O museu do Ipiranga e sua acessibilidade educacional enquanto museu com acervo digital

Autores

  • Aline Lisangela da Silva Galvani Carvalho Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Ana Elisa Lara Paulino Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.5016/rakk3438

Palavras-chave:

Acervo digital, acessibilidade, comunicação, educação, Museu do Ipiranga.

Resumo

Nas últimas duas décadas, os museus físicos têm investido em estratégias de comunicação para disponibilizar os acervos culturais brasileiros ao público nas redes. Neste sentido, buscamos apresentar neste artigo algumas das ações adotadas pelo Museu do Ipiranga para proporcionar a acessibilidade educacional através do seu acervo digital. Os estudos na área da comunicação que serão explorados adiante, denotam a preocupação institucional do museu para além de conservar, preservar e salvaguardar os bens museológicos. Ao disponibilizar o acesso ao acervo digital, o Museu do Ipiranga contribui não somente para a inclusão e a democratização da cultura, como também reforça seu compromisso educacional com a sociedade.

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Biografia do Autor

  • Aline Lisangela da Silva Galvani Carvalho, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Mestranda em Comunicação pelo programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (FAAC-UNESP), especialista em Psicopedagogia (UNIMES), graduada em Artes Visuais (UNIMES) e bacharel em Sistemas de Informação (UNIFIO). Membro do grupo de pesquisa MidiAisthesis na FAAC-UNESP, Câmpus de Bauru/SP.

  • Ana Elisa Lara Paulino, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Mestranda em Comunicação pelo programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (FAAC-UNESP), Graduada em História-Licenciatura e Pedagogia, ambas pela Universidade do Sagrado Coaração (USC) Bauru/SP, especialista em História Cultura e Poder (UNISAGRADO). Membro do grupo de pesquisa Comunicação Midiatica e Movimentos Sociais – ComMov.

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Publicado

22-12-2024

Edição

Seção

Dossiê: Lusofonia em Debate

Como Citar

CARVALHO, Aline Lisangela da Silva Galvani; PAULINO, Ana Elisa Lara. O museu do Ipiranga e sua acessibilidade educacional enquanto museu com acervo digital. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 19, n. 2, p. 80–94, 2024. DOI: 10.5016/rakk3438. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/645.. Acesso em: 28 dez. 2024.