Presidentas em declínio: A mídia e os estereótipos sobre a incapacidade das mulheres na política
Palavras-chave:
Mídia; Mulheres Políticas; Gênero; Imagem pública.Resumo
RESUMO
Nos últimos dois anos, a queda da popularidade das presidentas da América do Sul e a intensa campanha da mídia contra as gestões por vezes associando o desempenho no campo político a estereótipos de gênero reacendeu o debate sobre o viés discriminatório da cobertura da imprensa sobre mulheres políticas. É o que refletimos neste artigo que abarca parte de uma pesquisa que investiga como a categoria gênero aparece nos conteúdos da mídia relacionados ao desempenho das mulheres no campo político.
Palavras-chave: Mídia; Mulheres Políticas; Gênero; Imagem pública.
RESUMEN
La pérdida vertiginosa de popularidad de las presidentes de América del Sur em los últimos dos años, con intensa campaña de desgaste de las presidentes a través de los medios de comunicación, a menudo asociando el desempeño en el campo político a estereotipos de género reavivó el debate sobre el sesgo discriminatorio de la cobertura de la prensa sobre mujeres políticas. Así, este artículo es parte del estudio que busca investigar como los estereotipos de género se insieren em los contenidos de los medios de comunicación relacionados com el desempeño de las mujeres en el poder.
Palabras clave: Medios de Comunicación; Mujeres politicas; Género; Imagen pública.
ABSTRACT
At last two years the powerful women of South America lost their popularity, after strong media campaign, sometimes associating performance in the political arena with gender stereotypes, rekindled the debate over the discriminatory press coverage of political women. In this sense, this article presents part of a research that analyzes how gender stereotypes is explored in media contents related to powerful women performance in office.
Keywords: Media; Women in Politics; Gender; Public Image.
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