Direitos humanos, refugiados e migrantes: literatura infantil e acolhimento

Autores

  • Iara Tatiana Bonin
  • Darlize Teixeira de Mello
  • Liége Freitas Barbosa
  • Rosa Maria Hessel Silveira

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v9i1.37

Palavras-chave:

Direitos humanos, Migração, Refugiados, Literatura infantil

Resumo

O artigo objetiva explorar a fecundidade da literatura infantil para a garantia de um atendimento pleno dos direitos humanos envolvidos em situações de refúgio e migração. Para o desenvolvimento do estudo, foram organizados dois eixos principais: no primeiro, analisamos algumas ações e projetos no âmbito nacional e internacional que visam ao acolhimento das crianças refugiadas ou migrantes através da literatura; no segundo, analisamos sete obras literárias recentes que abordam as temáticas das migrações e do exílio articuladas de alguma forma com a temática dos direitos humanos. O estudo buscou inspiração em pesquisadores, como Chambers (2007); Colomer (2012); Colomer; Fittipaldi, 2012; Petit (2012; 2013; 2018) que vêm afirmando a potencialidade das narrativas literárias para favorecer situações de acolhimento. Informações relativas a refugiados/migrantes foram buscadas em informes do ACNUR. No estudo, evidenciamos como as narrativas literárias oferecem a possibilidade de imaginar outros mundos e operar uma abertura para a diferença, que inclua o respeito aos direitos à vida, à integridade física, à segurança e à liberdade.

 

Derechos humanos, refugiados y migrantes: literatura infantil y Acogimiento

El artículo tiene como objetivo explorar la fecundidad de la literatura infantil para la garantía de un atendimiento pleno de los derechos humanos involucrados en situaciones de refugio y migración. Para el desarrollo del estudio, fueron organizados dos ejes principales: en el primero, analizamos algunas acciones y proyectos en el ámbito internacional que visan al acogimiento de los niños refugiados o migrantes a través de la literatura; en el segundo, analizamos siete obras literarias recientes que abordan las temáticas de las migraciones y del exilio articuladas de alguna forma con la temática de los derechos humanos. El estudio buscó inspiración en investigadores como Chambers (2007); Colomer (2012); Colomer, Fittipaldi, 2012; Petit (2012; 2013; 2018) que vienen afirmando la potencialidad de las narrativas literarias para favorecer situaciones de acogimiento. Informaciones relativas a refugiados⁄migrantes fueron buscadas en informes de la ACNUR. En el estudio, evidenciamos cómo las narrativas literarias ofrecen la posibilidad de imaginar otros mundos y operar una apertura para la diferencia, que incluya el respeto a los derechos a la vida, a la integridad física, a la seguridad y a la libertad.

Palabras-clave: Derechos humanos. Migración. Refugiados. Literatura infantil.

 

Human rights, refugees and migrants: children’s literature and hosting

This paper aims to explore the productivity of child’s literature as a means to ensure full compliance with human rights in situations of refuge or migration. Two main axes were organized for the development of the study: the first consists of the analysis of projects and actions at the national and international level that aim to welcome refugee or migrant children through literature; the second, seven recent literary works that address the matters of migration and exile articulated with human rights are analysed. This study was inspired by scholars as Chambers (2007); Colomer (2012); Colomer; Fittipaldi, (2012); Petit (2012; 2013; 2018) as they affirm the potentiality of literary narratives to aid in situations of hosting. Information related to refugees and migrants were obtained from UNHCR reports. The study evidences how literary narratives offer the possibility to imagine other worlds and to operate an opening to difference that includes the respect for the rights to life, physical integrity, safety and freedom.

Keywords: human rights. migration. refugees. children’s literature.

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Biografia do Autor

Iara Tatiana Bonin

Doutora em Educação Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Darlize Teixeira de Mello

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sila (UFRGS). Professora do Programa em Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da ULBRA/ Canoas. Associada ao NECCSO/UFRGS. Pesquisadora vinculada ao CNPq.

Liége Freitas Barbosa

Doutora em Educação pela UFRGS. Mestre em Educação pela ULBRA. Graduada em Comunicação Social. Integrante do NECCSO/UFRGS.

Rosa Maria Hessel Silveira

Licenciada e Mestra em Letras, doutora em Educação pela UFRGS. Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS. Professora colaboradora convidada do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS.

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Publicado

25.06.2021

Como Citar

BONIN, I. T.; MELLO, D. T. de; BARBOSA, L. F.; SILVEIRA, R. M. H. Direitos humanos, refugiados e migrantes: literatura infantil e acolhimento. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 9, n. 1, p. 47–70, 2021. DOI: 10.5016/ridh.v9i1.37. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/37. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê