Experiência de jornalismo colaborativo na produção do noticiário de blogs do jornal Zero Hora aproxima leitores de cadernos de bairro a produtores da notícia
Palavras-chave:
Jornalismo colaborativo; Jornalismo Participativo; Participação de leitores.Resumo
RESUMO
Este estudo apresenta uma experiência regional de sucesso com o jornalismo colaborativo, a partir de uma pesquisa qualitativa e descritiva em torno do relacionamento estabelecido entre colaboradores textuais dos cadernos de bairro do jornal Zero Hora no meio digital e as estratêgias de motivação de leitores para produção de notícias, utilizadas pelo veículo. Objetivamos demonstrar como os leitores colaboradores produzem os textos para os cadernos de bairro de Zero Hora e como o jornal incentiva e controla a participação desses leitores. A partir da análise de entrevistas, com base em teóricos da área, identificamos como ZH está conduzindo um projeto de Jornalismo Colaborativo. Acreditamos que esta experiência possa servir de base para a adoção desse tipo de jornalismo em jornais de menor porte em termos de alcance de público e de receita publicitária.
Palavras-chave: Jornalismo colaborativo; Jornalismo Participativo; Participação de leitores.
RESUMEN
Este estudio presenta una experiencia de ´xito con el periodismo de colaboraci&ocute;n regional, a partir de una investigación descriptiva y cualitativa en torno a la relación que se establece entre los empleados de notebooks textual barrio periódico Zero Hora en el entorno digital y las estrategias para motivar a los lectores a la producción de noticias. Nuestro objetivo es demostrar cómo los lectores producen textos para los cuadernos de barrios de Zero Hora y cmo el peridico controla y alienta la participación de los lectores. A partir del análisis de las entrevistas, basados en el área teórica, identificada como ZH está llevando a cabo un proyecto Periodismo Colaborativo. Creemos que esta experiencia puede servir de base para la adopción de este tipo de periodismo en periódicos pequeños al alcance del público y los ingresos por publicidad.
Palabras clave: Periodismo colaborativo; Periodismo participativo; La participación de los lectores.
ABSTRACT
This study presents a successful experience with regional collaborative journalism, from a descriptive and qualitative research of the relationship established between the volunteers who contribute with the neighborhood segment of the Zero Hora newspaper in the digital media and the strategy to motivate the readers to send articles which will be published by the newspaper. Our objective is to show now collaborative readers produce articles for the neighborhood segment of Zero Hora and now the newspaper encourages and controls reader participation. From the analysis of interviews, based on theoretical area, identified as ZH is conducting a project Collaborative Journalism. We believe that this experience can serve as a basis for adopting this type of journalism in smaller newspapers in reach of public and advertising revenue.
Keywords: Collaborative journalism; Participatory journalism; Participation of readers.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.