Produção de sentido dos povos originários na série Maracá a partir da metodologia das conotações

Authors

  • Isabela Holl Cirimbelli Grossi Parreira Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Denis Porto Renó Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.5016/50s5fn38

Keywords:

Mídia Radical; Povos Originários; Decolonial; Audiovisual; Comunicação.

Abstract

Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica acerca de uma pesquisa que está em suas fases iniciais. O estudo visa analisar a mídia radical audiovisual “Maracá” que foi criada e divulgada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).  A série se encaixa como mídia radical, um conceito criado por Downing (2002) para definir as formas de mídias criadas por sujeitos sócio-acêntricos. Essas divulgam pautas selecionadas por eles, com base nas informações que eles julgam relevantes e são uma possibilidade de divulgar a imagem que têm de si mesmos. É objetivo desta pesquisa verificar quais são as mensagens que os povos indígenas desejam comunicar à população. A Metodologia das Conotações foi escolhida, pois permite analisar a estética, as imagens audiovisuais, as falas ditas e o contexto em que a série foi produzida. A bibliográfica acerca da história dos povos indígenas se apoia em autores decoloniais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Denis Porto Renó, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Jornalista, fotógrafo e documentarista, bolsista produtividade PQ-2 desde 2020, é livre-docente em Ecologia dos Meios e Narrativas Imagéticas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Possui Mestrado (2006) e Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2010) e graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (2003). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (mestrado e doutorado) e desde 2016 é professor honorífico da Universidade Complutense de Madri, onde participa do grupo de pesquisa MidaLab. Como pesquisador, atua no desenvolvimento de pesquisas sobre Comunicação, Jornalismo, Fotografia e Narrativa Transmídia. 

References

BARROS, L. M.; MARQUES, J. C.; MEDOLA, A. S. (Orgs). Produção de sentido na cultura midiatizada. 1ª ed. Belo Horizonte: Selo PPGCom/UFMG, 2020.

BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova

Fronteira, 1980.

BERNARDET, J. C. Cineastas e Imagens do Povo. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

CASADEI. E. B. Podem as imagens estáticas contar histórias? In: Brazilian

Journalism Research, v.01, n.01, 2015.

DINIZ, T. V. G. A construção imagética das Elites Brasileiras em Contraposição a outros grupos sociais nas fotografias de Alberto Henschel e Revert Henrique Klumb: práticas socioculturais e suas produções de sentido. 2018, 93f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, UNESP, Bauru, SP.

DOWNING, J. Mídias radicais: rebeldia nas comunicações e movimentos sociais. São Paulo: Senac, 2002.

ECO, U. A estrutura ausente. 7ª ed. São Paulo, Editora Perspectiva, 2007.

FERREIRA, M. N. Alternativas metodológicas para produção científica. 1ª ed. São Paulo: CELACC-ECA/USP, 2006.

FERREIRA, R. A. Etnomidialogia e a interface com o politicamente correto. Comentários Teóricos - Extraprensa USP, São Paulo, nº10, jun, 2012. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/77245/81110> acesso do dia 06/10/2023

GUIMARÃES, C. Estéticas contra-colonizadoras no documentário: um ponto de partida. In: BARROS, L.M.; MÉDOLA, S.A.; MARQUES, J.C. Produção de sentido na cultura midiatizada. 1ª ed, Belo Horizonte: Selo PPGCom/UFMG, 2020.

KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. 1a ed.São Paulo : Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. 1ª ed. - São. Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MARTINO, L. M. S. Teoria das Mídias Digitais : linguagens, ambientes, redes. 1ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

ODIN, R. Filme documentário, leitura documentarizante. Significação, São Paulo, v.39, n.37, p. 10-30, 2012.

SANTARELLI, C. P. G. Processos de Análise da Imagem Gráfica: um estudo comparativo da publicidade da moda. 2009, 216f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Published

2024-12-22

Issue

Section

Dossiê: Lusofonia em Debate

How to Cite

HOLL CIRIMBELLI GROSSI PARREIRA, Isabela; PORTO RENÓ, Denis. Produção de sentido dos povos originários na série Maracá a partir da metodologia das conotações. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 19, n. 2, p. 241–256, 2024. DOI: 10.5016/50s5fn38. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/657.. Acesso em: 28 dec. 2024.