Interações midiatizadas: desafios e perspectivas para a construção de um capital teórico

Autores

  • Maria Ângela Mattos PUC Minas
  • Ricardo Costa Villaça

Palavras-chave:

Interações midiatizadas; Interatividade; Epistemologia da Comunicação.

Resumo

Resumo

O artigo propõe enriquecer a discussão sobre as perspectivas teórico-conceituais da interação midiatizada a partir das contribuições dos autores de referência do campo comunicacional e da análise dos resultados preliminares da metapesquisa “A construção do capital teórico sobre os processos de interação midiatizada nos artigos científicos apresentados nos encontros nacionais da Associação Nacional da Pós-Graduação em Comunicação (Compós) durante a década de 2000”. Parte-se do pressuposto de que esse conceito, a despeito de ter entrado na pauta do debate acadêmico brasileiro desde o início da década, encontra-se ainda em construção em face da diversidade de denominações, usos, apropriações e interpretações que os autores dos artigos analisados fazem da expressão interação midiatizada, além da grande dispersão e falta de clareza conceitual.

 

Palavras-chave: Interações midiatizadas; Interatividade; Epistemologia da Comunicação.

 

Resumen

El artículo se propone enriquecer el debate sobre las perspectivas teórico-conceptuales de la interacción mediatizadas partiendo de los autores de referencia del campo comunicacional y el análisis de los resultados preliminares de la meta-búsqueda "La construcción del capital teórico sobre los procesos de interacción mediatizada de los artículos científicos presentados en los encuentros nacionales de la Compós, durante los década 2000. "Se parte del supuesto de que este concepto, aunque haber entrado en la agenda del debate académico brasileño desde el comienzo de esta década, aún se está construyendo en la faz de la diversidad de nombres, de los usos, de las apropriaciones y las interpretaciones que los autores de los artículos analizados hacen de la expresión de la interacción mediatizada, además de la gran dispersión y falta de claridad conceptual.

 

Palabras clave: Interacciones mediatizadas; Interactividad; Epistemología de la Comunicación.

 

Abstract

The article considers to enrich the discussion about the theoretical-conceptual perspectives of the mediatized interaction from the contributions of referential authors of the communicational field and from the analysis of preliminary results of the meta research “the construction of the theoretical capital on the processes of mediatized interaction in presented scientific articles in the national meeting of Compós during the 2000’s decade”.  We considered that this concept, although it has been included in the guideline of Brazilian academic debate since the beginning of this decade, is still in construction due to the diversity of denominations, uses, appropriations and interpretations that the authors of the analyzed articles make of the expression mediatized interaction, besides the great dispersion and lack of conceptual clarity.   

 

Keywords: Mediatized interactions; Interactivity; Communicational epistemology.

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Publicado

01-04-2012

Como Citar

MATTOS, Maria Ângela; COSTA VILLAÇA, Ricardo. Interações midiatizadas: desafios e perspectivas para a construção de um capital teórico. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 7, n. 1, p. 22–39, 2012. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/298.. Acesso em: 17 nov. 2024.