Contraintuitivo e contraestereotípico na comunicação publicitária: distinções, articulações e complementariedades discursivas
Palavras-chave:
Publicidade; Contraintuitivo; ContraestereotípicoResumo
Resumo
Este trabalho tem como objetivos apresentar, discutir e elucidar dois conceitos-chave, o contraintuitivo e o contraestereotípico, que articulados configuram as bases da comunicação publicitária contraintuitiva direcionada ao deslocamento de conteúdos de estereótipos tradicionais associados às minorias sociais. Esclarecer as distinções, as articulações e a complementariedade desses conceitos se faz necessário, para responder algumas interpretações que os consideram como sinônimos, bem como enquadram a publicidade contraintuitiva apenas como uma narrativa contraestereotípica. A relevância dessa organização conceitual guiada por uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico, contribui para demonstrar as potencialidades discursivas de ambos os conceitos. No entanto, com atenção especial ao contraintuitivo, se busca enfatizar que o seu uso pode ser recurso para outras produções comunicacionais que não se pautem necessariamente em movimentar conteúdos estereotípicos. Para qualificar a discussão são utilizados anúncios brasileiros como objetos de exemplificação.
Palavras-chave: Publicidade; Contraintuitivo; Contraestereotípico.
Resumen
Este estudio tiene como objetivos presentar, discutir y aclarar dos conceptos clave, el contraintuitivo y el contraestereotípico, que articulados configuran los fundamentos de anuncio publicitário contraintuitivo dirigido al desplazamiento de los contenidos de estereotipos tradicionales relacionados con las minorías sociales. Esclarecer las distinciones, las articulaciones y las complementariedades de estos conceptos es necesario para responder a algunas interpretaciones que consideran ellos como sinónimos, así entienden el anuncio contraintuitivo sólo como una narrativa contraestereotípica. La relevancia de esta organización conceptual guiada por una investigación exploratoria bibliográfica ayudará a demostrar el potencial discursivo de ambos conceptos. No obstante, con especial atención al contraintuitivo, se busca destacar que su uso puede ser un recurso a otras producciones comunicacionales que no necesariamente objetivan desplazar contenidos de estereotipos. Para calificar la discusión se utilizan anuncios brasileños como objetos de ejemplificación.
Palabras clave: Anuncio publicitário; Contraintuitivo; Contraestereotípico.
Abstract
This study aims to present, discuss and clarify two key concepts, the counterintuitive and counter-stereotypical, which combined shape the counterintuitive advertising directed to the displacement of traditional stereotypes content. Elucidating the distinctions, the joints and the complementarity of these concepts is necessary to answer some misinterpretations that consider them as synonyms, as well as the counterintuitive advertising only as a counter-stereotypical narrative. The relevance of this conceptual organization, it guided by a bibliographical research, will help to demonstrate the discursive potential of both concepts. However, with special attention to counterintuitive, it will seek to emphasize that its use may be applied to other communicational productions that do not necessarily related stereotypical content. To qualify the discussion, Brazilian ads are used as exemplification objects.
Keywords: Advertising; Counterintuitive; Counter-stereotypical.
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