Estilo televisivo e mediações sonoras: o papel das trilhas musicais nas configurações de sentido
Palavras-chave:
Amazônia; Capitu; Mediação sonora; Estilo televisivo; Trilha musical.Resumo
Resumo
Partindo do conceito de mediação conforme trabalhado nos estudos latino-americanos (MARTÍN-BARBERO, 2001; OROZCO, 1993), este artigo tem por objetivo evidenciar a trilha musical como parte da mediação televisiva que cumpre importante papel nos processos de compreensão e identificação realizados pelo telespectador (RIGHINI, 2004). Metodologicamente, propomos uma articulação entre análise formal e análise cultural e empiricamente analisaremos dois produtos distintos do gênero minissérie, de modo a compreender o papel da trilha: i) no processo de constituição das representações culturais, no caso da minissérie Amazônia (Rede Globo, 2007) e ii) no estabelecimento do diálogo entre realizadores e audiência, como empreendido na microssérie Capitu (Rede Globo, 2008). Em ambos os casos concluiremos pela relevância desempenhada pela trilha musical nos processos de construção de sentidos midiáticos.
Palavras-chave: Amazônia; Capitu; Mediação sonora; Estilo televisivo; Trilha musical.
Resumen
Basado en el concepto de mediación como ha sido trabajado en estudios latinoamericanos (MARTÍN-BARBERO, 2001; OROZCO, 1993), este artículo tiene por objetivo evidenciar la banda sonora como parte de la mediación televisiva que cumple una función importante en los procesos de comprensión e identificación realizados por el espectador (RIGHINI, 2004). Metodológicamente trabajaremos con un vínculo entre el análisis formal y el análisis cultural y empíricamente vamos a analizar dos productos distintos del género miniserie con el fin de comprender el papel de la banda sonora: i) en la constitución de las representaciones culturales en el caso de la miniserie Amazônia (Rede Globo, 2007) y ii) en el establecimiento de un diálogo entre los productores y la audiencia en las acciones de la microserie Capitu (Rede Globo, 2008). En ambos casos debemos concluir por la relevancia desempeñada por la banda sonora en los procesos de la construcción de significados de los medios.
Palabras clave: Amazônia; Capitu; La mediación sonora; Banda sonora; El estilo televisivo.
Abstract
Starting from the concept of mediation as defined in Latin American studies (MARTÍN-BARBERO, 2001; OROZCO, 1993) this article aims to evince the soundtrack as a part of television mediation that play an important role in the understanding and identification processes made by the viewer (RIGHINI, 2004). Methodologically, we propose a link between formal analysis and cultural analysis and, empirically, we will analyze two distinct products of the miniseries genre in order to understand the role of the soundtrack: i) the process of constitution of cultural representations in the case of Amazônia miniseries (Rede Globo, 2007) and ii) the establishment of dialogue between producers and audience as undertaken in Capitu microseries (Rede Globo, 2008). In both cases, we will conclude by the relevance performed by musical trail in the processes of construction media meanings.
Keywords: Amazônia; Capitu; Sound mediation; Sountrack; Television style.
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