Para desnaturalizar o ódio nas redes
Educação em direitos humanos e literacia digital na formação cidadã
DOI:
https://doi.org/10.5016/ridh.v10i2.136Palavras-chave:
Educação em direitos humanos, Literacia digital, Violência virtual, Formação moralResumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre violência na internet, direitos humanos e educação, e apresentar as ações desenvolvidas no ano de 2021, pelo projeto de educação em direitos humanos e mídias digitais “Produção audiovisual, linguagens e humanidades” no Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio (IFC-CAS). O crescente uso da internet e das mídias digitais ampliou o âmbito das relações interpessoais e transpôs os conflitos do mundo físico para o mundo virtual, acarretando a prática de vários tipos de violência dirigidos a pessoas e grupos, configurando uma nova forma de violação de direitos humanos. Acordos internacionais e legislações nacionais recentes buscam regulamentar o uso da internet a fim de conter as práticas de violência, assegurar os direitos fundamentais dos usuários, punir os agressores e promover um ambiente de convivência saudável. Entretanto, para alcançar esses objetivos são necessárias ações preventivas, e elas passam pelo investimento na formação das pessoas, abarcando a educação em direitos humanos, especialmente em sua dimensão ética, e a educação para a internet. Atividades de ensino e pesquisa associadas à literacia digital, e que resultam em produção textual e vídeos sobre as temáticas estudadas, apresentam-se como uma profícua possibilidade de produção de conhecimentos em que os estudantes podem se envolver ativamente em todo o processo. Este artigo foi produzido a partir de estudos de bibliografia especializada em educação em direitos humanos e violência virtual e da contribuição de estudiosos reconhecidos para discussões sobre mídias e literacia digital.
Para desnaturalizar el ódio en las redes: educación en derechos humanos y alfabetización digital en la educación ciudadana
Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar algunas reflexiones sobre la violencia en internet, los derechos humanos y la educación, y presentar las acciones desarrolladas en el año 2021 por el proyecto de educación en derechos humanos y medios digitales “Producción audiovisual, lenguajes y humanidades” del Instituto Federal Catarinense, Campus Avanzado de Sombrio (IFC-CAS). El creciente uso de internet y de los medios digitales ha ampliado el ámbito de las relaciones interpersonales y transpuesto los conflictos del mundo físico al mundo virtual, propiciando la práctica de diversos tipos de violencia dirigida a personas y colectivos, configurando una nueva forma de violaciones de derechos humanos. Recientes acuerdos internacionales y legislación nacional buscan regular el uso de internet con la finalidad de contener las prácticas de violencia, garantizar los derechos fundamentales de los usuarios, sancionar a los agresores y promover un ambiente de sana convivencia. Sin embargo, para alcanzar estos objetivos son necesarias acciones preventivas, que pasan por invertir en la formación de las personas, englobando la educación en derechos humanos, especialmente en su dimensión ética, y la educación para internet. Las actividades de enseñanza e investigación asociadas a la alfabetización digital, que resultan en la producción de textos y videos sobre los temas estudiados, se presentan como una posibilidad fructífera de producción de conocimientos en los que los estudiantes pueden participar activamente en todo el proceso. Este artículo fue producido a partir de estudios de bibliografía especializada en educación en derechos humanos y violencia virtual y la contribución de reconocidos académicos a las discusiones sobre alfabetización mediática y digital.
Palabras clave: Educación en derechos humanos. Alfabetización digital. Violencia virtual. Formación moral.
Denaturalizing hate on the web: human rights education and digital literacy in citizen education
Abstract: This article aims to present some reflections on internet violence, human rights and education, as well as to present the actions developed in the year 2021 by the human rights and digital media education project “Audiovisual production, languages and humanities” at the Catarinense Federal Institute, Sombrio Advanced Campus (IFC-CAS). The growing use of the internet and digital media has expanded the scope of interpersonal relationships and transposed conflicts from the physical world to the virtual world, leading to the practice of various types of violence directed at people and groups, configuring a new form of human rights violations. Recent international agreements and national legislation seek to regulate the use of the internet in order to contain the practices of violence, ensure the fundamental rights of users, punish the aggressors and promote a healthy coexistence environment. However, in order to achieve these goals, preventive actions are necessary, and they involve investing in people’s training, encompassing education in human rights, especially in its ethical dimension, and education for the internet. Teaching and research activities associated with digital literacy, which result in textual production and videos on the topics studied, present themselves as a fruitful possibility of producing knowledge in which students can actively engage in the entire process. This article was produced from studies of bibliography specialized in education in human rights and virtual violence and the contribution of recognized scholars to discussions on media and digital literacy.
Keywords: Human rights education. Digital Literacy. Virtual violence. Moral formation.
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