A gamificação como ferramenta metodológica nas práticas educativas em direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.5016/ridh.v11i2.241Palavras-chave:
Gamificação, Práticas educativas, Educação em Direitos Humanos, Educação formalResumo
O presente estudo visa apresentar a gamificação como uma possibilidade de estratégia metodológica para a efetivação e consolidação da Educação em Direitos Humanos (EDH) na educação formal, destacadamente na educação superior. Justifica-se a partir da compreensão de que as Instituições de Ensino Superior (IES) têm o dever de fomentar o debate acerca dos direitos humanos de diversas formas, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão e a gamificação surge como proposta dinâmica e ativa que pode auxiliar na promoção da consolidação desses fundamentos com a troca de experiências e saberes, preparando para o exercício da cidadania. O problema desse estudo consiste em saber: de que forma a gamificação, enquanto ferramenta metodológica de ensino, pode favorecer na construção e consolidação de saberes e troca de experiência em direitos humanos na educação superior? Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, do tipo exploratório, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o interesse pela Gamificação vem se intensificando nos últimos tempos, com destaque para a área da educação, todavia, ainda precisa ser mais explorada nas práticas em direitos humanos, pois acredita ser uma ferramenta viável e promissora para a construção e fortalecimento de uma formação mais humana, de emancipação e empoderamento dos sujeitos para o exercício da cidadania com criticidade nos diversos espaços.
La gamificación como herramienta metodológica en las prácticas educativas en derechos humanos
Resumen: El presente estudio tiene como objetivo presentar la gamificación como una posible estrategia metodológica para la implementación y consolidación de la Educación en Derechos Humanos (EDH) en la educación formal, particularmente en la educación superior. Se justifica entendiendo que las Instituciones de Educación Superior (IES) tienen el deber de incentivar el debate sobre los derechos humanos de diferentes maneras, ya sea en la docencia, la investigación o la extensión y la gamificación surge como una propuesta dinámica y activa que puede ayudar a promover la consolidación de estas fundaciones con el intercambio de experiencias y conocimientos, preparándonos para el ejercicio de la ciudadanía. El problema de este estudio es: ¿cómo puede la gamificación, como herramienta metodológica de enseñanza, contribuir a la construcción y consolidación de conocimientos y al intercambio de experiencias en derechos humanos en la educación superior? Se trata de un estudio bibliográfico, exploratorio, con enfoque cualitativo. Los resultados indican que el interés por la Gamificación se ha ido intensificando en los últimos tiempos, con énfasis en el área de la educación, sin embargo, aún necesita ser explorada más a fondo en las prácticas de derechos humanos, ya que se cree que es una herramienta viable y prometedora para construir y fortalecer una formación más humana, de emancipación y empoderamiento de los sujetos para ejercer críticamente la ciudadanía en diferentes espacios.
Palabras clave: Gamificación. Prácticas educativas. Educación en Derechos Humanos. Educación universitária.
Gamification as a methodological tool in educational practices in human rights
Abstract: The present study aims to present gamification as a possible methodological strategy for the implementation and consolidation of Human Rights Education (HRE) in formal education, particularly in higher education. It is justified based on the understanding that Higher Education Institutions (HEIs) have a duty to encourage debate about human rights in different ways, whether in teaching, research or extension and gamification emerges as a dynamic and active proposal which can help promote the consolidation of these foundations with the exchange of experiences and knowledge, preparing for the exercise of citizenship. The problem of this study is: how can gamification, as a methodological teaching tool, contribute to the construction and consolidation of knowledge and the exchange of experience in human rights in higher education? This is a bibliographical, exploratory study, with a qualitative approach. The results indicate that interest in Gamification has been intensifying in recent times, with emphasis on the area of education, however, it still needs to be further explored in human rights practices, as it is believed to be a viable and promising tool for building and strengthening a more human formation, of emancipation and empowerment of subjects to exercise citizenship with criticality in different spaces.
Keywords: Gamification. Educational practices. Human Rights Education. University education.
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