Economia Compartilhada e Mimese: os processos comunicacionais e midiáticos utilizados no percurso das marcas

Autores

  • sandra helena vieira maia universidade paulista
  • Maurício Ribeiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5016/cm.v15i1.455

Palavras-chave:

Economia compartilhada; Mimese; Vínculo; Comunicação; Airbnb.

Resumo

Este artigo tem como propósito refletir acerca de processos midiáticos que mudaram o mercado da hospitalidade, ancorados na economia compartilhada, com base na análise de peças de comunicação da plataforma Airbnb, que nasceu como alternativa para reservas de hospedagens com preços competitivos e a promessa de dar ao hóspede a possibilidade de viver como um “local”, ao mesmo tempo em que oferece ao anfitrião o benefício de uma renda extra. A partir de um avizinhamento entre comunicação, hospitalidade e mimese, que valorizam a criação de vínculos, o artigo propõe a reflexão sobre o setor com foco nas preferências do viajante. Os temas abordados têm como inspiração um olhar mais atento à comunicação da marca e às imagens postadas na plataforma sob a luz da teoria mimética de René Girard.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maurício Ribeiro da Silva

    MAURÍCIO RIBEIRO DA SILVA

    https://orcid.org/0000-0002-7152-2581

    Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2007 e 2000) e Arquiteto e Urbanista (EESC-USP, 1992) . Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNIP (São Paulo - SP).  Foi Diretor de Planejamento de Ensino do Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) em Maringá (PR), Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo - SP) e Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba - SP). Atualmente vinculado ao Grupo de Pesquisas Mídia e Estudos do Imaginário, foi pesquisador, diretor financeiro e diretor presidente do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. Tem experiência nas áreas de Comunicação em questões relacionadas a imagem e cultura e Gestão Acadêmica.

     

    SANDRA HELENA VIEIRA MAIA

    LATTES: http:/ / lattes.cnpq.br/3121799620516345

    Doutoranda em comunicação atuou como docente e coordenou até dez-2019 os cursos de graduação: Tecnologia em Eventos e Bacharelado em Hotelaria no Centro Universitário Senac Santo Amaro. Mestre em comunicação é formada em comunicação social com pós graduação em Administração de Marketing. Atuou em Marketing e Comunicação Corporativa, nos últimos 25 anos. Foi responsável pelo lançamento e pela implementação de inúmeros programas empresariais, de lançamentos de produtos, de projetos de responsabilidade comunitária, além de ter estado à frente de ações mais específicas nas esferas governamentais e corporativas, de produtos e serviços no Brasil e em outros países na América do Sul. Como atividades extracurriculares fez parte de movimentos e grupos visando ao resgate da cidadania e à recuperação do meio ambiente. Participou de grupos de estudo para o desenvolvimento pessoal e aprendizagem, como o Pathwork Group, e é também pós-graduada em Yoga. Concluiu o curso de Aperfeiçoamento em Fundamentos da Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae. É escritora, colunista, palestrante e atua como consultora de comunicação e marketing. Escreve sobre os temas: economia do compartilhamento, comunicação, psicologia aplicada, amor e felicidade.

    AUTHORS

     

    MAURÍCIO RIBEIRO DA SILVA

    https://orcid.org/0000-0002-7152-2581

    PhD and Master in Communication and Semiotics (PUC-SP, 2007 and 2000) and Architect and Urbanist (EESC-USP, 1992). Full Professor of the Postgraduate Program in Communication at UNIP (São Paulo - SP). He was Director of Teaching Planning at the Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) in Maringá (PR), Advisor to the Dean of Extension and Community Affairs at the Cruzeiro do Sul University (São Paulo - SP) and Academic Dean of the Centro Universitário Module (Caraguatatuba - SP). Currently linked to the Media Research Group and Imaginary Studies, he was a researcher, financial director and president of the Interdisciplinary Center for Semiotics of Culture and Media. Has experience in the areas of Communication in issues related to image and culture and Academic Management.

     

    SANDRA HELENA VIEIRA MAIA

    LATTES: http: / / lattes.cnpq.br/3121799620516345

    PhD student in communication served as a teacher and coordinated the undergraduate courses: Technology in Events and Bachelor of Hospitality at Centro Universitário Senac Santo Amaro until Dec-2019. Master in Communication graduated in Social Communication with a postgraduate degree in Marketing Administration. Worked in Marketing and Corporate Communication for the past 25 years. She was responsible for launching and implementing numerous business programs, product launches, community responsibility projects, in addition to leading more specific actions in government and corporate spheres, products and services in Brazil and other countries in the South America. As extracurricular activities she was part of movements and groups aiming at the rescue of citizenship and the recovery of the environment. She participated in study groups for personal development and learning, such as the Pathwork Group, and is also a graduate in Yoga. Completed the course on Improvement in Fundamentals of Psychoanalysis at the Instituto Sedes Sapientiae. She is a writer, columnist, speaker and acts as a communications and marketing consultant. Writes on the themes: sharing economy, communication, applied psychology, love and happiness.

Downloads

Publicado

01-06-2020

Como Citar

MAIA, Sandra helena vieira; DA SILVA, Maurício Ribeiro. Economia Compartilhada e Mimese: os processos comunicacionais e midiáticos utilizados no percurso das marcas. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 15, n. 1, p. 24–36, 2020. DOI: 10.5016/cm.v15i1.455. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/455.. Acesso em: 17 nov. 2024.