Telejornalismo expandido: o jornalismo televisivo nas redes sociais e aplicativos
Palavras-chave:
Telejornalismo; Redes Sociais; Aplicativos; Convergência.Resumo
RESUMO
Este estudo tem a proposta de apresentar como os telejornais brasileiros estão se apropriando das mídias sociais, dos aplicativos e de suas ferramentas no processo de divulgação e de circulação da notícia, por meio de narrativas convergentes. Apresenta-se também uma proposta de categorização das três fases do telejornalismo sob influência do ciberespaço, descrevendo as fases do telejornalismo transpositivo, do hipermidiático e do expandido, apontando com maior profundidade as características desta última. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que faz uso dos instrumentos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados iniciais da pesquisa indicam que o telejornalismo brasileiro está se articulando de forma diferenciada em cada um dos espaços de visibilidade, fazendo uso das ferramentas de transmissão ao vivo (Facebook, Periscope e Snapchat), expandindo seus conteúdos para novas plataformas e possibilitando diferentes formas de interação com seu público.
Palavras-chave: Telejornalismo; Redes Sociais; Aplicativos; Convergência.
RESUMEN
El propósito de este estudio es presentar cómo las noticias de la televisión brasileña están apropiándose de las redes sociales, las aplicaciones móviles y sus herramientas en el proceso de divulgación y difusión de noticias por medio de narrativas convergentes. Se presenta también una propuesta de categorización de las tres fases del periodismo televisivo bajo la influencia del ciberespacio, que describe las etapas del periodismo televisivo –el transpositivo, el hipermedia y el ampliado–, y apunta, específicamente, a las características de esta última. Esta es una investigación con enfoque cualitativo que hace uso de las herramientas de análisis de contenido propuesto por Bardin (2011). Los resultados iniciales de la encuesta indican que el periodismo de la televisión brasileña se articula de manera diferente con cada uno de los espacios de visibilidad, utilizando herramientas de transmisión en vivo (Facebook, Periscope y Snapchat) y ampliando su contenido a las nuevas plataformas, lo que permite diferentes formas de interacción con su audiencia.
Palabras clave: Periodismo Televisivo; Redes Sociales; Aplicaciones Móviles; Convergencia.
ABSTRACT
The purpose of this study is to show how Brazilian TV news programs are appropriating social media, applications and their tools in the process of disclosure and circulation of stories through converging narratives. It also presents a proposal of categorization of the three phases of television journalism under the influence of the cyberspace, describing the stages of transposition, hypermedia and expanded television journalism, indicating the characteristics of the latter with greater depth. This is a research with a qualitative approach that makes use of the content analysis tools proposed by Bardin (2011). The initial results of the research, which is already in progress, indicate that Brazilian television journalism is articulated differently in each of the spaces of visibility, making use of livestream tools (Facebook, Periscope and Snapchat) and expanding its contents to new platforms, allowing different forms of interaction with its audience.
Keywords: Television Journalism; Social Networks; Mobile Applications; Convergence.
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