Para desnaturalizar o ódio nas redes

Educação em direitos humanos e literacia digital na formação cidadã

Autores

  • Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein IFC - Instituto Federal Catarinense
  • Matheus Velasques Instituto Federal Catarinense - IFC

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v10i2.136

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, Literacia digital, Violência virtual, Formação moral

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre violência na internet, direitos humanos e educação, e apresentar as ações desenvolvidas no ano de 2021, pelo projeto de educação em direitos humanos e mídias digitais “Produção audiovisual, linguagens e humanidades” no Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio (IFC-CAS). O crescente uso da internet e das mídias digitais ampliou o âmbito das relações interpessoais e transpôs os conflitos do mundo físico para o mundo virtual, acarretando a prática de vários tipos de violência dirigidos a pessoas e grupos, configurando uma nova forma de violação de direitos humanos. Acordos internacionais e legislações nacionais recentes buscam regulamentar o uso da internet a fim de conter as práticas de violência, assegurar os direitos fundamentais dos usuários, punir os agressores e promover um ambiente de convivência saudável. Entretanto, para alcançar esses objetivos são necessárias ações preventivas, e elas passam pelo investimento na formação das pessoas, abarcando a educação em direitos humanos, especialmente em sua dimensão ética, e a educação para a internet. Atividades de ensino e pesquisa associadas à literacia digital, e que resultam em produção textual e vídeos sobre as temáticas estudadas, apresentam-se como uma profícua possibilidade de produção de conhecimentos em que os estudantes podem se envolver ativamente em todo o processo. Este artigo foi produzido a partir de estudos de bibliografia especializada em educação em direitos humanos e violência virtual e da contribuição de estudiosos reconhecidos para discussões sobre mídias e literacia digital. 

 

Para desnaturalizar el ódio en las redes: educación en derechos humanos y alfabetización digital en la educación ciudadana

Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar algunas reflexiones sobre la violencia en internet, los derechos humanos y la educación, y presentar las acciones desarrolladas en el año 2021 por el proyecto de educación en derechos humanos y medios digitales “Producción audiovisual, lenguajes y humanidades” del Instituto Federal Catarinense, Campus Avanzado de Sombrio (IFC-CAS). El creciente uso de internet y de los medios digitales ha ampliado el ámbito de las relaciones interpersonales y transpuesto los conflictos del mundo físico al mundo virtual, propiciando la práctica de diversos tipos de violencia dirigida a personas y colectivos, configurando una nueva forma de violaciones de derechos humanos. Recientes acuerdos internacionales y legislación nacional buscan regular el uso de internet con la finalidad de contener las prácticas de violencia, garantizar los derechos fundamentales de los usuarios, sancionar a los agresores y promover un ambiente de sana convivencia. Sin embargo, para alcanzar estos objetivos son necesarias acciones preventivas, que pasan por invertir en la formación de las personas, englobando la educación en derechos humanos, especialmente en su dimensión ética, y la educación para internet. Las actividades de enseñanza e investigación asociadas a la alfabetización digital, que resultan en la producción de textos y videos sobre los temas estudiados, se presentan como una posibilidad fructífera de producción de conocimientos en los que los estudiantes pueden participar activamente en todo el proceso. Este artículo fue producido a partir de estudios de bibliografía especializada en educación en derechos humanos y violencia virtual y la contribución de reconocidos académicos a las discusiones sobre alfabetización mediática y digital.

Palabras clave: Educación en derechos humanos. Alfabetización digital. Violencia virtual. Formación moral.

 

Denaturalizing hate on the web: human rights education and digital literacy in citizen education

Abstract: This article aims to present some reflections on internet violence, human rights and education, as well as to present the actions developed in the year 2021 by the human rights and digital media education project “Audiovisual production, languages ​​and humanities” at the Catarinense Federal Institute, Sombrio Advanced Campus (IFC-CAS). The growing use of the internet and digital media has expanded the scope of interpersonal relationships and transposed conflicts from the physical world to the virtual world, leading to the practice of various types of violence directed at people and groups, configuring a new form of human rights violations. Recent international agreements and national legislation seek to regulate the use of the internet in order to contain the practices of violence, ensure the fundamental rights of users, punish the aggressors and promote a healthy coexistence environment. However, in order to achieve these goals, preventive actions are necessary, and they involve investing in people’s training, encompassing education in human rights, especially in its ethical dimension, and education for the internet. Teaching and research activities associated with digital literacy, which result in textual production and videos on the topics studied, present themselves as a fruitful possibility of producing knowledge in which students can actively engage in the entire process. This article was produced from studies of bibliography specialized in education in human rights and virtual violence and the contribution of recognized scholars to discussions on media and digital literacy.

Keywords: Human rights education. Digital Literacy. Virtual violence. Moral formation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein, IFC - Instituto Federal Catarinense

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor efetivo do Instituto Federal Catarinense, Brasil.

Matheus Velasques, Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutorando em Educação, UFRGS. Mestrado em Letras. Professor do Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio. Coordenador Adjunto do Projeto de ações integradas “Produção audiovisual, Linguagens e Humanidades: Projeto de Educação em Direitos Humanos”.

Referências

ACCIOLY LINS, Beatriz. “Ih, vazou!”: pensando gênero, sexualidade, violência e internet nos debates sobre “pornografia de vingança”. Cadernos de campo. São Paulo, n. 25, p. 246-266, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/114851 Acesso em: 15 mai 2022.

ALMEIDA, José Maria Fernandes. Breve história da Internet. 2005. Disponível em:

<http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3396> Acesso em: 09 mai, 2022.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: MEC/CNE, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32131-educacao-dh-diretrizesnacionais-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 15 mai 2022.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 5. tir. atual. Brasília: MEC/SEDH, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file Acesso em: 15 mai 2022.

