Educação em direitos humanos e letramento digital: uma proposta de formação para a cidadania

Autores

  • Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein
  • Matheus Trindade Velasques

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v9i2.106

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, Letramento digital, Formação para a cidadania

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta pedagógica e as ações desenvolvidas, no ano de 2020, pelo projeto de educação em direitos humanos e mídias digitais “Produção audiovisual, linguagens e humanidades” no Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio (IFC-CAS). No Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) salienta-se que educar em direitos humanos envolve a apreensão de conhecimentos historicamente construídos, a afirmação de valores e práticas pedagógicas participativas e ativas voltadas para a cultura dos direitos humanos a fim de contribuir na formação cidadã. Atividades de ensino e pesquisa associadas ao letramento digital apresentam-se como uma estratégia metodológica participativa e ativa em educação, pois possibilitam ao aluno assumir o papel de sujeito no processo de construção de conhecimento. Este artigo foi produzido a partir de estudos de bibliografia especializada em educação em direitos humanos e da contribuição dos Estudos Culturais em Educação para discussões sobre mídias e letramento digital, e apresenta o relato das ações desenvolvidas pelo projeto com discentes das três turmas de primeiros anos do ensino técnico integrado ao ensino médio da instituição, assim como uma análise dos resultados alcançados.

 

Educación en derechos humanos y alfabetización digital: una propuesta de formación para la ciudadanía

Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar la propuesta pedagógica y las acciones desarrolladas en 2020 por el proyecto de educación en derechos humanos y medios digitales “Producción audiovisual, lenguajes y humanidades” en el Instituto Federal Catarinense, Campus Avanzado de Sombrio (IFC-CAS). En el Plan Nacional de Educación en Derechos Humanos (PNEDH) se enfatiza que la educación en derechos humanos implica la aprehensión de saberes históricamente construidos, la afirmación de valores y prácticas pedagógicas participativas y activas orientadas a la cultura de los derechos humanos para contribuir a la educación ciudadana. Las actividades de docencia e investigación asociadas a la alfabetización digital se presentan como una estrategia metodológica participativa y activa en la educación, ya que permiten al alumno asumir el rol de sujeto en el proceso de construcción del conocimiento. Este artículo fue elaborado a partir de estudios de bibliografía especializada en educación en derechos humanos y la contribución de los Estudios Culturales en Educación a las discusiones sobre alfabetización mediática y digital, y presenta un relato de las acciones desarrolladas por el proyecto con estudiantes de las tres clases de primer año de la educación técnica integrada a la educación secundaria de la institución, así como un análisis de los resultados alcanzados.

Palabras clave: Educación en derechos humanos. Alfabetización digital. Formación para la ciudadanía.

 

Education in human rights and digital literacy: a training proposal for citizenship

Abstract: This article aims at presenting the pedagogical proposal and the actions developed in 2020 by the human rights and digital media education project “Audiovisual production, languages and humanities” at the Federal Institute of Catarinense, Sombrio Advanced Campus (IFC-CAS). In the National Plan for Human Rights Education (PNEDH) it is emphasized that human rights education involves the apprehension of historically constructed knowledge, the affirmation of values and active pedagogical participative practices aimed at the culture of human rights in order to contribute to citizen education. Teaching and research activities associated with digital literacy are presented as a participatory and active methodological strategy in education, as they enable the student to assume the role of subject in the knowledge construction process. This article was written based on studies of specialized bibliography in human rights education and the contribution of Cultural Studies in Education to discussions on media and digital literacy, as well as presents the report of the actions developed by the project with students from the three first-year classes of the technical education integrated with the institution's secondary education, as well as an analysis of the results achieved.

Keywords: Human rights education. Digital literacy. Training for citizenship.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein

Doutorado em Filosofia. Professora do Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio. Coordenadora do Projeto de ações integradas e educação em direitos humanos “Produção audiovisual, Linguagens e Humanidades”. 

