Literacia Midiática: desafios para uma cidadania digital inclusiva no contexto da Educação Básica brasileira

Autores

  • Egle Muller Spinelli Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)
  • Tânia Marcia Cezar Hoff Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)
  • Sabrina Cancoro Generali Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)
  • Isabela Afonso Portas Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

DOI:

https://doi.org/10.5016/cm.v18i1.572

Palavras-chave:

Literacia midiática, consumo midiático, cidadania digital, ensino básico

Resumo

A partir de referencial teórico sobre literacia midiática e cidadania digital, bem como dos resultados de pesquisa longitudinal sobre uso e consumo de mídia, que contempla metodologia quantitativa/survey e qualitativa/grupo focal com professores das redes pública e privada do Ensino Básico de São Paulo, este artigo busca identificar desafios e oportunidades, apontados pelos educadores no período de 2019 a 2022, e refletir sobre aspectos relevantes para a promoção da cidadania digital na sociedade brasileira. Quanto aos resultados, observa-se a relevância da escola como agência promotora de competência crítica midiática, aspecto fundante do exercício de uma cidadania inclusiva em sociedades digitalizadas, e a urgência de formação continuada para educadores com foco nos processos de recepção e produção envolvidos no consumo midiático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Egle Muller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

    Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM-ESPM) e docente do curso de graduação em Jornalismo. Vice-coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega e líder do grupo de pesquisa Comunicação, Literacias Digitais e Consumo (DIGICOM)

  • Tânia Marcia Cezar Hoff, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

    Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM -ESPM). Coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega e líder do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPq, Comunicação, Discursos e Biopolíticas do consumo (BIOCON).

  • Sabrina Cancoro Generali, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo

    (ESPM), integrante do grupo de pesquisa Deslocar e da Cátedra Maria Aparecida Baccega.

  • Isabela Afonso Portas, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP, bolsista CAPES/Prosup integral e integrante da Cátedra Maria Aparecida Baccega e do Grupo de Pesquisa Comunicação, Literacias Digitais e Consumo (DIGICOM).

Referências

AMPUDIA, R.; DEODORO, J. O futuro da escola e a escola do futuro (Entrevista com José Pacheco). Podcast Folha na Sala, Folha de S.Paulo e Itaú Cultural. Podcast, 7 dez. 2021. Disponível em: https://spoti.fi/3Be3s32. Acesso em: 30 nov. 2023.

BACCEGA, M. A. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. In Comunicação & Educação, v. 14, n. 3, pp. 19-28, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43579. Acesso em: 30 nov. 2023.

BACCEGA, M. A. O consumo no campo comunicação/educação: importância para cidadania. In: ROCHA, R. M.; CASAQUI, V., Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. Porto Alegre: Sulina, 2012.

BUCKINGHAM, D. A evolução da educação midiática no Reino Unido: algumas lições da história. Comunicação & Educação, 21(1), 73-83, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110715. Acesso em: 13 dez. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2uLz78O. Acesso em: 10 nov. 2023.

CASEY, P. M.; SPIRES, H.; KERHOFF, S. Digital Literacy for the 21st Century. In: KHOSROW-POUR, M. Encyclopedia of Information Science and Technology. IGI-GlobalEditors, 2018.

CARLSSON, U. Understanding Media and Information Literacy (MIL) in the Digital Age. A Question of Democracy. Sweden: UNESCO, 2019.

CETIC.BR; NIC.BR. Resumo Executivo - Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2020, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3BJ2ewY. Acesso em: 28 nov. 2023.

COSTIN, C. Desafios da educação no Brasil após a covid19. In: COSTIN, C. et al., A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavirus, pp. 7-10. Porto Alegre: Ed. do Autor, 2020. Disponível em: https://bit.ly/37tCRmc. Acesso em: 10 nov. 2023.

COULDRY, N. Mediatization or mediation? Alternative understandings of the emergent space of digital storytelling. New Media & Society, v. 10, n. 3, 2008.

