Super, Estadão e Folha (2009-2010): reformas gráfico-editoriais e o leitor presumido
Palavras-chave:
Reforma gráfico-editorial; jornal impresso; design de jornais; leitura.Resumo
RESUMO
As reformas gráfico-editoriais de jornais vêm ocorrendo há tempos, mas a intervalos cada vez menores. Contextos sociais e tecnológicos influenciam não apenas as mudanças, mas a maneira como elas serão propostas. Neste trabalho, analisam-se aspectos das reformas gráfico-editoriais do jornal mineiro Super Notícia, do Estadão e da Folha de S.Paulo, implementadas em 2009 e 2010. Com base em uma revisão da literatura e na análise dos suplementos explicativos das reformas dos jornais, conclui-se que os projetos se alteram, mas os argumentos para a mudança continuam ligados à interação com o leitor e a aspectos da legibilidade.
Palavras-chave: Reforma gráfico-editorial; jornal impresso; design de jornais; leitura.
Resumén
Las reformas gráfico-editoriales de los diarios han sucedido desde algún tiempo, pero a intervalos de tiempo cada vez más pequeños. Contextos tecnológicos y sociales influyen no sólo en los cambios, pero en la forma con que se proponen. En este trabajo, se analizan aspectos de las reformas gráfico-editoriales de los periódicos Super Notícias, Estado de Minas y Folha de S. Paulo, implementadas en 2009 y 2010. Basado en una revisión de la literatura y en la análisis de los suplementos de los periódicos que han explicado esas reformas, se concluye que existe el cambio de diseño, pero los argumentos para esto continuam siendo la interacción con el lector y algunos aspectos de la legibilidad.
Palavras clave: Reformas gráfico-editoriales; diario impresso; diseño periodistico; lectura.
ABSTRACT
Graphic and editorial reforms are executed all over de years and decades, but the time intervals between this changes are decreasing. Social and technological contexts influenced not just this reforms, but the way they are proposed. In this paper, it will be analysed some graphic and editorial reforms aspects of some brasilian newspapers: Super Notícia, Estadão and Folha de S.Paulo, implemented during 2009 and 2010. Based in a revision of specialized literature and in the analysis of some special editions of this newspapers (about the reforms), it is concluded that newspapers are redesigned, but the arguments that sustain this changes are still related to the interaction with the reader and some aspects of legibility.
Keywords: Graphic and editorial reforms; newspapers; newspapers design; reading.
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