# Gordofobia:

Produção de sentido sobre corpos gordos femininos no Instagram

Autores

  • Fabíola Calazans Universidade de Brasília
  • Christiane de Araujo Santos Universidade de Brasília

Palavras-chave:

discurso, gordofobia, corpo gordo, Instagram, alteridade

Resumo

Em um cenário de comunicação digital no qual, não raro, a alteridade corpórea é excluída e objetificada por meio de discursos de ódio e violência, investigamos produções de sentido sobre o corpo gordo no Instagram considerando-as como um sintoma da sociedade contemporânea. Nessa vitrine dos desejos de exposições padronizadas que é o Instagram, investigamos produções de sentido sobre a hashtag gordofobia, a fim de analisar o discurso corpóreo que recae sobre os corpos não normativos. Um dos resultados dessa pesquisa mostrou que as produções de sentido observadas na hashtag gordofobia, apesar de possibilitarem a aglutinação de diversos sentidos em um único lugar, a variedade de derivações é imprevisível e influenciam as interpretações sobre como são vistos e percebidos pelos usuários da plataforma.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabíola Calazans, Universidade de Brasília

    Professora e pesquisadora da graduação e da pós-graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Líder do grupo de pesquisa CETAS - Centro de Estudos sobre Tecnologia, Afetos e Subjetividade (CNPq). Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade de Brasília.

    fabiola.calazans@gmail.com

       
  • Christiane de Araujo Santos, Universidade de Brasília

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/FAC) da Universidade de Brasília. Foi uma das Coordenadoras do Projeto de Extensão CineFAC, da Faculdade de Comunicação (FAC/UnB).

    christianearaujosantos@gmail.com

     

Downloads

Publicado

31-12-2022

Edição

Seção

DOSSIÊ: ÓDIO, VIOLÊNCIA, NEGAÇÃO E EXCLUSÃO DOS OUTROS NA SOCIEDADE MIDIATIZADA

Como Citar

ORLANDO CALAZANS MACHADO, Fabíola; DE ARAUJO SANTOS, Christiane. # Gordofobia: : Produção de sentido sobre corpos gordos femininos no Instagram. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 17, n. 2, p. 73–87, 2022. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/553.. Acesso em: 17 nov. 2024.