Institucionalização e Criatividade: Os desafios dos processos criativos da Publicidade Contemporânea

Autores

  • Juliana Petermann Universidade Federal de Santa Maria
  • Nathalia Del Olmo Alves

DOI:

https://doi.org/10.5016/f0c78n35

Palavras-chave:

Processos criativos, Institucionalização, Desafios.

Resumo

Este artigo investiga os desafios da institucionalização no processo criativo publicitário fundamentando-se nos conceitos de institucionalização e legitimação, a partir de Berger e Luckmann (1985). A análise verifica como padrões consolidados no campo publicitário moldam práticas criativas, contribuindo para a padronização das campanhas e limitando a inovação. Também são discutidas questões relacionadas às etapas do processo criativo, ao impacto das tecnologias digitais e às transformações no mercado publicitário contemporâneo. Por fim, o texto propõe caminhos que conciliem eficiência e criatividade, promovendo a originalidade como diferencial estratégico para as marcas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Petermann, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, professora e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. Atua principalmente nos seguintes temas: criação publicitária, ensino de criação publicitária, criatividade, marcas e seus discursos, estratégias de significação, análise de imagens publicitárias. Coordena o grupo Nós - Pesquisa Criativa (www.nospesquisacriativa.com). Recebeu o Troféu Reconhecimento da Associação Riogradense de Propaganda no ano de 2014. Foi escolhida professora do ano, recebendo o Prêmio Destaque em Ensino na Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2017. Em 2021, integrou a lista das 30 vozes que lutaram para mudar a indústria da comunicação, organizada pelo coletivo Papel e Caneta. Em 2022, recebeu o troféu "Professora do Ano", concedido pela Associação Riograndense de Propaganda. É autora dos livros Cartografia da Criação Publicitária (2017) e Criação Publicitária - Textos Introdutórios (2023) e coautora do livro Criação Publicitária: Desafios no Ensino (2020). Pesquisadora visitante na Universidad Nacional de la Republica (AUGM, Montevidéu, 2023). Foi beneficiada com uma bolsa de pós-doutorado da Fundación Carolina, em convênio com a ANDIFES - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Brasil), para realizar a pesquisa Mujeres en la creación publicitaria: un análisis comparativo entre Brasil y España de las desigualdades en el subcampo de la creación publicitaria en la Universidad de Sevilla, (Sevilla), España, de 16 de janeiro de 2025 até 15 de abril de 2025.

  • Nathalia Del Olmo Alves

    Mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com foco em criatividade e processos criativos no contexto das agências de publicidade tradicionais. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFSM (2022), também estuda o mercado de trabalho na publicidade e suas dinâmicas.

Downloads

Publicado

28-09-2025

Como Citar

PETERMANN, Juliana; DEL OLMO ALVES, Nathalia. Institucionalização e Criatividade: Os desafios dos processos criativos da Publicidade Contemporânea. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 20, n. 1, p. 124–141, 2025. DOI: 10.5016/f0c78n35. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/661.. Acesso em: 26 out. 2025.