Economia Compartilhada e Mimese: os processos comunicacionais e midiáticos utilizados no percurso das marcas
DOI:
https://doi.org/10.5016/cm.v15i1.455Palavras-chave:
Economia compartilhada; Mimese; Vínculo; Comunicação; Airbnb.Resumo
Este artigo tem como propósito refletir acerca de processos midiáticos que mudaram o mercado da hospitalidade, ancorados na economia compartilhada, com base na análise de peças de comunicação da plataforma Airbnb, que nasceu como alternativa para reservas de hospedagens com preços competitivos e a promessa de dar ao hóspede a possibilidade de viver como um “local”, ao mesmo tempo em que oferece ao anfitrião o benefício de uma renda extra. A partir de um avizinhamento entre comunicação, hospitalidade e mimese, que valorizam a criação de vínculos, o artigo propõe a reflexão sobre o setor com foco nas preferências do viajante. Os temas abordados têm como inspiração um olhar mais atento à comunicação da marca e às imagens postadas na plataforma sob a luz da teoria mimética de René Girard.
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