Estilo e construção do ponto de vista em textos da mídia escrita
Palavras-chave:
Estilo; Ponto de vista; Subjetividade.Resumo
RESUMOEste trabalho analisa de que maneira a emergência do estilo relaciona-se à construção do ponto de vista em textos da mídia escrita. Baseando-se em uma perspectiva ampliada de estudo do estilo, não restrita à problemática do autor, este trabalho propõe que a variação estilística, pessoal ou coletiva, está ligada à construção do ponto de vista, ou seja, a forma como o locutor assume seu lugar no discurso em meio a outras vozes e pontos de vista. É por esse lugar que se configura no discurso uma identidade pessoal ou institucional. Sendo assim, propomos analisar comparativamente como essa estilização emerge em dois gêneros do domnio jornalístico: o artigo de opinião e a reportagem.
Palavras-chave: Estilo; Ponto de vista; Subjetividade.
RESUMEN
Esto trabajo analiza de qué modo la emergencia del estilo relacionase a la construcción del punto de vista en los textos de los media escritos. Fundamentándose en una perspectiva amplia del estudio del estilo, no restricta a la problemática del autor, esto trabajo propone que la variación del estilo, personal o colectiva, estee ligada a la construcción del punto de vista, o sea, el modo como el locutor asume su hogar en el discurso en medio a otras voces y puntos de vista. Es por eso hogar que se configura en el discurso una identidad personal o institucional. Así siendo, proponemos analizar en comparación como esa estilización emerge en dos géneros del dominio periodístico: el artículo de la opinión y del reportaje.
Palabras clave: Estilo; Punto de vista; Subjetividad.
ABSTRACT
This paper examines how the emergence of the style is related to the point of view construction in written media texts. Based on an expanded perspective of the study of style, not restricted to the problem of the author, this work suggests that the stylistic variation, personal or collective, is linked to the point of view construction, ie how the speaker takes his place in the speech in the midst of other voices and viewpoints. It is for this place that in discourse sets a personal or institutional identity. We propose a comparative analysis on how the styling emerges into two genres of the journalism domain: the opinion article and the report.
Keywords: Style; Point of view; Subjectivity.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01-12-2011
Edição
Seção
Artigos
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
LEITE CORTEZ, Suzana. Estilo e construção do ponto de vista em textos da mídia escrita. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 6, n. 2, p. 90–109, 2011. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/330.. Acesso em: 17 nov. 2024.