Jornais Universitários, Valorização da Ciência e Combate à Desinformação

uma investigação sobre o processo produtivo dos Jornais da USP, Unesp e Unicamp

Autores

  • Lara Luiza Baesteiro Campeão Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Liliane de Lucena Ito Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.5016/s8s0ze85

Palavras-chave:

Jornais universitários, Divulgação Científica, Desinformação, Valorização da Ciência

Resumo

A comunicação dos resultados de pesquisa é essencial para a plena realização da atividade científica, mas ainda enfrenta desafios significativos, como a desinformação, que causa danos à sociedade. Essa dificuldade decorre da incompatibilidade entre as dinâmicas do Jornalismo, que busca a rápida circulação de informações, e da Ciência, que requer tempo para maturação dos resultados. O artigo propõe que o jornalismo científico universitário pode ajudar a preencher essa lacuna na popularização da Ciência e melhorar a representação da realidade. O estudo analisa o processo produtivo dos jornais da USP, Unesp e Unicamp, focando na editoria de Ciência e investigando valores-notícia, formulação de pautas, hierarquização de conteúdos, técnicas de apuração, fontes consultadas e interferências de poder.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lara Luiza Baesteiro Campeão, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Graduanda do curso de Jornalismo na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Unesp. Foi bolsista PIBIC-CNPq e pesquisadora no projeto ICJor.

  • Liliane de Lucena Ito, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Professora do curso de Jornalismo na Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru), no qual também atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (stricto sensu). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Digital (stricto sensu) no Instituto Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento (IDP/Brasília). Visiting researcher na Universidade Beira-Interior (UBI), em Covilhã, Portugal. Pós-doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP). Doutora e mestra em Comunicação e graduada em Comunicação Social, Jornalismo (Unesp). Autora dos livros "A (R)evolução da Reportagem", editora Ria (2019); e "Músicos Independentes na Internet: novas lógicas de consagração artística", editora Appris (2017). 

Referências

Authier-Revuz, Jacqueline.. Palavras incertas: as não-coincidências do dizer. Editora da Unicamp, 1998.

Bueno, Wilson. Jornalismo científico: resgate de uma trajetória. Comunicação e Sociedade, 1998, n. 30, p. 209-220.

Caires, Luiza. Entrevista concedida em 2 de abril de 2024, por videoconferência.

Cascais, António Fernando.. Divulgação científica: a mitologia dos resultados. Cabral, 2003.

Diogo, Pablo. Entrevista concedida em 29 de fevereiro de 2024, por videoconferência.

Duarte, Jorge. Entrevista em profundidade. In: Duarte, Jorge., & Barros, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. Atlas, 2015, p. 62-82.

Galieta, Tatiana. Por que a ciência está perdendo a disputa de conhecimentos?. Revista Brasileira de Educação Básica, Ano 5, n. 16, 2020.

Garcia, Gabriel Cid. A divulgação científica no horizonte do (im)provável. 2014. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/1160.

Hernando, Manuel La difusión del conocimiento al publico: cuestiones y perspectivas. Revista Comunicação & Sociedade, n.29, 1998.

Mateus, Felipe. Entrevista concedida em 8 de abril de 2024, por videoconferência.

Oliveira, Fabíola. Jornalismo Científico. São Paulo: Contexto, 2002.

Oliveira, Thaiane Moreira de. Como enfrentar a desinformação científica? Desafios sociais, políticos e jurídicos intensificados no contexto da pandemia. Liinc em Revista. Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, 2020.

Pasternak, Natália. Ciência para além dos muros: o papel, desafios e impactos da divulgação científica no Brasil. Fiocruz 2018. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/populacao-brasileira-desconhece-o-mundo-cientifico-diz-pesquisa/.

Ramírez, Francisco; Del Moral, Javier. Áreas de especialización Periodística. Madrid: Editorial Fragua, 1999.

Serrano, Luis Roberto. Entrevista concedida em 25 de abril de 2024, por videoconferência.

Silva, Júlia; Zelesco, Gabriel. Balanço Anual: Orçamento do Conhecimento 2021. Observatório do Conhecimento, 2021. Disponível em: https://observatoriodoconhecimento.org.br/wp-

content/uploads/2022/05/balanco-anual-orcamento-do-conhecimento-2021_compactado.pdf

Stariolo, Malena. Entrevista concedida em 25 de março de 2024, por videoconferência.

Traquina, Nelson. Teorias do jornalismo: a tribo jornalística: uma comunidade interpretativa transnacional. Insular, 2005. v. 2.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Edição

Seção

Dossiê: Lusofonia em Debate

Como Citar

CAMPEÃO, Lara; DE LUCENA ITO, Liliane. Jornais Universitários, Valorização da Ciência e Combate à Desinformação: uma investigação sobre o processo produtivo dos Jornais da USP, Unesp e Unicamp. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 19, n. 2, p. 151–170, 2024. DOI: 10.5016/s8s0ze85. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/653.. Acesso em: 28 dez. 2024.