A pedagogia conservadora do cinema de animação: Os Incríveis (Pixar, 2004)

Autores

  • João da Cruz Gonçalves Neto

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v9i2.108

Palavras-chave:

Crítica cultural, Direitos humanos, Cinema de animação, Conservadorismo, Pixar

Resumo

Resumo: Uma das mais poderosas formadoras do imaginário coletivo contemporâneo é a indústria cultural e, como produto privilegiado em termos de acesso a ele, há as animações voltadas principalmente para o público infantil produzidas por grandes estúdios de cinema, como a Pixar / Disney. Como contos de fada modernos, suas histórias remetem a belas mensagens morais, como a amizade, a solidariedade, a persistência, o respeito e outros valores edificantes, mas veiculados por mensagens políticas de força pedagógica essencialmente conservadoras ou reacionárias. Decodificar essas mensagens políticas num caso exemplar, o filme Os Incríveis, é o objetivo deste artigo. Isso será feito apresentando um resumo da trama, algumas características contextuais que formam a mensagem política e sua relação com o discurso dos direitos humanos, para ao fim postular as mensagens presumidas pela leitura moralista e pelas leituras contextual e política.

 

La pedagogía conservadora del cine de animación: Los Increíbles (Pixar, 2004)

Resumen: Uno de los moldeadores más poderosos del imaginario colectivo contemporáneo es la industria cultural y, como producto privilegiado en cuanto al acceso a ella, existen animaciones dirigidas principalmente a niños producidas por grandes estudios cinematográficos, como Pixar / Disney. Como los cuentos de hadas modernos, sus historias remiten a hermosos mensajes morales, como la amistad, la solidaridad, la perseverancia, el respeto y otros valores edificantes, pero transmitidos por mensajes políticos de fuerza pedagógica esencialmente conservadora o reaccionaria. Decodificar estos mensajes políticos en un caso ejemplar, la película Los Increíbles, es el propósito de este artículo. Esto se hará presentando un resumen de la trama, algunas características contextuales que configuran el mensaje político y su relación con el discurso de los derechos humanos, para finalmente postular los mensajes asumidos por la lectura moralista y por las lecturas contextual y política.

Palabras clave: Crítica cultural. Derechos humanos. Cine de animación. Conservadurismo. Pixar.

 

The Conservative Pedagogy of Animation Film: The Incredibles (Pixar, 2004)

Abstract: One of the most powerful shapers of the contemporary collective imagination is the cultural industry and, as a privileged product in terms of access to it, there are animations aimed mainly at children produced by large movie studios, such as Pixar / Disney. Like modern fairy tales, their stories refer to beautiful moral messages, such as friendship, solidarity, persistence, respect and other edifying values, but conveyed by political messages of essentially conservative or reactionary pedagogical strength. Decoding these political messages in an exemplary case, the movie The Incredibles, is the purpose of this article. This will be done by presenting a summary of the plot, some contextual characteristics that form the political message and its relationship with the human rights discourse, in order to finally postulate the messages assumed by the moralistic reading and by the contextual and political readings.

Keywords: Cultural criticismo. Human rights. Animated film. Conservatism. Pixar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João da Cruz Gonçalves Neto

Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Direito, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFG.

Referências

BLUMER, Herbert. Movies and Conduct. New York: MacMillan Company, 1933.

CONSTANT, Benjamin. A liberdade dos antigos comparada à dos modernos. São Paulo: Edipro, 2019.

COUTINHO, João Pereira. As ideais conservadoras explicadas a revolucionários e reacionários. São Paulo: Três Estrelas, 2014.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DORFMAN, Ariel; MATTELART, Armand. Para ler o Pato Donald: comunicação de massa e colonialismo. 5. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GRAY, John. Al-Qaeda e o que significa ser moderno. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GRAY, John. Cachorros de palha: reflexões sobre humanos e outros animais. Rio de Janeiro: Record, 2011.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru/SP: Edusc, 2001.

OAKSHOTT, Michael. Rationalism in politics and other essays. Indianapolis: Liberty Fund, 1991.

PETERSON, Jordan. 12 regras para a vida: um antídoto para o caos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

RAND, Ayn. A revolta de Atlas. São Paulo: Arqueiro, 2010.

RAND, Ayn. Atlas Shrugged. New York: Penguin, 1992.

RYAN, M.; KELLNER, D. Camera Politica: The Politics and Ideology of Contemporary Hollywood Film. Indiana: Indiana University Press, 1988.

SCRUTON, Roger. O que é conservadorismo? São Paulo: É Realizações, 2015.

SCRUTON, Roger. Como ser um conservador. 10. Ed., Rio de Janeiro: Record, 2015.

Downloads

Publicado

12.12.2021

Como Citar

DA CRUZ GONÇALVES NETO, J. A pedagogia conservadora do cinema de animação: Os Incríveis (Pixar, 2004). Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 9, n. 2, p. 231–249, 2021. DOI: 10.5016/ridh.v9i2.108. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/108. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos diversos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)