O mito do mito: análise do populismo digital de Bolsonaro e a pandemia do ódio no brasil

Autores

  • Luiz Alberto de Farias Universidade de São Paulo
  • Jessica Torres Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Populismo, populismo digital, Bolsonaro, mito, crise, Brasil

Resumo

O artigo busca analisar a ascensão do ódio na política brasileira e o uso do populismo digital por Bolsonaro para a construção da sua narrativa como herói, que de deputado de baixa representatividade, se tornou o presidente do Brasil e um mito para seus apoiadores. Para tanto, tendo como base um levantamento bibliográfico, foram conceituados e analisados o populismo tradicional e digital, a crise política e o inconformismo da sociedade brasileira, por meio da qual se confirmou a hipótese de que a crise política a partir de 2013 propiciou a ascensão do populismo no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Alberto de Farias, Universidade de São Paulo

    Professor livre-docente da ECA-USP; professor titular da Universidade Metodista de São Paulo

  • Jessica Torres, Universidade de São Paulo

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Univesidade de São Paulo

Downloads

Publicado

01-12-2021

Como Citar

DE FARIAS, Luiz Alberto; TORRES, Jessica. O mito do mito: análise do populismo digital de Bolsonaro e a pandemia do ódio no brasil. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 16, n. 2, p. 51–63, 2021. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/502.. Acesso em: 24 jun. 2024.