O Design como interface entre o livro ilustrado e o leitor: Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5016/g35xm485Palavras-chave:
Design editorial, Análise gráfica, Livros ilustradosResumo
Este trabalho consiste principalmente em compreender como o design pode contribuir para a construção de narrativas em livros ilustrados. Para isso, foi selecionado um livro da Editora brasileira Wish, conhecida por traduzir livros raros e publicá-los sob uma roupagem inovadora. As escolhas de design do livro “Sweeney Todd” foram investigadas a partir da metodologia de análise gráfica desenvolvida por Villas-Boas (2009) em conjunto com textos de Haslam (2007) e Domiciano (2010) sobre design editorial. Desta forma, concluiu-se que o projeto gráfico de um livro pode trazer uma grande contribuição para a relação entre livro e leitor, e pode ser tão parte do conteúdo quanto o texto verbal. Também se descobriu a importância de conhecer o universo da história e da realidade na qual ela foi escrita a fim de se criar um projeto único, que se conecta de forma especial com o leitor.
Downloads
Referências
BONSIEPE, G. Do material ao digital. São Paulo: Blucher, 2015.
BUENO, E. R.; ZEQUIN, A. C.; DOMICIANO, C. L. C.; BAMONTE, J. L. B. M. Conexões entre o design editorial e o livro de artista na obra “De novo”: a meio caminho entre o design e as artes. Projética, Londrina, v. 16, n. 1, 2025. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/50898
CHARTIER, R. A Aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
CHARTIER, R. Um mundo sem livros e sem livrarias?. São Paulo: Letraviva, 2020.
CLEMENTE, R. N. O Design de capas de livros: análise gráfica entre traduções e reedições do autor Haruki Murakami. Dissertação (Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais) - FBAUP, 2023.
DOMICIANO, C. L. C. Livro e Design: Convergências no livro infantil. In: DOMICIANO, C. L. C. (org). Ensaios em Design: arte, ciência e tecnologia. Bauru: Canal 6, 2010. Disponível em: https://ensaiosemdesign.com.br/livros/ensaios-em-design-arte-ciencia-e-tecnologia/
FURTADO, J. A. Os livros e as leituras: Novas ecologias da informação. Lisboa: Livros e Leituras, 2000.
HASLAM, A. O livro e o Designer II: Como criar e produzir livros. São Paulo: Edições Rosari, 2007.
LUPTON, E. A produção de um livro independente Indie Publishing: um guia para autores, artistas e designers. São Paulo: Edições Rosari, 2011.
MATTAR, L.; BRAGA, M. D. C. Editorial independente contemporâneo: analisando o design de quatro livros paulistanos. CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, 9. Blucher Design Proceedings, v. 6, 2019, p. 99-111. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/9cidi-congic-1.0084
MATTAR, L. O design de livro das editoras independentes paulistanas. Dissertação (Mestrado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2020.
PREST, T. P.; RYMER, J. M.; trad: Carolina Caires Coelho. Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco de Fleet Street. São Caetano do Sul: Editora Wish, 2020.
SAMARA, T. Guia de design editorial: manual prático para o design de publicações. Porto Alegre: Bookman, 2011.
VILLAS-BOAS, A. Sobre análise gráfica, ou algumas estratégias didáticas para a difusão de um design crítico. Rio de Janeiro: Arcos Design 5, 2009.
WISH. Sobre a Editora Wish. Site da Editora Wish, 2020. Disponível em: https://www.editorawish.com.br/pages/sobre-nos
WISH. Integração poderosa: DarkSide Books e Editora Wish unem forças. Site da Editora Wish, 2023. Disponível em: ttps://www.editorawish.com.br/blogs/novidades/integracao-poderosa-darkside%C2%AE-books-e-editora-wish-unem-forcas
ZUGLIANI, J. Práticas contemporâneas no design editorial: livros independentes e experimentais. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Estadual Paulista, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Maria Fernanda C. Casarin, Cassia Letícia Carrara Domiciano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.