BRASIL. Marco Civil da Internet: Lei n.12.965 de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 15 mai 2022.

BORTOLAZZO, Sandro Faccin. O imperativo da cultura digital: entre novas tecnologias e estudos culturais. Revista Cadernos de Comunicação, Santa Maria, v. 20, n. 1, p. 1-24, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22133 Acesso em: 1 jun 2022

BUCKINGHAM, David. Media Education: Literacy, Learning and Contemporary Culture. John Wiley & Sons, 2013.

BUCKINGHAM, David. Defining digital literacy - What do young people need to know about digital media? Nordic journal of digital literacy, v. 10, n. Jubileumsnummer, p. 21-35, 2015. Disponível em: https://www.idunn.no/dk/2006/04/defining_digital_literacy_-_what_do_young_people_need_to_know_about_digital?languageId=2 Acesso em: 1 jun 2022

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, jul.-set. 2012 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 02 mar 2022.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf. Acesso em: 24 jan 2022.

HEINSFELD, Bruna Damiana; PISCHETOLA, Magda. Cultura digital e educação, uma leitura dos estudos culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista ibero-americana de estudos em educação, v. 12, n. 2, p. 1349-1371, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10301 Acesso em: 9 mar. 2022.

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Trad. de Francisco Cock Fontanella. 4ª ed., Piracicaba: UNIMEP, 2004.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Unesp, 2000.

LOVELUCK, Benjamin. Redes, liberdades e controle: uma genealogia política da internet. Editora Vozes Limitada, 2018.

MENDONÇA, Analméria da Silva Cabral de. Liberdade de expressão nas mídias virtuais: discursos de ódio e notícias falsas como meios de violação dos Direitos Humanos nas interlocuções virtuais. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

OLIVEIRA, Renato José de. Ética na escola: (re)acendendo uma polêmica. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 76, Outubro/2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/BPkFM6s4dLDnznStrmLbBSQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 19 fev 2022.

RACHELS, James. Os elementos da filosofia da moral. 4ª ed, Tradução de Roberto Cavallari Filho. Barueri: Manole, 2006.

SAFERNET. Indicadores Helpline. Disponível em: https://indicadores.safernet.org.br/helpline/helplineviz/pt/. Acesso em: 15 jan 2022.

SAFERNET. Hotline. Disponível em: https://new.safernet.org.br/denuncie. Acesso: 15/01/2022

SAFERNET. Segurança e privacidade nas redes sociais. Disponível em: https://new.safernet.org.br/content/seguran%C3%A7a-e-privacidade-nas-redes-sociais. Acesso em 15 jun 2022.

SILVA, Aida Maria Monteiro. TAVARES, Celma. A cidadania ativa e sua relação com a educação em direitos humanos. RBPAE - v.27, n.1, 2011, p. 13- 24. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19915/11556. Acesso em 03 de fev de 2022.

SOUSA et. al. Escola de App: Programando uma nova vida. In: SOUSA, Janara; GERALDES, Elen; REIS, Ligia Maria (Org.). Internet e Direitos Humanos: Cenários e perspectivas. Brasília: Universidade de Brasília. Faculdade de Comunicação, 2019. Disponível em: https://d7b6cfac-3753-4ba7-ad35-17564b38d9fc.filesusr.com/ugd/7eccf1_e25ef9cc9e9a4847a40b9990bf9a5683.pdf Acesso em: 17 jan 2022.

SOUSA, Janara; GERALDES, Elen; REIS, Ligia Maria (Org.). Internet e Direitos Humanos: Cenários e perspectivas. Brasília: Universidade de Brasília. Faculdade de Comunicação, 2019. Disponível em: https://d7b6cfac-3753-4ba7-ad35-17564b38d9fc.filesusr.com/ugd/7eccf1_e25ef9cc9e9a4847a40b9990bf9a5683.pdf Acesso em: 17 jan 2022.

SOUSA, Janara; GERALDES, Elen; REIS, Ligia Maria. Internet e direitos humanos no Brasil: conflitos e impasses. In: SOUSA, Janara; GERALDES, Elen; REIS, Ligia Maria (Org.). Internet e Direitos Humanos: Cenários e perspectivas. Brasília: Universidade de Brasília. Faculdade de Comunicação, 2019. Disponível em: https://d7b6cfac-3753-4ba7-ad35-17564b38d9fc.filesusr.com/ugd/7eccf1_e25ef9cc9e9a4847a40b9990bf9a5683.pdf Acesso em: 17 jan 2022.

TERRA, Ricardo. A distinção entre direito e ética na filosofia kantiana. In: Filosofia Política, v. 4, 87. Porto Alegre: L & PM, 1987.

UNITED NATIONS – UN. General Assembly. A/HRC/32/L.20 Human Rights Council. Promotion and protection of all human rights, civil, political, economic, social and cultural rights, including the right to development. 2011 Disponível em: https://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/docs/17session/A.HRC.17.27_en.pdf Acesso em 02 fev 2022.

WIENER, Norbert. Deus, Golem & Cia - um comentário sobre certos pontos de contato entre cibernética e religião. São Paulo: Cultrix, 1971.

Downloads

Publicado

08.12.2022

Como Citar

WOICIECHOSKI HELFENSTEIN, M. J.; TRINDADE VELASQUES, M. Para desnaturalizar o ódio nas redes: Educação em direitos humanos e literacia digital na formação cidadã. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 10, n. 2, p. 155–180, 2022. DOI: 10.5016/ridh.v10i2.136. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/136. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos