Assimetrias de conhecimento e percepção de textos midiáticos: um estudo exploratório
Palavras-chave:
Estudo exploratório; Assimetrias de conhecimento; Anúncios publicitários; Ensino de línguas e culturas estrangeiras.Resumo
RESUMO
Este artigo apresenta um estudo exploratório, no qual se investiga o efeito das assimetrias de conhecimento (GÜNTHNER e LUCKMAN, 2000) sobre a percepção de textos midiáticos, mais especificamente anúncios publicitários. Nesta pesquisa, cujo foco incide sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas/culturas estrangeiras (LCEs), serão analisadas duas entrevistas realizadas com aprendizes de Alemão como Língua Estrangeira (ALE) e Português como Língua Estrangeira (PLE). Será discutida, assim, a relação entre os backgrounds culturais dos informantes e sua interpretação dos anúncios com os quais foram confrontados.
Palavras-chave: Estudo exploratório; Assimetrias de conhecimento; Anúncios publicitários; Ensino de línguas e culturas estrangeiras.
RESUMEN
Este trabajo presenta un estudio exploratorio, en los que se investiga el efecto de las asimetrías de los conocimientos (GÜNTHNER y LUCKMAN, 2000) sobre la percepción de los textos de los medios de comunicación, especficamente de la publicidad. En esta investigación, cuya atención se centra en la enseñanza y el aprendizaje de lenguas y culturas extranjeras (LCE) se analizan dos entrevistas con los alumnos de Alemán como Lengua Extranjera (ALE) y el Portugués como Lengua Extranjera (PLE). Será discutido la relación entre los antecedentes culturales de los informantes y su interpretación de los anuncios.
Palabras clave: Estudio exploratorio; Las asimetrías de los conocimientos; La publicidad; La enseñanza de idiomas y culturas extranjeras.
ABSTRACT
This article presents an exploratory study, which investigates the effect of asymmetries of knowledge (GÜNTHNER and LUCKMAN, 2000) on the perception of media texts, specifically advertising. In this research, whose focus is on the process of teaching and learning of foreign language / culture, two interviews with learners of German as a Foreign Language (GFL) and Portuguese as a Foreign Language (PFL) will be analysed. It will also be discussed, the relationship between the cultural backgrounds of the informants and their interpretation of the ads with which they were confronted.
Keywords: Exploratory study; Asymmetries of knowledge; Advertisements; Teaching and learning of foreign languages
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