FÍGARO, R. Informação, um bem público, direito do cidadão!. In: Comunicação & Educação, 11(3), pp. 393-407, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37602. Acesso em: 10 nov. 2023.

GENERALI, S.; SPINELLI, E.; HOFF, T.; PORTAS, I. A interface comunicação/educação e o papel da escola na formação de cidadãos: notas sobre biopolítica. Anais 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/2s37ejn9. Acesso em: 10 nov. 2023.

GOMES, G.F.; OLIVEIRA, K.K.S.; SOUZA, R.A.C. Competências da Cidadania Digital: especificação e avaliação de uma proposta de experiência de ensino-aprendizagem. Revista Gest@o.org, v.19, n. 2, 2021.

GRIZZLE, A. et. al. Media and information literate citizens: think critically, click wisely! UNESCO Open Access Repository, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377068. Acesso em: 20 nov. 2023.

GRIZZLE, A. et al. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: UNESCO, Cetic.br, 2016.

HOFF, T.; SPINELLI, E.; GENERALI, S. Primeira Síntese de Resultado de Pesquisa – grupo focal com professores do Ensino Básico: Como se dá o consumo de mídia pelos professores? Relatório - Grupo Focal com Professores Escola Básica: educação e consumo de mídia. São Paulo: ESPM, 2019a. Disponível em: https://bit.ly/3CXxr0r. Acesso em: 30 nov. 2023.

HOFF, T.; SPINELLI, E.; GENERALI, S. Segunda Síntese de Resultado de Pesquisa – grupo focal com professores do Ensino Básico: Como trabalham/produzem mídia na sala de aula. Relatório - Grupo Focal com Professores Escola Básica: educação e consumo de mídia. São Paulo: ESPM, 2019b. Disponível em: https://bit.ly/3wVtV2A. Acesso em: 30 nov. 2023.

HOFF, T.; SPINELLI, E.; GENERALI, S. Survey com educadores Educação Básica. São Paulo: ESPM, 2019c. Disponível em: https://bit.ly/3B9mTtD. Acesso em: 30 nov. 2023.

HOFF, T.; SPINELLI, E.; GENERALI, S. Sexta Síntese de Resultado de Pesquisa – grupo focal com professores do Ensino Básico: O que professores demandam de um curso de educação para os meios (e para o consumo)? Relatório - Grupo Focal com Professores Escola Básica: educação e consumo de mídia. São Paulo: ESPM, 2019d. Disponível em: https://tinyurl.com/yc5ep5hm. Acesso em: 30 nov. 2023.

HOFF, T., SPINELLI, E., GENERALI, S., PORTAS, I. Primeira Síntese de Resultado de Pesquisa – grupo focal com professores do Ensino Básico: Como se dá o consumo de mídia pelos professores? Relatório - Grupo Focal com Professores Escola Básica: educação e consumo de mídia. São Paulo: ESPM, 2020a. Disponível em: https://bit.ly/3THX3nH. Acesso em: 30 nov. 2023.

HOFF, T., SPINELLI, E., GENERALI, S., PORTAS, I. Survey com educadores Educação Básica. São Paulo: ESPM, 2020b. Disponível em: https://bit.ly/3cPyHrO. Acesso em: 3 dez. 2023.

HOFF, T., SPINELLI, E., GENERALI, S., PORTAS, I. Terceira Síntese de Resultado de Pesquisa – grupo focal com professores do Ensino Básico: Há consciência crítica do uso da mídia pelos alunos? Relatório - Grupo Focal com Professores Escola Básica: educação e consumo de mídia. São Paulo: ESPM, 2020c. Disponível em: https://bit.ly/3RxBAw3. Acesso em: 3 dez. 2023.

HOFF, T., SPINELLI, E., GENERALI, S., PORTAS, I. Sexta Síntese de Resultado de Pesquisa – grupo focal com professores do Ensino Básico: O que professores demandam de um curso de educação para os meios (e para o consumo)? Relatório - Grupo Focal com Professores Escola Básica: educação e consumo de mídia. São Paulo: ESPM, 2020d. Disponível em: https://tinyurl.com/5awahmut. Acesso em: 3 dez. 2023.

