Significar, mostrar e cativar

o silêncio discursivo na construção do ethos empresarial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/cm.v15i2.462

Palavras-chave:

Comunicação dentro das organizações, discursos empresariais, ethos, análise de discurso, Facebook

Resumo

Os ambientes de trabalho de empresas de tecnologia, com sua aparência diferenciada, sugerem aos funcionários um novo ethos empresarial. Com o objetivo de estudar estas construções discursivas, a partir do campo teórico da Análise de Discurso em sua vertente francesa, nos apoiamos em pesquisa bibliográfica e elaboramos um corpus com imagens do escritório da sede brasileira do Facebook. Isto nos fez refletir sobre novas formas de envolvimento cognitivo e afetivo dos funcionários, buscando não apenas comunicar pelos discursos, mas significar pelo silêncio organizacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Katia Perez, Universidade Metodista de São Paulo

    Jornalista e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Membro do grupo de pesquisa CORTE - Comunicação e Retóricas do Trabalho, do Consumo e do Empreendedorismo, da UMESP. Foco de pesquisa: comunicação dentro das organizações; ethos organizacional; identidade, imagem e reputação corporativas; discursos organizacionais; redes de boatos e a rádio-peão nas organizações; análise de discurso francesa; discursos jornalísitcos multimodais.

    Orcid - https://orcid.org/0000-0002-8824-7109

    Lattes - http://lattes.cnpq.br/7695652773816572

Downloads

Publicado

01-12-2020

Como Citar

PEREZ, Katia. Significar, mostrar e cativar: o silêncio discursivo na construção do ethos empresarial. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 15, n. 2, p. 36–52, 2020. DOI: 10.5016/cm.v15i2.462. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/462.. Acesso em: 17 nov. 2024.