Matheus Trindade Velasques

Mestrado em Letras. Professor do Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio. Coordenador Adjunto do Projeto de ações integradas e educação em direitos humanos “Produção audiovisual, Linguagens e Humanidades”.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 37. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 mai. 2020.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 5. tir. atual. Brasília: MEC/SEDH, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 13 mai. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: MEC/CNE, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

BENEVIDES, Maria V. de M. Cidadania e democracia. Lua Nova, São Paulo, n. 33, p.5-16, 1994. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451994000200002. Acesso em: 12 ago. 2020.

BENEVIDES, Maria V. de M. Cidadania e direitos humanos. IEA. USP. 2013. Disponível em: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos. Acesso em: 20 ago. 2020.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. de Carlos Nelson Coutinho; apresentação de Celso Lafer. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BONIN, Iara Tatiana et al. Por que estudos culturais? Educação & Realidade [online], Porto Alegre, v. 45, n. 2, p. 1-22, jun., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236100356. Acesso em: 30 jul. 2020.

BUCKINGHAM, David. Media education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press, 2003.

BUCKINGHAM, David. Beyond technology: children’s learning in the age of digital culture. Cambridge, Polity Press, 2007.

BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez., 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/13077/10270 Acesso em: 25 jul 2020.

BUCKINGHAM, David. Defining digital literacy: what do young people need to know about digital media? Nordic Journal of Digital Literacy, Oslo (Noruega), v. 4, p. 21-34, nov. 2015. Disponível em:https://www.idunn.no/dk/2006/04/defining_digital_literacy_-_what_do_young_people_need_to_know_about_digital?languageId=2 Acesso em: 1 jul 2020

CANDAU, Vera M. F.; SACAVINO, Susana B. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12319/8741. Acesso em: 20 mar. 2020.

COSTA, Marisa V.; SILVEIRA, Rosa H.; SOMMER, Luis H. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 36-61, mai./jun./jul./ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FPTpjZfwdKbY7qWXgBpLNCN/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 23 ago 2020.

COSTA, Marisa V.; SILVEIRA, Rosa H.; SOMMER, Luis H. Estudos Culturais - para além das fronteiras disciplinares. In: COSTA, Marisa V. Estudos culturais em educação. Mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2000. p. 13-35.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. Machado, R., 14ª ed. Rio de Janeiro: Graal. 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 2011.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções centrais do nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, jul./dez., p.15-46, 1997. Tradução: Ricardo Uebel, Maria Isabel Bujes e Marisa Vorraber Costa. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71361/40514 Acesso em: 25 jul 2020

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Trad. de Francisco Cock Fontanella. 4ª ed., Piracicaba: UNIMEP, 2004.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. França, 1948. Disponível em:

https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/declaracao. Acesso em: 20 jul. 2020.

PISCHETOLA, M; HEINSFELD, B. Tecnologias, estilo motivacional do professor e democracia em sala de aula. In: IX Seminário Internacional. As Redes Educativas e as Tecnologias, UERJ, Rio de Janeiro, 5 a 8 de junho de 2017. Disponível em: http://www.seminarioredes.com.br/ixredes/adm/trabalhos/diagramados/TR1047.pdf Acesso em: 25 jul 2020

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A Educação em Tempos de Covid-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, ago. 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289/209209213529 Acesso em: 15 set 2020

SILVA, Aida Maria Monteiro.; TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12315. Acesso em: 20 mar.2020.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T, T. da. (org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p.7-72.

WORTMANN, Maria Lúcia C.; SANTOS, Luís Henrique S. dos; RIPOLL, Daniela. Apontamentos sobre os Estudos Culturais no Brasil. Educação & Realidade [online], Porto Alegre, v. 44, n. 4, Nov. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623689212. Acesso em: 5 jun. 2021.

Downloads

Publicado

12.12.2021

Como Citar

WOICIECHOSKI HELFENSTEIN, M. J.; TRINDADE VELASQUES, M. Educação em direitos humanos e letramento digital: uma proposta de formação para a cidadania. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 9, n. 2, p. 185–208, 2021. DOI: 10.5016/ridh.v9i2.106. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/106. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos diversos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)