HOFF, T., SPINELLI, E., GENERALI, S., PORTAS, I. Literacias digitais e midiáticas para professores e alunos em contexto de pandemia. In: GERALDES, Elen; PIMENTA, G.; BELISÁRIO, K.; PINTO, R.; REIS, R. Comunicação e ciência na era covid-19. São Paulo: Intercom, 2021a, pp. 187-199. Disponível em: https://bit.ly/3ebI8Su. Acesso em: 3 dez. 2023.

HOFF, T., SPINELLI, E., GENERALI, S., PORTAS, I. Segunda Síntese de Resultado de Pesquisa – grupo focal com professores do Ensino Básico: Como trabalham/produzem mídia na sala de aula. Relatório - Grupo Focal com Professores Escola Básica: educação e consumo de mídia. São Paulo: ESPM., 2021b. Disponível em: https://tinyurl.com/y7npw984. Acesso em: 3 dez. 2023.

HOFF, T., SPINELLI, E., GENERALI, S., PORTAS, I. Survey com educadores Educação Básica. São Paulo: ESPM, 2021c. Disponível em: https://bit.ly/3qakqJb. Acesso em: 3 dez. 2023.

HOFF, T., SPINELLI, E., GENERALI, S., PORTAS, I. Terceira Síntese de Resultado de Pesquisa – grupo focal com professores do Ensino Básico: Há consciência crítica do uso da mídia pelos alunos? Relatório - Grupo Focal com Professores Escola Básica: educação e consumo de mídia. São Paulo: ESPM, 2021d. Disponível em: https://tinyurl.com/cvt26dc7. Acesso em: 3 nov. 2023.

HOFF, T. M. C.; SPINELLI, E. M.; GENERALI, S.; PORTAS, I.; CARO, L. Survey com Educadores da Educação Básica: educação e consumo de mídia 2022. Disponível em: https://catedrabaccega.espm.edu.br/wpcontent/uploads/2023/05/relatorio-survey-2022.pptx.pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.

JÆGER, B. Digital Citizenship - A review of the academic literature. Der moderne staat - dms: Zeitschrift für Public Policy, Recht und Management, v. 14, n. 1, pp. 24-42, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3224/dms.v14i1.09. Acesso em: 3 nov. 2023.

LIVINGSTONE, S. Active Participation or just more information? Young people’s take up of opportunities to act and interact on the internet. Information, Communication & Society, v. 8, n. 3, p. 287-314, 2004.

LIVINGSTONE, S., COUVERING, E. V., THUMIM, N. Adult media literacy: A review of the research literature. London School of Economics and Political Science, 2005.

LYNN, T. et al. Digital Towns Accelerating and Measuring the Digital Transformation of Rural Societies and Economies. Switzerland: Palgrave Macmillan, 2022.

PARK, Y. DQ Global Standards Report 2019: Common Framework for Digital Literacy, Skills and Readiness. DQ Institute, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/3zjdxz26. Acesso em: 10 nov. 2023.

RATIER, R. Da expectativa à realidade. Revista Nova Escola, 12 fev. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/10034/da-expectativa-a-realidade. Acesso em:10 nov. 2023.

RIBBLE, M.; BAILEY, G. Digital citizenship in schools. Washington: International Society for Technology in Education, 2007.

RICHARDSON, J.; MILOVIDOV, E. Digital citizenship education handbook. Concil of Europe, 2019.

WILSON, C.; GRIZZLE, A.; TUAZON, R.; AKYEMPONG, K.; CHEUNG, C. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013.

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

SPINELLI, Egle Muller; HOFF, Tânia Marcia Cezar; GENERALI, Sabrina Cancoro; PORTAS, Isabela Afonso. Literacia Midiática: desafios para uma cidadania digital inclusiva no contexto da Educação Básica brasileira. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 18, n. 1, p. 76–97, 2024. DOI: 10.5016/cm.v18i1.572. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/572.. Acesso em: 28 jun. 2024.