Educação em direitos humanos: uma pauta premente na docência e na gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.5016/ridh.v9i2.105Palavras-chave:
Direitos humanos, Educação em direitos humanos, Formação docenteResumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão teórico-prática fundada no relato sobre a experiência acerca do desenvolvimento do projeto de extensão, por nós coordenado, o qual tem como escopo central: criar um espaço-tempo virtual de formação continuada para docentes e coordenadores (as) da Educação Básica, referente à apreensão crítico-estética e teórico-prática das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Em última instância, a ideia de fundo consiste em difundir e dinamizar novos processos de organização e gestão da escola, pautados por um clima favorável a formação crítica do sujeito de direitos. O artigo tematiza, assim, uma proposta de formação continuada de docentes da educação básica, no sentido de suscitar novos saberes na prática educativa em direitos humanos, cuja metodologia de trabalho ampara-se no referencial teórico/prático das “oficinas pedagógicas” (CANDAU, et al, 2013) e das “rodas de conversas” ou “círculos de trabalho e debate” (FREIRE/WEFFORT, 1987), pautados pelos processos de “interlocução e interatividade formativa” (TREVISAN, FAGUNDES, 2013).
Educación en derechos humanos: directrices premiadas en la enseñanza y la gestión escolar
Resumen: El objetivo de este trabajo es presentar una reflexión teórico-práctica a partir de un relato de experiencia sobre el desarrollo del proyecto de extensión, que coordinamos, que tiene como principal objetivo: crear un espacio-tiempo virtual para la formación continua de docentes y coordinadores de Educación Básica, refiriéndose a la aprehensión crítico-estética y teórico-práctica de los Lineamientos Nacionales de Educación en Derechos Humanos. En definitiva, la idea del fondo es difundir y agilizar los nuevos procesos de organización y gestión escolar, guiados por un clima propicio para la formación crítica de las disciplinas rectoras. El artículo también discute una propuesta de formación continua para docentes de educación básica, sin sentido de elevar nuevos conocimientos en la práctica educativa en direchos humanos, cuya metodología de trabajo se sustenta en el marco teórico / práctico de “talleres pedagógicos” (CANDAU, et al, 2013) y “ruedas de conversaciones” y / o “círculos de trabajo y debate” (FREIRE / WEFFORT, 1987), guiados por el procesos de “interlocución e interactividad formativa” (TREVISAN, FAGUNDES, 2013).
Palabras clave: Derechos humanos; Educación em derechos humanos. Formación docente
Education in human rights: a premise in teaching and school management
Abstract: The objective of this work is to present a theoretical-practical reflection based on the report on the experience about the development of the extension project, which we coordinated, entitled Public policies for human rights education: a pressing agenda in teaching and school management , held at the Federal University of Rio Grande, which has as its central scope: to create a virtual space-time for continuing education for teachers and coordinators of Basic Education, referring to the critical-aesthetic and theoretical-practical understanding of the National Guidelines for Human Rights Education. Ultimately, the basic idea is to disseminate and streamline new processes of organization and management of the school, guided by a favorable climate for the critical formation of the subject of rights. The article, therefore, addresses a proposal for continuing education for teachers of basic education, in order to raise new knowledge in educational practice in human rights, whose work methodology is supported by the theoretical/practical framework of “pedagogical workshops” (CANDAU, et al, 2013) and “wheels of conversations” and/or “work and debate circles” (FREIRE/WEFFORT, 1987), guided by the processes of “interlocution and formative interactivity” (TREVISAN, FAGUNDES, 2013).
Keywords: Human rights. Human rights education. Teacher training
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