Um ensaio sobre a cegueira: covid-19 e a humanização das ciências da natureza
DOI:
https://doi.org/10.5016/ridh.v8i2.11Palavras-chave:
Educação em ciências, Educação em direitos humanos, Covid-19Resumo
Quem deverá morrer para que a economia não pare? Se a estatística quantifica e faz uma estimativa para um número de mortos, quem julgará que tal número seja elevado ou baixo? As pessoas? O mercado? Pode a Ciência e Tecnologia nos dar essas respostas? Pode, então, o ensino das Ciências e Tecnologias ser humanizado? O presente ensaio se chama “Um ensaio sobre a Cegueira”, mas não se refere à obra de José Saramago – confesso que não teria habilidade para tal feito. Ele é um ensaio sobre as Ciências da Natureza e suas Tecnologias, mas, principalmente sobre o seu ensino – ou sobre as diversas formas de ensinar sobre Ciência e Tecnologia. É um ensaio visceral porque foi escrito de forma datada durante a quarentena de uma pessoa que teve o privilégio de poder escrever um ensaio durante a quarentena. É um ensaio sobre Educação em Direitos Humanos escrito por uma pessoa que acredita na urgência de humanizar as Ciências da Natureza e o seu ensino.
An essay on the blindness: Covid -19 and the humanization of natural sciences
Who should die for the economy doesn’t stop? If statistic quantifies and estimates the death numbers, who will judge that this number is high or low? People? The market? Can Science and Technology give us these answers? So, can science and technology teaching be humanized? The present essay is called “Blindness”, but it does not refer to the work of José Saramago - I confess that I would not have the skills to do this. It is an essay on the Natural Sciences and their Technologies, but, mainly on their teaching - or on the various forms about the use of Science and Technology. It is a visceral essay because it was written in a dated form during a quarantine by a person who had the privilege of being able to write an essay during a quarantine. It is an essay on Human Rights Education written by a person who believes in the urgent need to humanize Nature Sciences and its teaching.
Keywords: Science education. Human rights education. Covid-19.
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Referências
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