizadas, e a urgência de formação continuada para educadores com foco nos processos de recepção e produção envolvidos no consumo midiático.

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Biografia do Autor

  • Egle Muller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

    Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM-ESPM) e docente do curso de graduação em Jornalismo. Vice-coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega e líder do grupo de pesquisa Comunicação, Literacias Digitais e Consumo (DIGICOM)

  • Tânia Marcia Cezar Hoff, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

    Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM -ESPM). Coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega e líder do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPq, Comunicação, Discursos e Biopolíticas do consumo (BIOCON).

  • Sabrina Cancoro Generali, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo

    (ESPM), integrante do grupo de pesquisa Deslocar e da Cátedra Maria Aparecida Baccega.

  • Isabela Afonso Portas, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP, bolsista CAPES/Prosup integral e integrante da Cátedra Maria Aparecida Baccega e do Grupo de Pesquisa Comunicação, Literacias Digitais e Consumo (DIGICOM).

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Publicado

10-06-2024

Como Citar

SPINELLI, Egle Muller; HOFF, Tânia Marcia Cezar; GENERALI, Sabrina Cancoro; PORTAS, Isabela Afonso. Literacia Midiática: desafios para uma cidadania digital inclusiva no contexto da Educação Básica brasileira. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 18, n. 1, p. 76–97, 2024. DOI: 10.5016/cm.v18i1.572. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/572.. Acesso em: 19 dez. 2024.