Representações femininas grotescas em memes

carnavalização, violência de gênero e dinâmicas sociais no digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/s1g3y929

Palavras-chave:

Cultura Digital; memes grotescos, racismo; capacitismo.

Resumo

A partir da perspectiva bakhtiniana de carnaval como inversão social, este artigo tem como objetivo examinar memes que retratam a figura feminina de forma grotesca na cultura digital. Partindo da hipótese de que esses memes, sob o pretexto de humor, perpetuam estereótipos e discursos preconceituosos, o estudo analisa criticamente sua produção, disseminação e impacto na sociedade contemporânea. Divididos em duas categorias – capacitismo e racismo, os memes foram analisados com base no Modelo Tridimensional de análise discursiva de Fairclough (1989), e na Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006). Os resultados indicam que, no contexto digital, esses memes configuram-se como estratégia de subjugação e perpetuação dos preconceitos que operam por meio dessas representações, sendo tanto reflexo quanto agente das dinâmicas sociais e culturais arraigadas no patriarcado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela de Azevedo, Universidade de Brasília (UnB)

    Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa ETEC - Educação, Tecnologias e Comunicação. Professora na Universidade Estadual de Montes Claros. Integrante do Grupo de Pesquisa GEFI.

    Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-9163-6562

  • Andrea Cristina Versuti, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, na linha de Pesquisa ETEC - Educação, Tecnologias e Comunicação. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-3150-5015

Referências

ARAÚJO, R. D. Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE. Signum: Estudos da Linguagem, v. 14, n. 2, p. 61-84, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p61. Acesso em: 15 abr. 2024.

ARKENBOUT, C.; WILSON, J.; de ZEEUW, D. (2021). Introduction: global mutations of the viral image. In: ARKENBOUT, C.; WILSON, J.; de ZEEUW, D. (Ed.). Critical meme reader: global mutations of the viral image. Institute of Network Cultures, 2021. p. 8-17.

ARRUDA, R. B. L.; ARRUDA, M. R. S. R.; ARAÚJO, A. D. A construção de sentidos em memes na perspectiva da prática social e da multimodalidade discursiva. PERcursos Linguísticos, v. 7, n. 16, p. 155-171, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17737. Acesso em: 06 abr. 2024.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. de Y. F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 1987.

BAUCKHAGE, C. Insights into Internet Memes. Proceedings of the International AAAI Conference on Web and social media, v. 5, n. 1, p. 42-49, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1609/icwsm.v5i1.14097. Acesso em: 18 mar. 2024.

BERRI, Bruna. O corpo para pessoas com deficiência física: mídia e representações sociais. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189925. Acesso em: 28 mar. 2024.

CASAMENTO de Preta Gil e looks dos famosos viram meme na web. Ego (G1). 12 maio, 2015. Disponível em: https://ego.globo.com/moda/noticia/2015/05/casamento-de-preta-gil-e-look-dos-famosos-vira-meme-na-web.html. Acesso em: 15 abr. 2024.

CHAGAS, V. Da memética aos memes de internet: uma revisão da literatura. BIB - Revista Brasileira de informação bibliográfica em Ciências Sociais, n. 95, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/119. Acesso em: 18 mar. 2024.

CRENSHAW, K. Mapping the margins: intersectionality, identity politics, and violence against women of color. Stanford Law Review, v. 43, n. 6, p. 1241-1299, 1991. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1229039. Acesso em: 29 abr. 2024.

FAIRCLOUGH, Norman. Language and power. New York: Longman, 1989.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

GILL, Rosalind. Postfeminist media culture: Elements of a sensibility. European Journal of Cultural Studies, v. 10, n. 2, p. 147-166, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1367549407075898. Acesso em: 29 abr. 2024.

KAYSER, Wolfgang J. O grotesco. 3. ed. Trad. de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2013.

KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. de C. I. Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge, MA: MIT Press, 2001.

MANOVICH, Lev. Remixability and modularity. Manovich, 2005. Disponível em: http://manovich.net/content/04-projects/046-remixability-and-modularity/43_article_2005.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024.

MELLO, J. A. Revisitando o grotesco: o indefinível como transgressão na

arte. Todas as Artes. Revista Luso-brasileira de Artes e Cultura, v. 3, n. 2, p. 57-70, 2020. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/10252/9334. Acesso em: 10 já. 2024.

MENEZES, Cynara. Memes do casamento da Preta Gil: humor ou gordofobia? Vocês decidem. Socialista Morena, 14 maio 2015. Disponível em: https://www.socialistamorena.com.br/humor-ou-gordofobia-voces-decidem/. Acesso em: 15 abr. 2024.

MILNER, Ryan M. The world made meme: discourse and identity in participatory media. 2012. 321 f. Doctoral dissertation. Program in Communication Studies and the Graduate Faculty of the University of Kansas, 2012. Disponível em: https://kuscholarworks.ku.edu/handle/1808/10256. Acesso em: 18 mar. 2024.

PACIELLO, M.; et al. Online sexist meme and its effects on moral and emotional processes in social media. Computers in Human Behavior, n. 116, p. 1-14, mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106655. Acesso em: 18 mar. 2024.

POSTMAN, N. The Reformed English Curriculum. In: EURICH, A. C. (Ed.). High School 1980: the shape of the future in American secondary education. Pitman Publishing Corporation, 1970. p. 161-168.

RODRIGUES, Luana. Páginas do Facebook fazem meme com foto de jovem com deficiência. Campo Grande News, 7 fev. 2016. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/paginas-do-facebook-fazem-meme-com-foto-de-jovem-com-deficiencia. Acesso em: 15 abr. 2024.

RUSSO, Mary. O grotesco feminino: riso, excesso e modernidade. Trad. de T. M. Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

SHIFMAN, L.; COLEMAN, S.; WARD, S. Only joking? Online humour in the 2005 UK general election. Information, Communication & Society, v. 10, n. 4, p. 465-487, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13691180701559947. Acesso em: 29 mar. 2024.

SHIFMAN, Limor. Memes in a digital world: reconciling with a conceptual

troublemaker. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 18, n. 3, p. 362-377, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jcc4.12013. Acesso em: 29 mar. 2024.

SHIFMAN, Limor. Memes in digital culture. Cambridge, MA: MIT press, 2014.

SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel. O império do grotesco. 2. ed. Rio de Janeiro: MAUAD, 2014.

SOUTO, Ingrid Nicola. Influenciadores educacionais: um estudo sobre a prática pedagógica com memes da internet. 2023. 296 f. Tese. (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252673. Acesso em: 15 mar. 2024.

TORRES, Ton. O fenômeno dos memes. Ciência e Cultura, v. 68, n. 3, p. 60-61, 2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.21800/2317-66602016000300018. Acesso em: 18 mar. 2024.

WORTH, A.; AUGOUSTINOS, M.; HASTIE, B. (2016). “Playing the gender card”: Media representations of Julia Gillard’s sexism and misogyny speech. Feminism & Psychology, v. 26, n. 1, p. 52-72, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0959353515605544. Acesso em: 18 mar. 2024.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Edição

Seção

Dossiê: Lusofonia em Debate

Como Citar

DE AZEVEDO, Daniela; VERSUTI, Andrea Cristina. Representações femininas grotescas em memes: carnavalização, violência de gênero e dinâmicas sociais no digital. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 19, n. 2, p. 109–134, 2024. DOI: 10.5016/s1g3y929. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/643.. Acesso em: 28 dez. 2024.